Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A postura é muito mais do que uma pessoa alinhada, ela pode mostrar sua personalidade ou como você está se sentindo. Além de garantir uma saúde física melhor e sem dores nas costas, uma postura correta diminui até a barriguinha que lhe incomoda. 

Mas, mesmo assim, muitas pessoas permanecem curvando as costas, principalmente quando estão no celular ou sentadas em frente ao computador. Ficar em uma posição curvada acaba se tornando a tendência do nosso corpo pelo fato dele gastar menos energia. 

Nosso corpo está o tempo todo querendo gastar menos energia para que sobreviva. Manter uma postura ereta faz muitos músculos estarem em contração o tempo todo, ou seja, o corpo está gastando energia enquanto isso.

O motivo pelo qual começa a ficar desconfortável manter-se com postura ereta é dado pela fraqueza muscular, principalmente dos paravertebrais e abdômen, consequentemente gerando dores nas costas. O encurtamento muscular também é um fator importante, em destaque para a musculatura posterior da coxa e do peitoral. 

Neste artigo, exploraremos como o Pilates pode ser uma alternativa terapêutica benéfica, proporcionando alívio duradouro para as dores nas costas. Boa leitura!

Como a postura ajuda contra as dores nas costas?

Postura é um termo geral, definido como uma posição, atitude do corpo ou ainda uma maneira característica de uma pessoa sustentar o corpo. A principal função da postura é ajudar-nos a realizar as nossas atividades da vida cotidiana, ou até mesmo físicas, com o menor gasto energético possível.

Dessa forma, temos que a postura e o movimento estão intimamente relacionados, pois o movimento começa em uma postura e pode terminar em outra, exemplo disto é quando uma pessoa começa o movimento sentada e termina em pé.

Tais relações de postura dos membros podem ser modificadas e controladas de maneira voluntária, mas este controle exige muita concentração e treino.

O Pilates tem se destacado como uma abordagem eficaz para melhorar a postura e aliviar as dores nas costas

Com ênfase na consciência corporal, fortalecimento muscular e alongamento, essa prática pode ser uma solução holística para aqueles que sofrem com desconforto nas costas. 

O papel do Pilates na melhoria da postura

A má postura é um dos principais fatores que contribuem para as dores nas costas. O Pilates concentra-se na estabilização do núcleo, fortalecendo os músculos das costas, abdômen e pelve, fundamentais para sustentar a coluna em uma posição neutra. 

Os exercícios de Pilates promovem o alinhamento adequado do corpo, ajudando a corrigir desequilíbrios musculares e facilitando uma postura mais ereta e saudável.

A prática regular do Pilates tem demonstrado resultados positivos e de longo prazo no alívio das dores nas costas. Ao fortalecer os músculos centrais e melhorar a postura, muitos pacientes relatam uma redução significativa na intensidade e frequência das dores. 

Além disso, a abordagem holística do Pilates, ao promover o equilíbrio entre mente e corpo, pode contribuir para uma sensação geral de bem-estar, auxiliando no controle do estresse e ansiedade, que também podem estar associados às dores nas costas.

Como funciona a coluna vertebral? 

A coluna vertebral possui 28 vértebras: as cervicais (com 7 vértebras), as torácicas (com 12 vértebras), a lombar (com 5 vértebras) e a sacro-coccígena (com 4 vértebras).

Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas chamadas de fisiológicas, ou seja, curvaturas que são esperadas, essas são: a lordose na cervical, cifose torácica, lordose de lombar e cifose pélvica. 

Dentre as principais funções da coluna estão a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais, a promoção de maior flexibilidade do corpo e papel fundamental na locomoção e na postura do indivíduo.

O aumento ou a diminuição dessas curvaturas fisiológicas causam dor, bem como a diminuição do movimento dos segmentos.

7 exercícios que ajudam a aliviar dores nas costas

Os exercícios a seguir são algumas referências de exercícios para serem utilizados no solo, com propostas de mobilidade, alongamento e fortalecimento muscular, voltados à coluna e à postura. São eles:

Exercício 1exercício 1 - dores nas costas

Instruções: com as duas pernas dobradas no chão, você subirá o quadril e as costas. Após isso, o quadril vai permanecer no ar e você vai tirar um pé do chão e trazer novamente ao chão. 10 repetições de cada perna.

Exercício 2exercício 2 - dores nas costas

Instruções: deitado, deixe seus braços no chão em formato de W, mãos e cotovelos encostando ao máximo no chão. Vá estendendo os braços para cima, arrastando as mãos pelo chão, sem desencostar. 15 repetições.

Exercício 3exercício 3 - dores nas costas

Instruções: alongamento de peitoral. Segure os braços esticados para trás por 30 segundos. Também pode ser feito em pé.

Exercício 4exercício 4

Instruções: espreguice para os lados. 15 segundos cada lado.

Exercício 5exercício 5

Instruções: com as pernas dobradas para um lado, você irá alongar para o outro lado, indo e vindo 15 vezes.

Exercício 6exercício 6 - dores nas costas

Instruções: fortalecimento de paravertebrais. Agora você deve estender uma perna para trás e um braço para frente. Braço contrário de perna. 10 repetições de um lado (braço esquerdo, perna direita), depois troca.

Exercício 7exercício 7

Instruções: fortalecimento de paravertebrais. De barriga para baixo, com as mãos do lado do corpo, estenda os braços, levantando seu tronco, sem subir o quadril. 15 repetições.

Esses são alguns exemplos que você pode utilizar com seus alunos e pacientes que precisam melhorar a postura e diminuir as dores nas costas. Lembre-se que cada ser é individual e se adapta conforme necessidades.

Conclusão

O Pilates surge como uma poderosa ferramenta para melhorar a postura e reduzir dores nas costas de forma não invasiva e sustentável. 

Com uma abordagem focada no fortalecimento, alongamento e consciência corporal, essa prática oferece benefícios significativos para a saúde da coluna vertebral e para o bem-estar geral dos seus praticantes. 

Se você busca uma solução abrangente para suas dores nas costas, considere o Pilates como uma opção terapêutica eficiente e de resultados duradouros. Encontre um Studio ou profissional qualificado e comece a sua jornada rumo a uma coluna mais saudável e livre de dores.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.