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10 razões para praticar Pilates na gravidez

Pilates na gravidez é um assunto que muito se fala, mas você realmente sabe as principais razões que devemos recomendar que a futura mamãe continue praticando ou comece a praticar o método nesse período de vida?

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas mudanças podem gerar dores e desconfortos para a mãe.

Para evitar incômodo, o Pilates durante a gravidez pode ser um grande aliado nessa fase, amenizando as grandes alterações estruturais e proporcionando benefícios, nesse texto vamos falar as principais razões para você instrutor indicar a pratica.

Pilates na gravidez

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Para realizar uma aula de Pilates com gestantes não é preciso fazer muitos ajustes, você pode dar preferência por exercícios que trabalham as áreas do corpo que são importantes para esse período.

Importante lembrar que não existem exercícios proibidos, apenas alguns que não são tão recomendados pela posição e por poder causar desconforto.

Uma dica para fazer um guia de exercícios para uma aula com gestantes: É essencial que você foque no período gestacional, os três trimestres. Em cada um desses períodos ocorrem mudanças diferentes no corpo, sendo assim é necessário adaptar os exercícios ao condicionamento físico da aluna. Além disso, o seu guia de exercícios deve considerar também as diferenças de cada pessoa.

Quanto aos períodos da gestação, é importante ficar atento as mudanças que ocorrem no copor da mulher.

  • Primeiro trimestre: a gestante muito e intensos sintomas, além do peso e o aumento das mamas e vontade de urinar.
  • Segundo trimestre: o centro de gravidade começa a se deslocar para frente com o aumento da barriga, e consequentemente a lordose aumenta e pode vir a ocasionar dores nas costas.
  • Terceiro trimestre: os sintomas se intensificam e pode acontecer uma dificuldade para respirar, pela localização do bebê perto das costelas. A mulher começa a ficar mais cansada e o centro de gravidade desloca ainda mais para frente, além disso os ligamentos da pelve ficam distendidos.

Se baseando nisso, o instrutor deve realizar seu programa contemplando movimentos da pelve de retroversão e anteversão e principalmente sentada em uma superfície móvel como uma bola.

É importante também lembrar que a musculatura do assoalho pélvico e os adutores devem ser trabalhados durante os 3 trimestres, com uma contratação leve e um relaxamento da musculatura.

Isso porque as vezes lembramos de trabalhar apenas o fortalecimento e a musculatura do assoalho pélvico precisa ser forte e também com uma mobilidade, para poder dilatar e ter flexibilidade para não romper durante o trabalho de parto.

É recomendado que as aulas de Pilates para gestantes sejam feitas com duas a três vezes por semana, e apenas até o oitavo mês de gestação, porém o que define a hora de parar é o tamanho e peso da barriga. Lembrando que você como instrutor deve ficar atento ao conforto e grau de dificuldade da aluna.

 10 razões Pilates durante a gravidez

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Dentre os diversos benefícios que o método traz, o Pilates na gravidez tem várias razões para que comece a ser praticado hoje mesmo! Aqui selecionamos os 10 principais.

  1. A prática de Pilates beneficia a futura mamãe, ajudando a manter uma boa postura. E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e da força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas. Uma inclinação pélvica excessiva pode gerar dores na zona lombar, além de má postura.
  2. A pratica do método reduz as dores gerais em todo o corpo e melhora a postura. Regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso que o bebe traz e o aumento de uns quilinhos a mais.
  3. A gestante que pratica Pilates melhora a qualidade do sono, o que consequentemente aumenta a energia diária.
  4. Ao fortalecer os músculos pélvicos, o parto em si, é facilitado pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica.
  5. Com certeza há um aumento na resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso, que se ganha devido a situação.
  6. Aprende-se a respirar melhor, de maneira profunda e controlada. Este tipo de respiração é o indicado para a hora das contrações e do próprio parto.
  7. A prática de qualquer exercício melhora a circulação sanguínea, mas especialmente o Pilates se cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.
  8. Bom-humor! Fazer exercícios de Pilates como os alongamentos e movimentos de relaxamento faram com que a mulher fique relaxada e aliviada sem chegar a se exercitar exaustivamente e por tanto se sentir mais feliz.
  9. A convivência com outras mulheres grávidas. Existem aulas grupais de Pilates para gestantes, isto é maravilhoso para elas já que elas podem se comparar com a vida de outras gestantes. Isto a faz se sentir bem acompanhadas e mais seguras.
  10. A pratica de Pilates  na gravidez com os fabulosos exercícios, lhe proporcionará uma rápida recuperação pós-natal e consequentemente chegar no seu corpo antes da gradizes em menos tempo.

Conclusão

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Para ter um guia ainda mais completo, busque algumas dicas de exercício aqui no Blog Pilates, e foque em estar sempre beneficiando as alunas que estejam passando por essa fase.

O Pilates na gravidez se torna essencial para um bom desenvolvimento da gestante, além de se tornar um ótimo aliado para evitar dores e desconfortos.

Sendo assim, você instrutor deve incentivar as futuras mamães a começar a praticar e mulheres que pretendem um dia ficar grávidas, quanto antes começar melhor.

E você? Comente e conte para gente como da aula para as futura mamães!

Written by Nany Sevilla

Nany Sevilla

Nany Sevilla tem 46 anos é da Costa Rica e atualmente vive no Panamá.
Possui formação em Educação Física e é Embaixadora da Reebok em toda a América Latina. Atua como Fitness Instructor, Pilates Teacher, HealthCoach, além de possuir programa de TV e Rádio onde dá dicas de saúde.
Nany também é professora de Kickboxing, TRX e Power Plate.
É especialista em Mat Pilates e Reformer, na qual ministra cursos de formação.

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