Os empreendedores que investem tempo e dinheiro em um estúdio de Pilates precisam focar na manutenção constante do ambiente e evitar ao máximo que tenham alunos desistentes na carteira de clientes.
Para manter o estúdio de Pilates em pleno funcionamento, todas as pessoas envolvidas, do proprietário aos funcionários, precisam apresentar as vantagens e benefícios que a prática desse tipo de exercício físico faz ao corpo e a mente.
Sem essa combinação de fatores é possível que o faturamento diminua e, sem capital para investimento, a qualidade dos serviços pode decair e resultar em uma situação inevitável: o fechamento do empreendimento.
Portanto, quem possui um estúdio de Pilates pode aprender algumas coisas com as dicas a seguir.
Além disso, esses são direcionamentos que podem ser aplicados também a outros modelos de negócios, como academias de musculação e ginástica.
Nesta matéria você poderá conferir 7 dicas valiosas para resgatar alunos desistentes. Continue lendo para saber mais!
1. Ouça o que o cliente tem a dizer
Proprietários de estúdios de Pilates, assim como donos de academias de musculação e ginástica, por exemplo, devem entender quem são os consumidores que fazem parte da rotina do espaço.
Muitas vezes, uma pessoa desiste por diferentes fatores, e por isso, é importante ouvir o que o cliente tem a dizer.
Fazer uma pesquisa de mercado e perceber que há uma empresa concorrente na região pode ser um fator que deve ser repensado no planejamento estratégico de negócios.
A pesquisa também pode ser realizada dentro do próprio estúdio de Pilates com os alunos, para descobrir os motivos da escolha por esse tipo de treinamento.
Procurando saber se o custo-benefício é satisfatório e mais importante, como a pessoa chegou até o local e resolveu fazer a matrícula.
Muitas vezes, os alunos procuram uma academia de natação na Zona Norte, mas acabam escolhendo uma atividade completamente diferente porque o ambiente é agradável, os funcionários são atenciosos e a curiosidade fala mais alto.
Assim, fica mais fácil investir em um planejamento de comunicação que vai alcançar o público-alvo que demonstra interesse por esse tipo de atividade física.
Além disso, é possível aplicar estratégias que ajudam a manter os clientes por um longo período, e ajuda a atrair aqueles que buscam uma atividade física, mas ainda não conhecem os benefícios do Pilates.
2. Proporcione um ambiente interno aconchegante
A manutenção da carteira de clientes é importante, pois são eles que dão a sustentação financeira para garantir as aulas, o ambiente, o salário dos professores e outros profissionais que trabalham no estúdio.
A ideia principal neste ponto é garantir um espaço agradável e que seja confortável para todos os praticantes de Pilates.
Dessa forma, é preciso investir em equipamentos e acessórios utilizados no dia a dia e, um ponto primordial, garantir a satisfação dos clientes.
A disposição de um vestiário é um ponto que pode ser destacado como positivo, pois permite que as pessoas façam as atividades e tomem um banho antes do próximo compromisso.
Para economizar na conta de energia elétrica e demonstrar que o estúdio de Pilates está voltado para a sustentabilidade, solicitar o conserto de placa de aquecedor solar utilizado para as torneiras e chuveiros precisa ser destacado constantemente.
Aliás, a sustentabilidade também pode ser aplicada na contenção de água, empregando um sistema de reuso em toda a parte hidráulica.
Isso é um incentivo que é percebido pelo público e pode ser usado como um diferencial perante a concorrência.
Entre as objeções apresentadas por clientes desistentes, a falta de tempo pode ser rebatida com esse argumento.
Basta demonstrar as vantagens em que o praticante de Pilates pode fazer todas as atividades e ficar preparado para uma reunião profissional ou um encontro entre amigos.
3. Reformas ajudam na atração de clientes
Quando um aluno desiste da prática de Pilates, os motivos podem ser variados, e portanto, uma técnica de pós-venda pode entender o afastamento.
Pode ser que uma reforma em toda a estrutura imobiliária seja necessária, fazendo mudanças pontuais para que o ambiente se transforme e a equipe responsável pelo contato com o público-alvo possa usar novos argumentos para atrair antigos e novos clientes.
O empreendedor que investe nesse tipo de negócio precisa fazer uma contratação de empresas que trabalham no setor de reforma imobiliária.
Além de fornecedores de materiais que podem ser aplicados no espaço dedicado à prática de Pilates.
Um exemplo é o fabricante de piso epóxi em São Paulo que pode fornecer todo o material que é empregado para garantir uma superfície preparada para a recepção de alunos e instrutores.
Esse tipo de material é confiável e resistente, podendo receber aparelhos dedicados ao Pilates.
