Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Segundo a OMS, cerca de 80% da população mundial tem ou terá dor na coluna lombar em algum momento de suas vidas. Ou seja, a dor lombar é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente, o que causa uma sobrecarga aos serviços de saúde.

Isto é, há um aumento de pessoas que procuram com frequência algum tratamento para dor na coluna lombar. Dessa forma, o Pilates surge como um método extremamente eficaz no tratamento das disfunções da coluna.

Assim, se você quer aprender exercícios de MAT Pilates para fortalecimento da coluna lombar, continue lendo! 

A coluna lombar 

A coluna lombar é formada por cinco vértebras, a primeira é a L1 e a última é a L5. Entre elas, encontramos outras estruturas como disco intervertebral, medula e suas raízes nervosas.

Além disso, a coluna lombar apresenta uma curvatura lordótica fisiológica, sua projeção natural é fundamental para a realização dos nossos movimentos de flexão anterior e posterior do tronco.

Quais as possíveis causas das dores na coluna lombar?

Na maioria das vezes, a maior incidência de problemas acometem a coluna lombar devido a “carga de peso” exercida nela.

A coluna ainda está próxima a uma grande articulação que é o quadril. Devido a essa conexão, algumas patologias relacionadas ao quadril também podem ter influência sobre a dor lombar.

Outro ponto é que a coluna lombar apresenta uma grande mobilidade, se comparada a coluna torácica, e uma musculatura fraca também pode levar a uma maior incidência de patologias.

Além de toda biomecânica que envolve essas estruturas, não podemos descartar os fatores externos que podem causar dores na região lombar, tais como: quedas, sobrecarga de peso, trabalho físico pesado, movimentos repetitivos, maus hábitos posturais, entre outros.

Como diagnosticar a dor na coluna lombar em seu paciente?

O fisioterapeuta deve realizar uma avaliação sistemática de tudo que envolve a dor e o paciente. A dor lombar pode ser diagnosticada através de exames, mas é durante a anamnese que conseguimos detectar todas as características que podem estar causando a patologia.

Portanto, fique atento a sintomas físicos durante uma palpação, alguma sensibilidade dolorosa superficial, queixas de dores vagas ou imprecisas.

Pilates x dor lombar 

O Método Pilates ganha cada vez mais evidência no tratamento da dor da coluna lombar, seja ela aguda ou crônica. Através do movimento e de exercícios distintos, é possível realizar uma conduta de tratamento eficaz para o alívio da dor lombar nos pacientes.

Os exercícios do Pilates, incluindo o Pré-Pilates até a execução de outros movimentos, durante a aula trabalham o corpo e a mente dos pacientes. 

Da mesma forma, trabalham o fortalecimento e a estabilização de músculos profundos, como o transverso do abdômen, multífido lombar e músculos do assoalho pélvico. Isto é, músculos globais que, no conjunto, são essenciais para a proteção da coluna.

A aplicabilidade do MAT Pilates

Os exercícios de MAT Pilates, quando realizados de maneira correta, ativando todos os princípios do Método Pilates, são eficazes no tratamento da dor lombar.

Afinal, são exercícios de fácil aplicabilidade, que podem ser feitos dentro do Studio ou em qualquer lugar e momento do dia. Lembrando que pacientes que apresentam patologias mais severas devem sempre ter um acompanhamento de um profissional. 

4 exercícios do MAT Pilates para alívio da dor na coluna lombar 

Dentre a diversidade de exercícios que o Método Pilates oferece, selecionamos quatro exercícios que podem ser trabalhados durante a aula para auxiliar no tratamento e alívio da dor lombar!

1. The Shoulder BridgeExercício The Shoulder Bridge - Coluna lombar

Objetivo: O exercício promove o fortalecimento de glúteos e músculos posteriores da coxa, alonga a parte inferior do corpo (iliopsoas e quadríceps), melhora a mobilidade da coluna e estabilidade do quadril e tronco.

2. The Leg Pull Front   Exercício The leg pull front - Coluna lombar

Objetivo: O exercício trabalha em posição de prancha e melhora o condicionamento físico e ajuda a fortalecer os músculos das costas, especialmente da coluna lombar.

3. Teaser                     Exercício Teaser

Objetivo: O exercício fortalece a musculatura abdominal e os flexores de quadril. 

4. The Swan Dive       Exercício The Swan Dive

Objetivo: O exercício trabalha o fortalecimento dos músculos da cintura escapular, eretores da coluna, abdominais, glúteos, isquiotibiais, adutores da coxa e panturrilhas.

Conclusão

A coluna lombar é um dos segmentos da coluna que mais apresenta causas de dores. A partir disso, o MAT Pilates exerce grandes efeitos benéficos para pacientes que apresentam dores na região lombar, ajudando a criar um corpo forte, flexível e equilibrado.

Além de trabalhar na melhora da qualidade física, o Método Pilates com todos os princípios bem executados durante as aulas, promove a conexão mente e corpo que proporciona efeitos benéficos significativos na melhora da dor lombar.

Portanto, incluir sequências de MAT Pilates nas suas aulas é uma escolha inteligente para promover o alívio das dores de coluna lombar.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.