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A natação é um esporte muito procurado por suas qualidades como modalidade de equilíbrio e treinamento aeróbio, pois, mais que qualquer outro desporto, constitui uma fonte de recreação, de alegria, de viver e de saúde para as pessoas de todas as idades.

Já o Método Pilates também realiza trabalhos com o corpo de forma global, seguindo os princípios elaborados por Joseph Pilates.

Para saber mais sobre a união do Método com a natação e dos benefícios do Pilates para os nadadores, continue lendo esta matéria!

A natação

Dentro da modalidade da natação existem quatro estilos de nado, cada um com as suas características próprias. São eles:

  • Crawl – as musculaturas mais recrutadas são a do tríceps e bíceps braquial. Flexores do tronco e do quadril também são bastante exigidos, bem como os glúteos;
  • Costas – a musculatura do tronco é muito utilizada. Ombros e os grupos musculares das costas são solicitados, em especial para o rolamento do tronco;
  • Peito – os grupos musculares que mais atual são os peitorais, latíssimo do dorso, glúteos e quadríceps;
  • Borboleta – exige mais das musculaturas abdominais, região lombar, glúteos e quadríceps.

Para um bom desempenho do nadador é essencial que ele tenha um bom equilíbrio no seu treinamento, para que isso ocorra é necessário que ele possua um programa básico balanceado que tenha como principais aspectos:

  • A duração do treinamento;
  • A frequência do treinamento em dias e por semana;
  • A intensidade ou velocidade do treinamento.

É de senso comum que a natação trabalha todo o corpo, por isso, é muito indicada principalmente para indivíduos com problemas respiratórios.

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O Método Pilates para os nadadores

O Método Pilates também trabalha todo o corpo, pois os exercícios são executados de maneira global e não com músculos isolados. E por ter como um dos seus princípios a respiração, auxilia muito na prática da natação.

Dominar o corpo em todo o movimento é fundamental na natação e assim também é no Pilates, pois se trata de um Método de condicionamento físico que trabalha corpo, mente e espírito através de movimentos controlados e precisos envolvendo o corpo todo através dos princípios:

Quando o trabalho é feito a partir do centro e com total concentração, o praticante está no controle dos movimentos a serem executados.

Dentro do Método Pilates os exercícios auxiliam para quem deseja nadar com mais coordenação e uma respiração controlada, porque:

  • Ativa o centro do corpo, o que diminui a resistência e aumenta a eficiência do nado com menos gasto energético;
  • Alonga os músculos, dando uma melhor amplitude de movimento, alinhamento e melhora da função;
  • Melhora a estabilização e o controle das cinturas escapular (ombros) e pélvica (quadris);
  • Ajuda a evitar distensões musculares e desgastes na região dos ombros;
  • Amplia a capacidade respiratória.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelo Método Pilates para os nadadores, principalmente com os seguintes exercícios:

Exercícios no Reformer

  • Hundred;
  • Pulling Straps;
  • Balance control push up;
  • Teaser;
  • Leg pull back;
  • Arms Circles;
  • Rowings.

Exercícios no Barrel

  • Swan.

Exercícios na Chair

  • Mountain Climb;
  • Pull up;
  • Teaser;
  • Triceps back;
  • Swan. 

Exercícios no Cadillac

  • Teaser;
  • Legs springs;
  • Legs springs on air;
  • Teaser;
  • Tower;
  • Chest Expansion.

Exercícios de Solo

  • Hundred;
  • One Leg Circle;
  • Corkscrew;
  • Swimming.

Outros benefícios do Pilates para os nadadores

Além desses exercícios, o Método tem uma série de benefícios que são de muita importância para qualquer pessoa, ainda mais para atletas, entre eles os nadadores:

1. Respiração

Uma respiração correta é essencial para que o nadador consiga dosar o seu gasto de energia, principalmente no que se refere ao trabalho cardiopulmonar.

2. Controle

Ter consciência dos movimentos e posicionamento do seu próprio corpo permite ao nadador evitar compensações musculares.

3. Precisão

É a perfeita comunicação entre corpo e mente, trabalhando intimamente com o controle.

4. Coordenação

Harmonizar os movimentos do corpo para conseguir fazer mais movimentos simultâneos ou combinados.

5. Power House

Estar com o centro do corpo acionado e estabilizado é necessário para manter-se equilibrado e com o corpo mais próximo da lâmina d’água.

Conclusão

Trabalhar o Método Pilates como um aliado de outros esportes possibilita que o atleta tenha diversos benefícios relacionados ao seu condicionamento físico ao realizar os movimentos necessários e exigidos por cada modalidade.

Quando se trata do Pilates para os nadadores, este cenário não é diferente. Desde nadadores profissionais até aqueles que praticam a modalidade apenas para o lazer e para manter a qualidade de vida, o corpo se desenvolve de forma global, unindo o que há de melhor e mais completo tanto na natação quanto no Método Pilates.