Posted in:

Reformer aplicado na reabilitação das patologias do quadril

reformer

O equipamento de Pilates, Reformer, é o queridinho de muitos alunos e muitas são as vantagens de trabalhar com ele, principalmente quando o assunto envolve patologia e reabilitação.

Nesse texto vamos dar dicas para você trabalhar com esse equipamento em suas aulas e principalmente como ele pode ajudar em patologias, mais especificamente patologias do quadril. Acompanhe o texto e veja várias dicas de exercícios para você adaptar em sua aula.

O equipamento de Pilates Reformer

reformer-4

O Reformer é um equipamento que como o próprio nome diz, foi feito para reformar seu corpo e aprimorar seus movimentos. Este equipamento possui um amplo repertório de exercícios que possibilita a realização de exercícios corretivos desde a ponta do pé, passando pela coluna e membros superiores.

Este equipamento possibilita a adaptação de muitos exercícios, facilitando sua utilização com os mais diversos públicos. Além disso, é possível diversificar as aulas com a utilização de acessórios do próprio equipamento como a caixa, ou também através da utilização de bastões, overball e flex circle.

A adaptação de exercícios é extremamente importante quando se fala em patologias. Em muitos casos é importante ajustar o equipamento de acordo com a altura do paciente e suas alterações, favorecendo um movimento em ângulos mais confortáveis, evitando assim, a sobrecarga articular.

É importante também alertar a respeito do cuidado com as molas. Através do ajuste das molas é possível estimular musculaturas mais profundas e estabilizadoras e musculaturas mais superficiais ou mobilizadoras.

Não havendo regra, no entanto para a utilização das mesmas. Porém, é importante também ressaltar que o maior ou menor numero de molas pode tanto facilitar como dificultar o exercício dependo de seu objetivo.

Dicas para trabalhar com o Reformer

reformer-7

Preconiza-se que ao iniciar uma aula de Pilates, primeiramente dê início aos movimentos com pouca carga e/ou intensidade, introduzindo movimentos de aquecimento, mobilidade, fortalecimento com integração de membros superiores e/ou inferiores e tronco, e por fim alongamentos mais intensos. (lembrando que esta não é uma regra, é um método de trabalho baseado na literatura cientifica).

Tal forma de trabalho faz com que o paciente prepare seu corpo trabalhando articulação por articulação, estabilizando e mobilizando as articulações necessárias, ativando as musculaturas necessárias e preparando para movimentos integrados e funcionais.

Falando em funcionalidade podemos ressaltar que método Pilates possibilita o trabalho de funcionalidade de várias articulações, sendo um importante aliado na reabilitação funcional de várias patologias.

Quando falamos em funcionalidade do quadril é importante relembrar que esta articulação tem relação direta ao posicionamento da pelve e alterações na funcionalidade da coluna lombar e joelho devido a músculos biarticulares entre coluna lombar e quadril/quadril e joelho.

Além disso tem relação indireta com a articulação do ombro e pé devido as cadeias cruzadas sobre influência da fáscia muscular.

Logo, ao propor determinados exercícios é preciso levar em consideração as demais alterações musculoesqueléticas, além de apenas a patologia que acomete tal articulação.

A seguir, iremos destacar algumas patologias e/ou alterações musculoesqueléticas mais comuns na articulação do quadril.

Patologias do quadril

reformer-1

Dentre as patologias da articulação do quadril e partes moles adjacentes podemos citar a artrose, bursite, tendinite glútea, síndrome do piriforme, síndrome do trato iliotibial e fraqueza ou encurtamento do iliopsoas.

Como sintomas apresentados nestas patologias, podemos perceber a dor local ou referida com presença de contraturas ou retração das fáscias, redução de amplitude nos movimentos do quadril, alterações posturais e alterações na biomecânica dos membros inferiores, nos apoios plantares e nos arcos do pé.

Como já sabemos, a maioria das dores ou lesões são provenientes de algum desequilíbrio muscular ou acabam levando a estes desequilíbrios, sendo o exercício a melhor forma de promover reequilíbrio muscular.

Tal fato é possível através de exercícios corretivos, exercícios de mobilização, estabilização, fortalecimento e alongamentos.

