Com o aumento da expectativa de vida, o número de pessoas acima de 60 anos chega a 14,7% da população. Em números absolutos, o grupo passou de 22,3 para 31 milhões, crescendo 39% entre 2012 e 2021. Com esse aumento, os profissionais da saúde tiveram que estudar as patologias, como a osteoporose, que atinge cada vez mais idosos.
Afetando ambos os sexos mas com maior número de casos em mulheres, a osteoporose pode ter o Pilates como grande aliado no tratamento. Continue a leitura para saber mais!
O que é a osteoporose?
A osteoporose é uma patologia crônica caracterizada pela diminuição da massa óssea, aumentando assim o risco de fraturas. Por ser uma doença crônica, apresenta alto índice de mortalidade e é um importante problema de saúde pública.
Embora afete ambos os sexos, a osteoporose é comum em mulheres com mais de 50 anos e uma em cada três mulheres na menopausa pode desenvolvê-la.
De fato, no final do ciclo reprodutivo há uma perda significativa de massa óssea devido à redução do estrogênio, que coopera no desenvolvimento de doenças nos membros inferiores e de equilíbrio.
Essas alterações podem causar imobilidade e aumentar o risco de quedas, o que é de grande preocupação para os afetados. Isso ocorre porque a queda pode causar fraturas graves.
A osteoporose apresenta efeitos que podem ser evitados, mantendo a força e o equilíbrio dos indivíduos afetados, além de outras aptidões físicas. Para tanto, recomenda-se a prática regular de atividade física, preferencialmente de baixa intensidade, semelhante ao Pilates.
Tipos de osteoporose
A osteoporose tem três classificações, são elas:
- Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após essa condição, a principal região acometida é a coluna;
- Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos, acometendo tanto coluna, quanto quadril;
- Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos.
O tratamento da osteoporose é medicamentoso e algumas vezes cirúrgico, mas sabe-se que a atividade física de leve a moderada pode ajudar na prevenção e no tratamento desta doença.
Pilates na prevenção e tratamento da osteoporose
À medida que a população envelhece, emerge também a necessidade de uma assistência justa, integral e eficiente que congregue diversos eixos que influem a saúde como hábitos de vida, capacidade física e funcional, interação social, percepção de saúde e condições socioeconômicas do envelhecimento saudável.
Nesse contexto, inúmeros estudos reforçam o Método Pilates como instrumento preventivo, pois promove fortalecimento muscular, equilíbrio, flexibilidade, melhora da postura, controle motor e consciência corporal, oferecendo redução do estresse e melhorando, assim, a concentração mental e evolução entre corpo e mente.
Conclusão
A dor é um fator que limita a qualidade de vida do indivíduo, sendo ela um dos principais sintomas que a osteoporose apresenta, podendo ser aguda e de localização intensa na coluna.
Os exercícios realizados no Pilates têm como ponto fundamental do Método o centro de força, promovendo um alinhamento biomecânico do tronco, e consequentemente levando alívio de quadro álgico, para a melhoria da saúde.
O estado geral de saúde significa ter uma condição de bem-estar que inclui o bom funcionamento do corpo, o vivenciar uma sensação de bem-estar psicológico e principalmente uma boa qualidade nas relações que o indivíduo mantém com as outras pessoas e com o meio ambiente.
Referências Bibliográficas
RAMOS, Luiz Roberto; VERAS, Renato P.; KALACHE, Alexandre. Envelhecimento populacional: uma realidade brasileira. Revista de Saúde Pública, v. 21, p. 211-224, 1987.
SOUZA, A. P. G. F. et al. Influência do Pilates e da hidroginástica na qualidade de vida dos pacientes portadores de osteoporose. Fiep Bulletin, v. 81, n. 2, 2011.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [online]. Disponível na: URL: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29502-em-2019-expectativa-de-vida-era-de-76-6-anos
Conteúdo muito esclarecedor! 👏🏼
assunto importantíssimo!
parabéns pelo trabalho 🙂