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Exercícios de Pilates para a Síndrome do Text Neck

Exercícios de Pilates para a Síndrome do Text Neck
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Você sabe o que é a Síndrome do Text Neck?

Com o advento da tecnologia cada vez mais nosso corpo está susceptível a mudanças de ordem estrutural. Com isso, nos deparamos com desordens biomecânicas, como por exemplo, anteriorização da cabeça, protação dos ombros, escolioses adaptativas, contratura muscular, lombalgias. Uma gama de patologias e algias decorrente aos maus hábitos adquiridos na correria do dia a dia.

Como não seria diferente, os Smartphones vieram para somar nos desequilíbrios corporais. Criados a partir de 2007, essa ferramenta tornou-se uma parte “fundamental” da vida muitas pessoas.

Segundo o Institute Text Neck nos Estados Unidos, especializado em estudos dessa síndrome: mais da metade da população do planeta tem telefones móveis. Com isso, podemos concluir que milhões de mensagens de texto são enviadas todos os dias, ainda mais com os aplicativos atuais que facilitam essa operação.

Dessa forma, o Dr. Dean L. Fishman, criador do Institute Text Neck e pioneiro na identificação e tratamento de texto pescoço afirma que essa síndrome é uma epidemia global que afeta milhões de pessoas no mundo.

Não cabe aqui, enumerar a infinidade de utilidades que um smartphone possui. Mas, devemos salientar que a Síndrome Text Neck tem trazido serias consequências para os usuários deste dispositivo.

O que é a Síndrome do Text Neck?Text-Neck-2

Devemos lembrar que a Síndrome do ‘Text Neck” não se resume em apenas utilizar smartphones durante o dia. Mas sim no uso abusivo da tecnologia portátil. O próprio Dr. Fishman define o Text Neck da seguinte forma:

Síndrome de uso excessivo envolvendo a cabeça, pescoço e ombros, geralmente resultante de uma tensão excessiva sobre a coluna vertebral de olhar em uma posição para a frente e para baixo em qualquer dispositivo portátil móvel, ou seja, telefone celular, aparelho de vídeo game, computador, mp3 player, e-reader. Isso pode causar dores de cabeça, dor no pescoço, ombro e dor no braço, compromisso respirar, e muito mais.

O que acontece na Síndrome do Text Neck é que quando utilizamos nosso smartphone, realizamos uma flexão exagerada. Com isso, há um aumento da carga, em medida de peso, sobre toda a coluna.

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A medida que o ângulo de inclinação anterior aumenta, o peso torna-se proporcional a esta angulação. E há deflagração gradual nos transtornos cervicais, em especial, nesta síndrome.

Para manter toda a postura fisiológica do nosso corpo precisamos ter musculaturas firmes e uma boa amplitude de movimento.

O excesso desta flexão acaba por alongar demais os extensores cervicais, que estão por sua vez fracos.

Levando os encurtamentos dos flexores, aumentando assim, a tensão muscular nesta região. E, esta anteriorização da cabeça leva a uma compressão posterior do disco, extensão da cervical alta (c1-c2), e flexão/ retificação da cervical baixa (c3- c7).

Para aliviar essas queixas e melhorar os sinais e sintomas adotados com a má postura, devido a síndrome Text Neck. O Pilates vem como uma ferramenta valiosa de tratamento e reeducação para o paciente/cliente.

Vamos saber abaixo quais exercícios são indicados para ajudar um paciente com essas queixas.

Exercícios de Pilates indicados para Síndrome do Text NeckText-Neck-6

Exercícios do Mat Pilates, com o Over Ball, Foam Roller ou bastão, são ótimos para contribuir para melhorar a postura.

Abaixo selecionei os melhores além de uma explicação rápida para você adaptar com seus alunos. Confira.

  1. Em decúbito dorsal, com a cabeça apoiada e alinhada no Foam Roller, podemos fazer com um bastão a protação e retração dos ombros. Com os dois ou apenas um braço apoiados no bastão, realizando a rotação da cervical para o lado oposto. Assim como a flexão dos ombros.
  1. Em decúbito dorsal, com a Over Ball, podem ser feitos movimentos ativos de flexão, não retirando a cabeça do apoio com a Over Ball (que estará murcha). Rotações e rotações com inclinação lateral da cervical também podem ser realizadas.
  1. Em decúbito ventral, pede-se ao paciente apoiar a cabeça no tatame e realizar um discreto afastamento da testa do chão, sem tirar o olhar do tatame. A extensão da coluna cria uma tendência de flexão da cervical exigindo a ativação dos extensores.
  1. Ainda em decúbito ventral, pede-se para o paciente alongar na posição de gato. Também pode-se ser feito a posição de gato, com o bastão ao longo da coluna, e pedir ao paciente estender quadril e joelho do membro inferior esquerda e flexionar o ombro do membro superior direito, observando sempre o alinhamento da cabeça.
  1. Em decúbito ventral, solicita que o paciente fique de 4 apoios, e pede para que ele tente encostar umas das orelhas no tatame, como dica verbal, enquanto o ombro do mesmo lado da orelha flexiona, como se fosse entregar o Over Ball, que estava sob a mão, ao terapeuta.
  1. Em sedestação, com uma bola de tênis, entre as escápulas, solicita do paciente que junte e a afaste as escapulas, lembrando sempre da importância do alinhamento da testa com o queixo.
  1. Em sedestação, solicita ao paciente realizar a retração da cervical baixa, evoluindo com a retração com uma pressão extra do paciente no sentindo de extensão da cervical.

Concluindo…Text-Neck-3

Com a evolução tecnológica crescendo cada dia mais, esses aparelhos móbile tem sido usado por pessoas cada vez mais jovens. Concluímos então que a Síndrome do Text Neck pode afetar cada vez mais pessoas.

Por isso, sempre que receber um aluno no seu Studio com essas queixas, espero que essas dicas que você acabou de ler sejam uteis e você as para o tratamento.

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Written by Thaísa Mercês

Thaísa Mercês

Fisioterapeuta, especializada em Saúde Pública com formação no Método Pilates. Participou do Workshop Control Mat e Control Pilates e do PIC (Pilates International Conference). Com experiência em dar aulas de Mat Pilates domiciliar e no Club Fitness, além de ter trabalhado com o Pilates nas Prefeituras de Antônio Cardoso, Anguera, Água Fria, Sapeaçu, Coração de Maria .

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