A Capsulite Adesiva, também chamada de ombro congelado, é uma síndrome caracterizada por dor e rigidez articular, que apresenta longa duração e difícil tratamento. Por isso, separamos alguns exercícios de Pilates para Capsulite Adesiva que promovem o tratamento e a reabilitação da condição.
Os tecidos da articulação afetada pela Capsulite apresentam alterações histológicas inflamatórias e fibrosas da cápsula articular e do revestimento sinovial do ombro, assim como aderências da cápsula às estruturas circunvizinhas.
Para entender melhor sobre o tratamento e a reabilitação da Capsulite Adesiva, continue a leitura!
O que é a Capsulite Adesiva?
Didaticamente a Capsulite Adesiva pode ser classificada com primária (idiopática) ou secundária, quando está relacionada outras patologias.
Ela é dividida em quatro estágios:
- Estágio pré-adesivo (estágio I), ocorre a reação inflamatória sinovial;
- Estágio da sinovite adesiva aguda (estágio II), há sinovite proliferativa e início do colabamento das paredes dos recessos articulares e aderências da cápsula na cabeça do úmero;
- Maturação (estágio III), há regressão da sinovite e colabamento do recesso axilar;
- Estágio crônico (estágio IV), as aderências estão maduras e retraídas, restringindo fortemente os movimentos da cabeça do úmero em relação à glenóide.
É consenso que a cura gradativa e espontânea possa acontecer principalmente nas Capsulites idiopáticas, no entanto a forte dor contínua de difícil controle e a grave impotência funcional que se instala rapidamente e dificulta as atividades comuns da vida diária, fazem necessário o tratamento premente com o intuito de abreviar a longa evolução da doença e a possibilidade de permanecer alguma sequela.
Desta forma, o melhor tratamento é o combate à dor e a mobilização precoce.
Exercícios de Pilates para Capsulite Adesiva
Como sabemos, o método Pilates, tem muitas variações de seus exercícios, colocaremos aqui alguns dos exercícios que podem ser realizados para o tratamento e reabilitação da Capsulite Adesiva.
Exercícios no Cadillac
Fonte: Livro Pilates nas Patologias do Ombro (Aline Cristina Albertine).
Variação de arms up and down – o objetivo deste exercício é estabilização da cintura escapular, fortalecimento dos extensores do ombro e rotadores inferiores e depressores da cintura escapular.
Para trabalhar melhor o equilíbrio e o fortalecimento do CORE, outra variação seria juntamente realizar a ponte gerando ou não instabilidade com bosu ou bola nos pés.
Fonte: Livro Pilates nas Patologias do Ombro (Aline Cristina Albertine).
Mobilização e estabilização escapular – o objetivo é o fortalecimento dos rotadores inferiores e depressores da escápula e extensores do cotovelo.
Poderia colocar resistência com molas tanto na parte superior ou quanto na inferior. Se acaso o paciente for nível avançado realizar o exercício com um afundo em isometria ou dinâmico.
Exercícios no Reformer
Fonte: Livro Pilates nas Patologias do Ombro (Aline Cristina Albertine).
Fortalecimento em diagonal – promove o fortalecimento dos abdutores e extensores horizontais do ombro, rotadores superiores e adutores das escápulas. Para um aluno mais avançado posiciona-se um membro inferior à frente do corpo gerando mais instabilidade no Core
Combinação de movimentos com círculo de ombro – o objetivo é a estabilização e mobilização da cintura escapular. Fortalecimento dos flexores do ombro e da coluna, extensores do cotovelo e rotadores superiores da escápula.
Knee stretches round – mobilização da coluna e cintura pélvica. Estabilização da cintura escapular. Fortalecimento dos flexores do ombro e extensores da coluna. Alongamento dos extensores do ombro.
Exercícios na Chair
Tríceps unilateral – promove a estabilização da cintura escapular. Fortalecimento extensores do cotovelo, adutores do ombro, flexores laterais da coluna e rotadores inferiores da escápula. Para trabalhar o equilíbrio colocar o paciente sentado em uma bola suíça (de acordo com estatura e peso do mesmo).
Triceps Sitting on – o objetivo destes exercícios é a estabilização da coluna vertebral e cintura escapular. Fortalecimento flexores do ombro, extensores do cotovelo, estabilizadores da escápula. Alongamento dos flexores do ombro. Uma variação seria colocar uma bola entre as pernas e pedir que aperte ela, ativando adutores, enquanto realiza a extensão de cotovelo.
Exercícios no Ladder Barrel
Saudação – promovendo o fortalecimento dos abdutores dos ombros, flexores do cotovelo, flexores e rotadores da coluna. Uma variação com objetivo de trabalhar a mobilidade do ombro seria com a faixa elástica, realizando o movimento de abdução e adução do ombro.
Swan – o objetivo é o fortalecimento dos flexores e extensores do ombro. Alongamento extensores da coluna e do quadril
Extensores – o objetivo deste exercício é o fortalecimento dos extensores da coluna, extensores horizontais do ombro e extensores do cotovelo.
Exercícios de solo e com acessórios
Mobilização da cintura escapular e alongamento peitoral – este exercício tem como finalidade a mobilização da articulação glenoumeral, e cintura escapular, alongamento dos flexores e flexores horizontais do ombro. Fortalecer os depressores, rotadores inferiores e adutores da escápula como estabilizadores.
Mobilização de coluna torácica com rolo – fortalecimento dos estabilizadores da cintura escapular e coluna. Alongamento dos rotadores da coluna, adutores das escápulas e extensores horizontais dos ombros.
Conclusão
Os exercícios ilustrados acima são muito úteis quando estamos falando de utilizar exercícios de Pilates para Capsulite Adesiva, promovendo o tratamento e a reabilitação.
Você já utilizou algum desses exercícios de Pilates para Capsulite Adesiva em um aluno? Nos conte como foi nos comentários!
Ótimos exercícios com uma variação muito boa, parabéns!!