*Este conteúdo é científico e pode ser utilizado para pesquisas*
Uma elevada percentagem das lesões neuro-músculo-esqueléticas têm origem em alterações posturais. O ritmo e o estresse do dia a dia favorecem o aparecimento de dores, e o organismo para se defender adota posturas inadequadas colocando os músculos, articulações, fáscias e ligamentos em desequilíbrio.
No sentido de dar resposta a estas, a Reeducação Postural Global e Pilates Clínico são métodos de reabilitação utilizados por fisioterapeutas especializados, que procuram reequilibrar a postura, a mobilidade e o alívio das dores corporais e da coluna vertebral.
Por isso, vamos explicar a relação entre a Reeducação Postural Global e Pilates Clínico e também, como juntas essas modalidades contribuem para a reabilitação e prevenção de lesões. Continue lendo esta matéria e confira!
O que é Reeducação Postural Global (RPG)?
A RPG é um método de fisioterapia desenvolvido por Philippe-Emmanuel Souchard que nasceu da sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.
O termo reeducação postural sempre foi utilizado na área da fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade da técnica.
A abordagem terapêutica é baseada na ideia integrada do sistema muscular formado por cadeias musculares que podem estar em desarmonia por influência de fatores constitucionais, comportamentais e psicológicos.
A RPG envolve uma série de movimentos e posturas ativas, orientados pelo fisioterapeuta, que pretendem criar alongamento e descompressão articular lenta, suave e progressiva. O objetivo é o ganho de mobilidade e o reequilíbrio dos músculos que mantêm determinada alteração postura.
As posturas terapêuticas implicam um envolvimento ativo do paciente, sendo oito o número de posturas (deitada, sentada ou em pé), que de acordo com a tolerância do paciente podem ser mantidas até 30 minutos com períodos de descanso.
A escolha da postura depende da avaliação, de um exame aprofundado da morfologia, de testes de mobilidade articular e de amplitude dos movimentos, bem como da palpação.
Segundo as atividades de cada paciente, diferentes grupos musculares sinérgicos são ativados e diversas cadeias de coordenação neuromuscular podem, portanto, ser afetadas.
As posturas de tratamento devem levar isso em conta de forma a dar resposta às conexões que elas podem estabelecer entre si.
O método apresenta três princípios fundamentais:
- Individualidade: cada ser humano é individual e reage de forma diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade;
- Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, não devendo apenas ser tratado o local da dor;
- Globalidade: o corpo é tratado como um todo, de forma a identificar os responsáveis pelas alterações músculo-esqueléticas.
O tratamento com RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas.
Pode ser indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, ou para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e desportivos.
O que é o Pilates Clínico?
Joseph Hubertus Pilates é o nome do criador deste Método largamente difundido mundialmente. Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1883 e enquanto adulto foi um saudável atleta praticante de diversas modalidades como o sky, mergulho, ginástica e boxe.
No entanto, esta sua paixão pelo desporto e pelo ideal grego de saúde (corpo, mente e espírito) foi desenvolvida devido a, em criança, ter tido asma e febre reumática.
Em 1912, Joseph foi para Inglaterra trabalhar como instrutor de defesa pessoal dos detetives da Scotland Yard. Por essa altura, no decorrer da I Guerra Mundial, foi internado, bem como muitos outros alemães e durante o seu encarceramento treinou diversos dos internados com o seu método de exercício, refinando as suas ideias e conceitos.
Mais tarde, já em liberdade, Joseph voltou para a Alemanha onde o seu tipo de treino ganhou visibilidade entre os profissionais de dança. Até à altura da sua morte, o agora conhecido Método Pilates, era designado por Contrologia.
Com o passar dos anos, novos estudos foram realizados e observou-se que, além de condicionamento físico, o Método Pilates poderia ser aplicado como recurso terapêutico, surgindo assim o Pilates Clínico.
Quais as diferenças entre o Pilates original e o Pilates Clínico?
O Pilates Clínico é utilizado por fisioterapeutas, proporcionando reabilitação e prevenção de lesões, que torna o Método acessível a todos, desde pessoas saudáveis até pessoas com a presença de dores e problemas clínicos diagnosticados.
Assim, fornece uma ferramenta clínica para melhorar a qualidade de movimento, podendo ser utilizada em pacientes com algum tipo de patologia ou alteração postural, quer em sessões individuais ou em grupo.
Através de uma abordagem corpo e mente com ênfase na estabilidade central, atenção, controle muscular, controle de postura e respiração é possível tratar uma variedade de condições posturais, músculo-esqueléticas e neurológicas, pós operatório de cirurgias, reabilitação cardiopulmonar, problemas articulares e musculares, entre outras patologias que precisam de tratamento específico.
Existem diferenças importantes entre o Pilates original e o Pilates Clínico. Relativamente a este último podem destacar-se:
- Coluna neutra em vez de imprinting;
- Contração do transverso a 25% em vez de contrações máximas em bracing;
- Movimentos seletivos adaptados a cada condição clínica.
Esta variabilidade deve-se à necessidade em adaptar o Método a pessoas com dor, patologia e em fase de reabilitação.
Qual a relação entre Reeducação Postural Global e Pilates Clínico?
Seja para correção postural ou tratamento de problemas da coluna vertebral, a Reeducação Postural Global e Pilates Clínico são dois métodos terapêuticos bastante benéficos. Ambos trabalham a desarmonia do corpo e têm como princípio a globalidade, ou seja, trabalham o corpo como um todo.
Além disso, as duas técnicas também aplicam o princípio da individualidade, no qual as posturas e os exercícios são selecionados de acordo com as necessidades do paciente.
A RPG realiza um trabalho de correção postural, alívio de dores e reorganização muscular. Este, pode ser complementado com o Pilates Clínico de forma a manter e melhorar o trabalho muscular e postural, prevenindo recidivas.
Ao associar a Reeducação Postural Global e Pilates Clínico temos um trabalho completo no tratamento da dor, correção postural, equilíbrio músculo-esquelético, melhora da respiração, prevenção de novas lesões ou recidivas de má postura.
Conclusão
Como podemos aprender, a Reeducação Postural Global e Pilates Clínico são métodos seguros, individualizados e extremamente recomendados para prevenção e reabilitação de patologias.
Além de contribuir para a prevenção de novos desconfortos e minimizar as chances do retorno de lesões antigas, as técnicas possuem a capacidade de obter resultados duradouros ou até definitivos.
Contudo, para isso, é importante que os alunos naturalmente reeducam o seu organismo e postura à hábitos corretos durante as atividades do dia a dia e, principalmente, façam o acompanhamento com profissionais do movimento que sejam capacitados e dominem a Reeducação Postural Global e Pilates Clínico.
Bibliografia
Foundation, P. 2020. Pilates Foundation. Disponível em: <https://www.pilatesfoundation.com/>.
Institute, A. P. 2020. Australian Physiotherapy and Pilates Institute. Disponível em: <https://appihealthgroup.com/>.
Souchard, P. 2012. Reeducação Postural Global O Método. ELSEVIER.
Souchard, R. 2020. RPG Souchard. Disponível em: <https://www.rpgsouchard.com.br/>.