A vida moderna nos trouxe facilidades, tecnologias e evoluções jamais vistas. Podemos citar dentre tantos pontos como as novidades em diagnósticos de saúde e tratamentos, facilidades na comunicação, em atividades físicas, além dos avanços e vantagens do Pilates contemporâneo.
Mas, do ponto de vista de saúde humana, os níveis de sedentarismo e doenças hipocinéticas aumentaram cada vez mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país no mundo com mais sedentários, ocupando a primeira posição da américa latina, com 46% da população sem praticar exercícios físicos.
Diante disto, uma preocupação com o bem-estar e saúde entra em pauta e o Pilates neste cenário vem crescendo e ganhando mais adeptos. Mas afinal, o que é Pilates?
Pilates é uma técnica de exercícios físicos criados por Joseph Pilates, originalmente chamado de Contrologia e que traz exercícios controlados, combinados buscando uma sinergia entre corpo e mente.
Mas você ainda busca saber as principais vantagens do Pilates contemporâneo, né!? Então vamos continuar o texto para acabarmos com as dúvidas. Boa leitura.
Principais vantagens do Pilates Contemporâneo
Uma das maiores vantagens do Pilates contemporâneo é ter um maior repertório de exercícios e acessórios, facilitando a prática de todo o tipo de público.
Além disso, o profissional consegue atuar com o Método contemporâneo nos mais diversos espaços de atuação como clínicas, Studios ou academias, como os Personal Trainner inseridos no Método.
É uma forma criativa de atuação com o custo de investimento mais acessível, além de ser o principal imaginário do nosso cliente ao descrever o que seria o Método Pilates.
A atuação no Brasil ganhou seu espaço principalmente do ponto de vista contemporâneo, uma prova disto é a bola suíça popularmente chamada de “bola de Pilates”.
O que é o Pilates Contemporâneo?
O Pilates, principalmente no Brasil, teve grande ascensão por meio da Fisioterapia, como mais uma forma de tratar, prevenir e reabilitar.
Por esse motivo e outros, acessórios como bola suíça, elásticos, discos de equilíbrios e série de novos acessórios foram inseridos no método Pilates como forma de adicionar opções, mas utilizando o método como base.
Uma das vantagens do Pilates Contemporâneo é, além de utilizar o que Joseph deixou de legado, usar estes acessórios adicionais e outros exercícios como formas de ampliação de repertório.
Os aparelhos usados no contemporâneo são inspirados na criação de Joseph, porém com algumas diferenças, como mais opções de ajustes e regulagens, alguns equipamentos maiores em tamanho, como o Reformer e outras pequenas mudanças inseridas do ponto de vista contemporâneo.
Diferenças entre o Pilates Contemporâneo e Clássico
Clássico
- Repertório definido;
- Número fixo de repetições e sequências;
- Poucas adaptações;
- Coluna reta como linha de prumo;
- Método inflexível.
Contemporâneo
- Pré-Pilates;
- Respeitar limitações;
- Curvatura fisiológica;
- Base de estudos científicos, conceitos de anatomia e fisiologia;
- Necessidade individual.
Como surgiu o Pilates?
Joseph Hubertus Pilates nasceu na cidade de Monchengladbach na Alemanha no ano de 1880.
Já na infância, Joseph sempre foi um adepto a esportes e exercícios físicos, com o intuito de se tornar fisicamente mais forte e saudável.
Sua experiência em diversas práticas serviu de inspiração para a criação do Método, como yoga, ginástica, boxe e até mesmo a arte circense.
Em 1912 foi para a Inglaterra, onde trabalhou com defesa pessoal para os agentes da Scotland Yard e em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, foi exilado e atuou como enfermeiro voluntário da Ilha de Man, local em que pôde iniciar os trabalhos da sua técnica de Contrologia.
Neste período iniciou seus experimentos e criações de aparelhos com molas para atuar com Contrologia. Terminada a Guerra, retorna a Alemanha e Joseph continua trabalhando em sua técnica.
Em 1923 Joseph parte para os EUA e conhece Clara, que iria se tornar sua esposa e parceira de trabalho no Método.
Eles abrem seu espaço em Nova York na 7ª avenida, local cercado por bailarinos, artistas de teatro e grandes nomes da arte. Por isso o Pilates também possui algumas características de Ballet.
Segunda geração do Pilates
São conhecidos por “Elders” do Pilates os alunos que estudaram e treinaram o Método com Joseph, sendo chamados de Primeira Geração.
Alguns nomes conhecidos entre os Elders são Lolita San Miguel, Kathy Grant, Ron Fletcher, Romana Krizanowska. Eles e outros Elders foram responsáveis por espalhar e perpetuar o Pilates por todo o mundo.
O Pilates Clássico, numa breve explicação, é uma forma de atuar no Método da maneira mais próxima ao que Joseph, Clara e seus Elders ensinaram ou faziam.
Ou seja, mais próximo de seu repertório, usando apenas aparelhos criados pelo próprio Joseph com as mesmas especificações.
Não quer dizer, portanto, que é algo inflexível ou engessado, apenas trata de profissionais que se identificaram com esta forma de trabalhar.
Conclusão
A construção do Método Pilates durante a história acompanhou as modificações do dia a dia, o que contribuiu para o surgimento de sua vertente: o Pilates Contemporâneo.
Mesmo com o passar dos anos, o Pilates se mostra crescente, com novos adeptos e contribuições, tornando a prática sólida e reconhecida mundialmente.
As vantagens do Pilates contemporâneo mostram uma forma criativa, inovadora e adaptável de se trabalhar, independente da área de atuação.
O Método contribui para o dia a dia do profissional do movimento, auxiliando-o para seguir oferecendo qualidade de vida, saúde e bem-estar aos praticantes, seja focado em prevenir, tratar ou reabilitar.