Muitos dos instrutores possuem dúvidas de como realizar a Avaliação no Pilates em seu aluno que irá iniciar a prática do método. Este problema, infelizmente, é muito encontrado nos Studios de Pilates.
Este artigo tem como objetivo principal auxiliar de forma simples e objetiva os instrutores a realizarem sua primeira avaliação.
Neste artigo você irá encontrar:
- Primeiro contato com o aluno
- Anamnese no Pilates
- Avaliação Postural
- Como realizar a Avaliação Postural?
- Avaliação Dinâmica
Já adiantando, é valido ressaltar que este momento é de fundamental importância e deve ser realizado antes da primeira aula de Pilates ou durante a aula experimental.
Quer saber como fazer uma ótima Avaliação no Pilates? Então continue lendo para entender!
Primeiro contato com o aluno
O primeiro contato entre o aluno e o instrutor é extremamente importante! Isso porque neste período o aluno está repleto de expectativas e curiosidades.
A grande maioria chega à aula experimental sem saber o que é o Pilates, ou com uma ideia totalmente diferente da realidade.
Neste momento é importante que o aluno seja apresentado ao método! O instrutor deve explicar no que consiste o Pilates, como funcionam as aulas, quais os benefícios que o método poderá lhe trazer e falar sobre seus princípios.
Assim que apresentado ao método o aluno deverá relatar ao instrutor seus principais objetivos com o Pilates.
Perguntas comuns a se fazer neste momento:
- Como você conheceu o Pilates?
- Já fez Pilates alguma vez? Já viu fotos, vídeos?
- Quais são seus objetivos ao realizar a pratica do método?
- A procura pelo método foi por indicação médica?
Essas informações irão direcionar o instrutor ao inicio da avaliação.
Anamnese no Pilates
Esta etapa da avaliação consiste na entrevista realizada com o aluno, ou seja, é o conjunto de informações obtidas pelo profissional por meio de uma entrevista previamente esquematizada.
Nesta entrevista devem ser inclusos elementos como:
Queixa principal
Este item está relacionado aos relatos do aluno que o levaram a procurar o Método Pilates. Inclui seus objetivos e sintomas por ele relatados.
Historia da moléstia atual
Este tópico é uma ampliação da queixa principal, onde há uma ordem cronológica e detalhada dos sintomas relatados pelo aluno.
História da moléstia pregressa
Consiste em sintomas e fatos ocorridos no passado que possuam relação com a queixa principal apresentada. Este tópico é importante, pois pode nos mostrar de onde se originou o atual problema.
História profissional/ocupacional:
Relaciona-se com a ocupação profissional do individuo. Este item é de extrema importância para analisarmos se sua queixa não está relacionada com a atividade exercida pelo mesmo.
Antecedentes pessoais
Informações em relação à presença de hipertensão ou hipotenção, diabetes e outras patologia que podem se relacionar com a queixa principal e que seja de fundamental consentimento pelo instrutor para a prescrição de exercícios.
Lazer
É necessário que o aluno informe suas ocupações para que a partir daí possamos avaliar o sedentarismo. Saber se ele pratica alguma outra atividade, para que possamos traçar a conduta adequada de acordo com seu perfil.
A partir das informações apresentadas pelo aluno, damos inicio a avaliação postural.
Avaliação Postural
Porque realizar uma avaliação postural antes de iniciar o Método Pilates?
Quando dizemos que uma aula é personalizada, isso não quer dizer somente que cada aluno fará exercícios diferentes e, sim, que os exercícios passados serão de acordo com as necessidades por ele apresentadas.
Portanto, a Avaliação Postural se torna imprescindível para identificar as principais necessidades e limitações de cada aluno.
Essa questão deve ser esclarecida ao aluno antes de iniciar a avaliação. Mostrando a ele que os exercícios serão planejados devido à disfunção que este apresentar.
Antes de começarmos a avaliação, vamos entender um pouquinho sobre o conceito de postura!
O que é a postura?
Podemos afirmar que a postura é o correto alinhamento do corpo no espaço, sendo assim, a Avaliação Postural deve determinar se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal.
A Avaliação Postural segue como base a postura padrão a qual se refere a uma “postura ideal”, onde os segmentos corporais estarão alinhados com o mínimo de esforços e sobrecargas, conduzindo a eficiência máxima do corpo.
Para a avaliação é necessário pedir ao aluno que venha com roupas adequadas, para que se torne possível à visualização dos devidos seguimentos corporais e possíveis desvios.
Pode-se posicionar o aluno á frente de um posturógrafo/simetrógrafo para facilitar a observação das alterações posturais.
Outra alternativa para a avaliação pode ser o registro de fotografias. Assim o profissional poderá analisar mais detalhadamente e com mais calma utilizando o tempo que for necessário para poder identificar as principais alterações de seu aluno.
Além desta vantagem, as fotografias podem ser utilizadas para mostrar a evolução e melhora de cada aluno, podendo fazer reavaliações e comparando os resultados obtidos.
Como realizar a Avaliação Postural?
O aluno deve ser analisado na vista anterior, posterior e lateral direta e esquerda.
Na vista anterior e posterior serão mais bem observados os desvios laterais. E na vista lateral é possível a visualização de desvios ântero-posteriores.