Você já praticou algum exercício no Reformer? Conhece este equipamento e seus benefícios?

Benefícios na utilização do Reformer

reformer-14

  • Este equipamento possui ajustes que possibilitam regulagem e conforto conforme a altura do individuo.
  • Possui encaixe anatômico para os ombros favorecendo o alinhamento postural.
  • A barra de pés também é ajustável favorecendo a correção biomecânica dos membros inferiores, o trabalho do apoio dos pés, trabalhando o arco plantar, apoio do calcanhar e apoio dos dedos.
  • O trabalho em cadeia cinética fechada neste equipamento, favorece a mecânica articular do quadril, já que os movimentos funcionais que realizamos no dia-a-dia como agachar e caminhar são em cadeia cinética fechada.
  • O sistema de cordas e roldanas possibilita o trabalho integrado entre membros superiores e membros inferiores, auxiliando no fortalecimento do centro de força (CORE).
  • Este aparelho permite um grande repertório de exercícios onde podemos trabalhar mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio, melhora da postura e marcha.
  • A versatilidade deste equipamento permite a execução dos exercícios em todos os decúbitos, sentado e em pé sendo possível reabilitar de forma integrada visando a funcionalidade.

Agora que você já sabe como o Reformer pode auxiliar na reabilitação e todas as suas vantagens, vamos observar alguns exercícios que podem ser aplicados em determinados casos.

Acompanhe a seguir, algumas dicas de exercícios para melhorar a mobilidade, estabilidade, flexibilidade e fortalecimento do quadril.

Dicas de exercícios no Reformer

1. Dicas de Exercícios para Melhorar a Mobilidade (Indicação para Artrose e Encurtamento de Iliopsoas)

  • Footwork

reformer-8

Objetivo: Mobilização do quadril joelhos e tornozelos, otimizando a mecânica dos membros inferiores. Podemos também utilizar das variações deste exercício para trabalhar o arco do pé e os apoios plantares.

Indicação: Artrose

  • Front Splits

reformer-9

Objetivo: Mobilidade da cadeia anterior do quadril

Indicação: Encurtamento do Iliopsoas

2. Dicas de Exercícios para Melhorar a Estabilidade (Indicação para Bursite)

  • Bridge

reformer-10

Objetivo: Promover estabilidade do quadril, fortalecimento de membros inferiores e Power House reduzindo a sobrecarga na bursa, reequilibrando a musculatura do quadril.

Indicação: Bursite

3.Dicas de Exercícios para Melhorar a Flexibilidade (Indicação para Tendinite Glúteo e Síndrome do Piriforme)

  • Knee Stretches (variação)reformer-13

Objetivo: Alongamento dos extensores do quadril e rotadores do quadril

Indicação: Tendinite do Glúteo e Síndrome do Piriforme

4.Dicas de Exercícios para o Fortalecimento do POWER HOUSE (Indicação para Síndrome do Trato Iliotibial e Fortalecimento do Iliopsoas)

  • Elephant (Variação)

reformer-12

Objetivo: Alongamento da cadeia posterior, fortalecimento do Power House e membros inferiores promovendo reequilíbrio da musculatura.

Indicação: Síndrome do Trato Iliotibial

  • The Hundred (variação)

reformer-11

Objetivo: Fortalecimento do Power House e flexores do quadril.

Indicação: Fortalecimento do Iliopsoas.

Concluindo…

reformer-6

O repertório de exercícios de Pilates é imenso, faça as adaptações necessárias facilitando ou dificultando a execução destes movimentos, e então use e abuse do Reformer!

Gostou das dicas? Agora é com você instrutor! Adapte essas dicas com seus alunos para contribuir ainda mais e tornar sua aula bem rica e variada.

E você tem algumas dicas que possam contribuir? Conta para gente nos comentários!

Written by Andréia Souza

Andréia Souza

Fisioterapeuta. Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício. Formação em Pilates, Estabilização Clinico Funcional, Treinamento Funcional, Suspensus, Treinadora Grupo VOLL ministra cursos Espaço Vida Pilates e Pilates Avançado. Florianópolis/ SC. Brasil.

9 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *