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Continuando na linha de como administrar melhor nosso estúdio de Pilates e como superar o momento de crise que aflige a todos em nosso país. Hoje vamos refletir sobre o valor agregado e como encantar ainda mais o nosso aluno/cliente nos estúdios.

Agregar valor ao nosso ambiente, segundo especialistas, pode ser uma forma de conseguir vantagem competitiva sobre nossos concorrentes que muitas vezes oferecem os mesmos serviços, e ás vezes, por um preço menor (tenho ouvido muitas reclamações quanto a isso).

Portanto, obter essa vantagem pode ser exatamente o que pode fazer nosso cliente escolher por continuar em nosso estúdio e não rescindir seu contrato e ir buscar no concorrente.

Mas, afinal de contas, o que é Valor Agregado?

Segundo as minhas pesquisas valor agregado é tudo aquilo que o cliente recebe junto com o produto ou, em nosso caso, o serviço. Numa explicação melhor, agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.

Para que isso aconteça é fundamental conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores.

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Nem sempre agregar valor demanda muito investimento por parte da empresa, muitas vezes, uma idéia criativa e de simples implantação pode ter um resultado extraordinário na busca da satisfação do cliente e na construção de uma imagem competitiva.

Pensando em nosso caso, em nossos ambientes de trabalho, podemos exemplificar:

Imaginem um aluno chegando para sua aula, um pouco atrasado e não consegue parar o carro, pois a rua está cheia. Até que enfim estaciona, está chovendo, ele desce do carro, se molha, e ainda por cima espera na porta até que alguém abra. Entra, realiza sua aula, e te conta que passou um dia muito difícil de trânsito intenso, não conseguiu se alimentar adequadamente e que ainda precisa enviar um e-mail o quanto antes.

Se você, em seu estúdio, consegue oferecer, convênio com um estacionamento onde ele pare o carro imediatamente, tem à disposição dos alunos alguns guarda chuvas para esses dias, abre a porta prontamente para que ele não espere na chuva, tem a disposição uma pequena geladeira com frutas, sucos ou lanches rápidos para vendas, e ainda oferece a senha do Wi-Fi para que ele trabalhe dali mesmo, você consegue transformar um dia de experiências ruins em um dia bem mais ameno.

Podemos pensar em valor agregado também como outros serviços que o próprio estúdio tem a oferecer, como o seu diferencial:

  • Treinamento Funcional
  • Aero Pilates
  • Espaço para Masssagem, Fisioterapia, Acupuntura etc.

Ter em um mesmo ambiente, outros serviços que o aluno pode estar interessado, te coloca em vantagem competitiva. E algumas idéias nem requerem muito investimento, como por exemplo, um café ou uma água geladinha à disposição para a hora em que o aluno chega.

Já outras, podem exigir um investimento maior, como um brinde em uma data especial (no Haloween distribui pães de mel, e adoraram…) mas de uma forma ou de outra, se fazer presente e mostrar todo o seu compromisso em agradar, e mostrar a importância que seu cliente atual tem pra você, pode fazer toda a diferença no momento de escolher onde permanecer.

Concluindo…

Sabemos que hoje, (SEBRAE, 2017) custa de 5 a 7 vezes mais conquistar novos clientes do que manter os já existentes, e isto é um dado que pode ter um impacto grande nas contas, já que passamos por um momento de “corta tudo” não é mesmo?

Muitas vezes pensamos tanto em propagandas para novos clientes e esquecemos-nos dos que já estão conosco e fazem o andamento geral do estúdio. Conseguir agradar e fidelizar da forma correta é fundamental. Mas isso já é assunto para o próximo post.

O que se sabe é que nunca se precisou tanto da humanização do atendimento para fidelizar clientes como nos dias de hoje, e cabe a nós abrir os olhos para o nosso mercado em crescimento, mas levando em conta a realidade do país, nossa criatividade vai ser cada dia mais testada.

Conclusão: quanto maior for a quantidade e a qualidade do valor agregado que a empresa oferecer para seu cliente, maior será, com certeza, sua vantagem competitiva.