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10 Benefícios do Pilates na Gestação que você precisa saber!

10 Benefícios do Pilates na Gestação que você precisa saber!
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Pilates é um conjunto de exercícios que leva em consideração a qualidade e não a quantidade dos movimentos, respeita a particularidade de cada aluno, e é uma das indicações ao se trabalhar com Pilates na Gestação.

A gestação é um período de intensas mudanças na vida da mulher, sendo elas, fisiológicas, familiares e psicológicas. A prática do método Pilates durante esse período vem com intuito de amenizar essas mudanças e passar informações necessárias para um parto bem sucedido, promovendo bem estar físico e qualidade de vida para a gestante.

Durante a gestação, o assoalho pélvico auxilia na sustentação do útero gravídico, e é comum a partir do 2º ou 3º trimestre dar indícios de que está fraco. Um dos sinais que podem aparecer é:

  • Incontinência Urinária por Urgência – que é a perda involuntária de urina acompanhada de urgência, ou;
  • Incontinência Urinária por Esforço – que é a perda passiva de urina devido a um aumento da pressão abdominal, como tossir, respirar ou rir.

Além disso, podem relatar desconforto na região lombar ou mesmo dor em sínfise púbica. Portanto, todas as mulheres precisam e devem fortalecer assoalho pélvico e, se tratando de período gestacional, mais ainda.

Quanto mais a barriga cresce mais desorganizado fica o centro (estruturas em geral). Outro item importante que acaba acontecendo muitas vezes é a diástese -ocorrendo em cerca de 66% das gestantes – que é o afastamento dos feixes do reto abdominal e da linha alba.

Se não ocorrer durante a gestação, tende a se desenvolver durante o segundo estágio do trabalho de parto, caso a mãe prenda demais a respiração ao fazer força para empurrar o bebê, que acaba sendo direcionado em direção a parede abdominal.

Benefícios do Pilates na Gestação

1) Trabalho da Respiração

Durante o Pilates na gestação, a frequência respiratória aumenta e o volume residual diminui.

A respiração fica mais profunda e o trabalho da respiração auxilia na otimização dos padrões respiratórios, melhorando assim a sensação de cansaço, ativação de músculos do tronco e abdômen que trabalham quando respiramos profundamente, melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura, ajuda a acalmar.

2) Fortalecimento da Musculatura do Abdômen

O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado transverso do abdômen. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.

3) Fortalecimento de Assoalho Pélvico

Assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar mais facilmente durante o parto, melhorando a circulação na região pélvica, além de prevenir incontinência urinária, apoiando os órgãos da pelve e prevenindo o mal alinhamento das articulações do quadril e sacrilíacas.

4) Otimização da Postura

O crescimento do útero gera um deslocamento do centro de gravidade podendo levar à alterações posturais. O Pilates na gestação vem pra auxiliar e reeducar os movimentos, ajudando a amenizar desconfortos e quadros de dor.

5) Melhora da Circulação

Os exercícios de Pilates – por serem dinâmicos – promovem uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, prevenindo câimbras e inchaços nas extremidades.

6) Preparo Para o Parto

Os exercícios promovem uma interação entre corpo e mente, conscientizando a gestante sobre as modificações que irão acontecer no decorrer da gestação, dando um maior suporte para o parto.

7) Fortalecimento de Membros Superiores e Inferiores

Durante os exercícios do Pilates na gestação trabalha-se o corpo como um todo, ajudando assim a fortalecer membros superiores e inferiores para ajudar a futura mamãe a ter uma melhor qualidade de vida.

8) Atividade de Baixo Impacto

Exercícios de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações da gestante.

9) Bem Estar Físico e Mental

Os exercícios associados com a respiração promovem relaxamento e bem estar físico em geral.

10) Qualidade de Vida

Como qualquer outra atividade física juntamente com seus benefícios possibilita uma melhora na qualidade de vida.

Prescrição de Exercícios

Durante o Pilates na gestação indico exercícios de flexibilidade que trabalhem o equilíbrio entre a musculatura dorsolombar, abdominal e de assoalho pélvico. Exercícios respiratórios são importantes para favorecerem a conscientização corporal e incrementarem as trocas gasosas.

Ao prescrever exercícios, preferir os de menor impacto devido às alterações articulares próprias desta fase.

A atividade física na gestação é recomendada na total ausência de qualquer anormalidade, mediante avaliação médica especializada. As contra-indicações absolutas:

  • Sangramento Uterino de Qualquer Causa
  • Placentação Baixa
  • Risco de Parto Prematuro
  • Pré-Eclâmpsia
  • Insuficiência Cardíaca
  • Doença Infecciosa

Entre outras, mediante a essas contra-indicações absolutas, geralmente a gestante precisará permanecer em repouso.

Diferenças entre Parto Humanizado e Parto Normal

Pré Natal

Parto Humanizado – Será avaliada a saúde da gestante dando a ela um suporte emocional.

Parto Normal – Pouco se fala sobre o parto.

Trabalho de Parto

Parto Humanizado – Geralmente ultrapassa as 40 semanas e costuma ser espontâneo.

Parto Normal – Não permite que ultrapasse as 40 semanas.

Ruptura da Bolsa

Parto Humanizado – Costuma acontecer naturalmente.

Parto Normal – Geralmente é provocada pelo médico.

Duração Trabalho de Parto

Parto Humanizado – O ritmo natural do bebê é respeitado.

Parto Normal – É acelerado com ocitocina que acelera as contrações.

Episotomia

Parto Humanizado – É realizada raramente.

Parto Normal – É um procedimento de rotina, praticamente realizado em todos os partos.

Posição do Parto 

Parto Humanizado – A mulher tem total liberdade de escolher a posição mais confortável.

Parto Normal – Geralmente é deitada, presa a uma cinta, ao lado aparelhos que controlam as contrações e batimentos do bebê.

Anestesia

Parto Humanizado – Dificilmente ocorre, optam-se por massagens e banhos mornos.

Parto Normal – É um procedimento muitas vezes de rotina.

Contato com Bebê

Parto Humanizado – O cordão umbilical só é cortado após parar de pulsar, e preferem o contato entre mãe e o bebê.

Parto Normal – O cordão umbilical é cortado imediatamente e depois o bebê é levado para mãe.

Concluindo…

No último mês de gestação é importante trabalhar com respiração profunda, relaxamento de abdômen e pelve.

Oferecer a gestante apoios como rolos, toalhas enroladas para proporcionar uma percepção do espaço, vivenciar posturas que promovam a abertura de pelve para o encaixe do bebê.

Nossa principal preocupação durante o Pilates na gestação deve ser sempre a segurança do bebê e da gestante e o bem estar físico e mental proporcionando uma melhor qualidade de vida

Written by Thais

Thais

- Fisioterapeuta formada desde 2008
- Instrutora de Pilates desde 2008
- Formação em Pilates, ISP
- Formação em Pilates Suspenso
- Formação em Cross Pilates
- Curso de Pilates Suspenso
- Curso de Pilates na Gestação e Preparação para o parto.
- Workshops em Pilates
- Ministrante de Curso em Formação em Pilates na Clinica São Camilo
Fisiologista do Exercício

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