Podemos iniciar a avaliação no sentido cefalo-caudal, observando primeiramente as inclinações laterais, rotações e protrusão/retração da cabeça. É necessário que o aluno esteja à vontade, evitando assim possíveis auto correções.
Membros Superiores
Analisando os ombros, podemos ver se há depressão/elevação de um ombro em relação ao outro e/ou se os ombros estão protusos ou retraídos.
Seguindo no sentido cefalo-caudal, analisaremos se a linha Alba esta alinhada, assim como a cicatriz umbilical que poderá estar desviada ou alinhada.
Na visão ântero- posterior, avaliamos a angulação dos cotovelos podendo identificar se apresentam deformidades como varo ou valgo.
Além disso, observamos os famosos triângulos de Talles, que consiste no “triangulo” formado entre o tórax e o antebraço. Se este triângulo estiver maior em um dos lados, poderá indicar a presença de escoliose.
Na visão Posterior pode-se avaliar toda a coluna vertebral! Neste momento é importante a palpação para sentir os possíveis desvios que podem estar presentes, como por exemplo:
- Cifose torácica;
- Lordose lombar;
- Escoliose;
- Entre outros desvios posturais.
Além da coluna, as escápulas devem ser observadas podendo estar: elevadas, deprimidas, aduzidas, abduzidas.
Membros Inferiores
Descendo os olhos, chegamos à pelve, onde devemos observar as cristas ilíacas para identificar se há alguma assimetria do quadril, onde poderá estar presente inclinações e rotações. E ainda pode-se observar anteversão e retroversão da pelve.
Logo abaixo analisamos os joelhos! As principais deformidades encontradas nesta articulação são os joelhos varo ou valgo!
No Varo os joelhos estão afastados e os tornozelos próximos. No Valgo ocorre a situação inversa, onde os joelhos estão próximos e os tornozelos afastados.
Na visão lateral observamos se o joelho está fletido ou hiperestendido. Lembrando que temos uma hiperextensão fisiológica normal que pode ir até 10º.
Por último é hora de observar os tornozelos e pés. Neste momento avaliamos se os pés estão aduzidos, abduzidos, cavos ou caídos.
Ainda no tornozelo é possível observar o ângulo tíbio-társico (angulação formada pela tíbia e o pé), o qual é normal um ângulo de 90º.
Esta avaliação é necessária para identificarmos as principais alterações posturais que podem estar relacionadas à dor de nosso aluno, e é a partir dela que podemos organizar o plano de tratamento de forma correta traçando objetivos e condutas para poderem ser aplicadas ao aluno.
Avaliação Dinâmica
Além da Avaliação Postural estática apresentada, é extremamente importante a realização de uma avaliação dinâmica.
Pois estamos em constante movimento durante o dia-a-dia e estes movimentos necessitam ser avaliados, pois muitas das vezes a dor pode ser originada por movimentos executados de forma inadequada.
Ou até mesmo porque um segmento pode estar simétrico de forma estática e apresentar assimetria no momento em que se movimenta.
A Avaliação Dinâmica consiste em avaliar a forma em que o corpo se comporta em movimento.
Posturas desequilibradas têm reações compensadoras e o objetivo desta avaliação é identificar estas compensações e poder corrigi-las.
Na Avaliação Dinâmica observamos aspectos como flexibilidade, mobilização, coordenação, estabilidade, equilíbrio, força muscular e simetria durante o movimento.
Como a avaliação é feita para iniciação do método Pilates, iremos avaliar o aluno com os próprios movimentos do Pilates.
Dessa forma, devemos escolher um repertório de exercícios que possam facilitar a visualização dos segmentos com a mobilidade, flexibilidade e força de cada um deles. Não se esqueça de observar se há compensações em outro segmento para ser possível a realização do movimento.
Exercícios que podem se realizados este momento
- Roll Down: Neste exercício pode-se observar a mobilização da coluna, alongamento de cadeia posterior, e possíveis desvios.
- Swan: Com este exercício é possível avaliar a amplitude de movimento articular e o grau de força na musculatura extensora.
- Roll up: Avaliação da força muscular de flexores de tronco (abdominais) além da mobilização de coluna e alongamento da cadeia posterior.
- Bridge: Neste movimento avaliamos a forca muscular de cadeia posterior, amplitude de movimento e identificamos compensações como assimetrias, desvios e tensões.
Lembrando que estes movimentos são apenas um exemplo de exercícios do Método Pilates que podem ser utilizados durante a Avaliação Dinâmica.
A escolha dos exercícios irá depender do aluno, de sua patologia e das informações obtidas anteriormente com a anamnese e avaliação postural.
Concluindo…
Todas as etapas de avaliação devem ser realizadas, pois uma complementará a outra. Sendo assim, inicia-se com anamnese, seguindo para avaliação postural estática e termina-se com avaliação dinâmica.
Conclui-se então que a Avaliação no Pilates é extremamente necessária e importante para traçar o tratamento do aluno. Sem ela, não é possível identificar as necessidades de cada aluno e assim os objetivos podem não ser alcançados.
Bibliografia
http://revistapilates.com.br/2015/01/07/o-que-avaliar-antes-da-aula-de-pilates-2/
Muito esclarecedor o conteúdo
Excelentes informações, claras e precisas.