Isso, desde os mais simples até aqueles que permitem movimentos variados e diferenciados, entre os quais:
- Bolas pequenas, médias e grandes;
- Colchonete;
- Faixas elásticas;
- Flex ring;
- Rampa.
Vale ressaltar que esses aparelhos são utilizados para o Método de Pilates solo.
Há outros equipamentos que podem ser incluídos no espaço, porém, o acompanhamento de profissionais da área de fisioterapia e educação física é primordial.
4. Mantenha um espaço para outras atividades
As reformas podem propiciar uma oportunidade de reestruturar o espaço e construir ambientes anexos para que os praticantes de Pilates possam fazer um lanche ou mesmo uma refeição completa.
A socialização dos alunos é uma forma de manter o espaço em plena atividade, desde que respeitando as áreas para a prática de Pilates em relação ao ambiente dedicado aos encontros e bate-papos entre pessoas.
A disponibilidade de um balcão expositor refrigerado para supermercado adaptado para uma lanchonete é um atrativo que pode chamar a atenção dos clientes.
A oferta de um cardápio repleto de alimentos nutritivos e saudáveis, assim como bebidas energéticas, sucos e vitaminas pode servir como um atrativo a novos e antigos clientes.
Assim como a oferta de um ambiente que possa ser utilizado para apresentações e palestras sobre os benefícios do Pilates também pode fazer parte da estrutura imobiliária.
Com isso, é possível atrair cada vez mais pessoas interessadas em conhecer esse tipo de atividade física.
5. Ofereça facilidades para atrair o público
As pessoas estão ocupadas ao longo do dia, atentas às responsabilidades profissionais, educacionais, aos familiares e amigos.
Pensando em facilitar a vida daqueles que querem fazer uma atividade física como o Pilates, o empreendedor pode oferecer serviços que ajudam, por exemplo, na matrícula e na cobrança mês a mês.
Para isso, é preciso contar com uma logística de leva-e-traz, com um motociclista equipado com a documentação de moto zero, o veículo devidamente abastecido e utilizando acessórios de segurança como capacete, botas e luvas.
Dessa forma fica mais fácil atender os clientes que querem iniciar uma atividade física, mas estão sem tempo para fazer a matrícula.
Uma vez assinado o contrato, a dedicação e a vontade de estar no estúdio de Pilates aumenta.
Para o empreendedor é importante manter toda a parte administrativa e documentos em ordem.
Logo, se a moto precisar passar por uma vistoria de transferência de Campinas para outro município é preciso fazer o quanto antes, para que o atendimento ao cliente seja feito constantemente.
6. Agregue valor somando parcerias comerciais
O treinamento da equipe de atendimento e dos professores de Pilates é essencial para manter todos os funcionários atentos aos clientes e ajudar na retenção de alunos e captação de novos e antigos praticantes desses exercícios físicos, incluindo alunos desistentes.
A formalização de uma parceria comercial com uma escola que oferece curso de gerente de vendas ajuda a conhecer o mercado em que o empreendimento está inserido.
Assim fica mais fácil compreender a jornada do cliente, perceber aqueles que apresentam desinteresse e podem se tornar alunos desistentes e aqueles que podem somar esforços e atrair outras pessoas para o estúdio de Pilates.
O gerenciamento administrativo também é um ponto que não pode passar despercebido a nenhum momento.
A emissão de notas para os clientes, a disponibilidade de profissionais devidamente treinados e com o salário em dia são fatores que ajudam a manter a ordem.
Sendo assim, a parceria com um escritório de contabilidade na Zona Sul de SP ou qualquer que seja o local onde o estúdio de Pilates está instalado, pode ser uma solução para o setor administrativo.
7. Invista mais e mais em profissionais capacitados
O atendimento na recepção e as aulas do dia a dia são realizados por profissionais que entendem como tratar o cliente e quais os pontos que devem ou não ser debatidos.
A equipe responsável pela recepção deve apresentar todas as facilidades exigidas pelos clientes, como agendamento de horário, demonstração do ambiente e receber o pagamento dos alunos.
Os profissionais que atuam no ensino de Pilates devem ser formados na área de educação física ou fisioterapia.
Esses devem passar por treinamentos e cursos de aprimoramento constantemente, para que os exercícios sejam aplicados de maneira eficiente.
A atenção voltada para o praticante de Pilates ajuda a reter os clientes e pode servir como argumento para aqueles alunos desistentes e que têm potencial para voltar ao estúdio para praticar novamente uma atividade física.
Conclusão
Resgatar alunos desistentes é um grande desafio para diferentes estúdios de Pilates e academias de ginástica e musculação.
São diversos processos que devem ser feitos com o planejamento e cuidado adequados, possibilitando maiores chances de efetividade no projeto e também de atrair novos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.