Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os diversos benefícios do Pilates fizeram com que essa atividade se tornasse cada vez mais popular, e como consequência, fez com que vários estúdios surgissem. Com a competitividade em alta, os instrutores devem pensar em maneiras de se sobressair no mercado oferecendo o melhor do método para seus alunos.

Para isso, listamos dicas para que você saiba a melhor forma de aplicar o Pilates solo em seu estúdio e conseguir mais alunos.

O Pilates solo como vantagem competitiva

PILATES-SOLO-1

Para ter aulas mais desafiadoras, podemos introduzir o Pilates solo ou mat. Pilates, que são uma ótima maneira de incrementar suas aulas no seu estúdio. Do ponto de vista financeiro, equipar o estúdio com os acessórios para a realização dessa modalidade é relativamente mais barato do que os aparelhos usados no Pilates tradicional.

Além disso, por ser um material fácil de ser transportado, o instrutor pode expandir o seu negócio e criar um sistema de atendimento domiciliar, voltado para as necessidades de cada cliente, bem ao estilo personal trainer.

O Pilates solo e a criatividade

PILATES-SOLO-2

Com alguns acessórios-chave, o instrutor pode dar asas à sua criatividade e criar sequências de exercícios de Pilates solo que exigem ainda mais condicionamento físico do que o Pilates tradicional. Nesse caso, o instrutor pode trabalhar grupos musculares específicos ou criar programas para um exercício muscular mais geral.

Os acessórios usados para a aplicação do Pilates solo ainda podem ser usados por qualquer cliente, o que confere a eles bastante versatilidade. Cada cliente, dentro de sua limitação, pode avançar e colher inúmeros benefícios à saúde de uma maneira geral.

Por depender da própria força do corpo para realizar os movimentos, o Pilates solo, em alguns casos, pode ser ainda mais desafiador do que o Pilates tradicional, uma característica que pode ser muito bem-vinda para fugir da mesmice e reativar a motivação dos clientes.

Outro ponto importante é o elemento lúdico da prática. Acessórios como a bola ou os rolos podem fazer com que os clientes associem o esforço que o Pilates solo exige com a diversão do uso destes itens.

 

A importância da respiração correta

PILATES-SOLO-3

Um dos principais pontos do Pilates solo é a importância da respiração correta na realização dos movimentos. O instrutor tem a oportunidade de ensinar e orientar as técnicas de respiração adequadas para os clientes não só realizem os movimentos corretamente, mas para que possam ser aplicadas para auxiliá-los em outras situações da vida.

Uma respiração correta, fisiologicamente falando, aumenta o aporte de oxigênio aos órgãos e músculos do corpo humano. Do ponto de vista emocional, a respiração adequada contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade.

Portanto, ressaltar e orientar a respiração correta pode até ser usada como apelo para que os clientes compreendam as vantagens e benefícios importantes das aulas de Pilates solo.

Como todo instrutor de Pilates sabe, o criador da prática, Joseph Pilates, insiste que, mesmo que o aluno não siga instrução alguma, o aprendizado da respiração correta por si só já traz uma gama de benefícios que será levada para o resto da vida.

 

Os acessórios para a prática do Pilates solo

Para implementar a prática do Pilates solo, será necessária a aquisição de acessórios essenciais. São eles:

Os tapetes ou matsPILATES-SOLO

Esses itens são imprescindíveis, pois toda a sequência de exercícios será realizada sobre eles. Geralmente, os tapetes são produzidos com materiais fáceis de serem limpos e conservados.

O anel de Pilates ou magic ringPILATES-SOLO-5

Os anéis são necessários para exercícios que visam o fortalecimento muscular de membros superiores e inferiores, além dos músculos peitorais e do abdômen. O acessório também poderá ser usado em sequências de exercícios posturais e para aumentar a dificuldade dos movimentos propostos.

Ele pode ser usado sozinho ou combinado com outros acessórios, é confeccionado em material leve e é bastante simples de ser transportado e armazenado.

O roloPILATES-SOLO-8

Muito versátil, o rolo pode ser usado em quase todos os movimentos do Pilates solo, e é importantíssimo para o trabalho da região do core abdominal. Sua principal função é desestabilizar o equilíbrio, fazendo com que as estruturas musculares e sensoriais sejam ativadas e trabalhadas para mantê-lo ou restabelecê-lo.

Um rolo convencional pesa pouco mais de 3 quilos e é feito com EVA. Assim como o magic ring, o rolo pode ser usado sozinho ou combinado com outros acessórios.

A toning ballPILATES-SOLO-6

As toning balls são bolas confeccionadas com material macio e se ajustam de maneira perfeita e confortável nas palmas das mãos. São bolas utilizadas para a tonificação e para o fortalecimento muscular, principalmente de membros superiores.

Elas são comercializadas aos pares e podem ser adquiridas em pesos diferentes (variam de 0,5 a 6 quilos), proporcionando cargas diversas para a realização dos movimentos. Também podem ser usadas sozinhas, com o uso alternado de 1 ou 2 bolas, ou combinada com outros acessórios.

A over ballPILATES-SOLO-4

over ball tem 26 centímetros de diâmetro, é confeccionada em PVC — material super-resistente que permite que o aluno deite sobre a bola sem a preocupação de estourá-la ou algo parecido — e é usada para uma série de movimentos de fortalecimento e de estabilidade. A over ball pode ser utilizada totalmente cheia ou um pouco mais vazia, dependendo do intuito do exercício.

A fit ballPILATES-SOLO-9 Certamente um dos acessórios mais versáteis e usados do Pilates solo. A fit ball, assim como as outras, é confeccionada em material resistente (suporta cargas de até 300 quilos), e é de fácil limpeza e conservação.

Comumente comercializada em 3 tamanhos diferentes, os quais devem estar adequados à altura dos clientes que as utilizarão:

  • fit ball de 55 centímetros de diâmetro deve ser usada por indivíduos com altura de 1,55 a 1,69 metro.
  • O modelo de 65 centímetros, por pessoas com altura de 1,70 a 1,87 metro.
  • fit ball de 75 centímetros, por clientes acima de 1,80 metro de altura.

As faixas elásticasPILATES-SOLO-7

São produzidas com material elástico resistente. Cada cor apresenta uma resistência, por isso, são normalmente utilizadas para movimentos de tonificação ou fortalecimento muscular, tanto de membros superiores quanto de inferiores. As faixas elásticas podem ser comercializadas individualmente ou em kit de 3 resistências diferentes.

Concluindo

PILATES-SOLO-10

Com todas essas dicas ficou fácil! Comece a aplicar essa prática em seu estúdio ou aprimore suas aulas. Esperamos que essas dicas tenham sido eficientes e que possam ajudar vocês futuramente.

Mas conte para gente, você conhece algum outro acessório do Pilates solo? Então, deixe um comentário e nos ajude a completar esta lista!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.