Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As quedas de idosos são um evento muito comum. É verídico que eles estão sujeitos a cair devido às alterações fisiológicas que fazem parte do processo do envelhecimentoentretanto, vale lembrar que fatores adversos como as condições da casa e o condicionamento físico do idoso também são relevantes para evitar que as quedas aconteçam.

Desde 2012, o Brasil ganhou aproximadamente 5 milhões de pessoas na terceira idade, atingindo mais de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Com um número tão elevado e que vem aumentando cada vez mais, é maior a preocupação com os problemas que este público pode apresentar por conta da idade.

Então, para sabermos mais como o Pilates pode evitar as quedas de idosos por conta das dificuldades causadas pelo avanço da idade explicaremos, neste texto, quais são os exercícios mais indicados. Boa leitura!

5 causas de queda em idosos mais comuns

1. Alterações neurológicas

Idosos que já tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), podem depender de bengala ou ter dificuldades para andar por conta da alteração motora que acontece no lado hemiplégico. 

O próprio AVC comumente causa uma queda súbita na pessoa acometida, e depois ao tentar levantar se nota incapacidade de mover o lado hemiplégico. 

Outra causa de queda comum à alteração neurológica é o parkinsonismo, uma doença degenerativa e progressiva, o qual há diminuição dos neurônios dopaminérgicos situados no corpo estriado, causando lentidão em executar os movimentos, rigidez e tremor involuntário de um ou mais membros. 

Em resumo há inúmeras patologias incapacitantes que causam alterações neurológicas e a maioria delas surge no envelhecimento.

2. Problemas de visão

Também é comum ocorrer perda visual, aumentando o risco de queda em idosos

Por conta deste problema, ele terá que se adaptar, tanto em sua vida doméstica quanto ao sair na rua principalmente, já que a dificuldade aumenta quando pensamos nas ruas e calçadas irregulares, com entulho e árvores que causam irregularidade no firmamento.

Por fim, essas condições desencorajam o idoso sair na rua para se prevenir de uma queda.

3. Fraqueza muscular

A perda de massa muscular acontece no envelhecimento, a partir dos 40 anos inicia-se a diminuição da massa magra progressivamente.

Portanto, pessoas que antes dos 40 não fizeram prática de exercícios para ganho muscular estão sujeitas a uma considerável diminuição e ao alcançar a velhice poderá ter fraqueza e, consequentemente, menor equilíbrio.

4. Uso de medicamentos que causam sonolência ou tontura

É comum que no envelhecimento surjam disfunções e ocorra a necessidade de corrigi-las através de medicamentos, como a pressão arterial elevada.

Dessa forma, o uso do medicamento para esta condição, se usado de maneira incorreta à prescrição médica, poderá causar hipotensão e tontura, favorecendo o risco de cair. 

Ainda outros medicamentos que causam sonolência podem colaborar para dificuldade de concentração ao caminhar e levar à queda.

5. Ambiente desfavorável

É preciso que o idoso seja orientado quanto às condições da sua casa para que se evitem acidentes, como tapetes que podem escorregar no piso liso ou fios, além de mangueiras espalhadas pela casa e iluminação fraca dificultando a visualização do trajeto percorrido.

As condições gerais de risco de quedas de idosos requerem o auxílio de parentes próximos ao idoso e também de profissional capacitado, como o fisioterapeuta para trabalhar no condicionamento físico, otimizando-o a fim de evitar os desabamentos. 

A adaptação dos exercícios às características individuais do paciente é fundamental para uma boa terapia, pois cada indivíduo tem suas peculiaridades como o biotipo, que requer uma biomecânica específica de exercícios para aquele tipo de corpo.

Veja, a seguir, estes exercícios que podem ser feitos em casa, visando fortalecer os músculos abdominais, músculos dos membros inferiores e aumentar a flexibilidade da coluna.

5 exercícios para evitar quedas de idosos

1. Roll UpRoll up- quedas de idosos

Este exercício tem o objetivo de fortalecer os músculos abdominais.

Instruções: Deitado de barriga para cima, pernas esticadas e braços esticados acima da cabeça, enrole a coluna lentamente vértebra por vértebra, elevando o tronco e movendo os braços em direção aos pés, mantendo a coluna em “C”. 

Desenrole a coluna devagar e retorne ao solo na posição de início.

2. Single Leg StretchOne Leg Stretch- Quedas de idosos

O objetivo deste exercício é fortalecer os flexores de quadril e abdômen.

Instruções: Deitado, flexione o tronco, leve uma perna em direção ao peito com o joelho dobrado, mantenha a outra perna levemente elevada, segure a mão do mesmo lado, no tornozelo e a mão contralateral no joelho da mesma perna, intercale este movimento, mantendo o tronco.

3. Double Leg StretchDouble Leg Stretch

Este exercício objetiva controlar o motor e fortalecer os músculos abdominais.

Instruções: Deitado com tronco flexionado e fora do chão, quadril e joelhos flexionados formando um ângulo de 90°, posicione as mãos sobre os tornozelos. Estenda os braços acima da cabeça e estenda as pernas, retorne à posição inicial.

4. Spine StretchSpine Stretch

Além de auxiliar a evitar quedas de idosos, este exercício aumenta a mobilidade da coluna vertebral e alonga os músculos da cadeia posterior de tronco e de membros inferiores.

Instruções: Sentado com o tronco ereto, enrole a coluna em C, estendendo os braços em direção aos pés, os braços devem estar alinhados com a orelha. 

Desenrole a coluna vertebral por vértebra, retornando lentamente, mantendo o alinhamento dos braços com a orelha ao retornar à posição inicial.

5. The SawThe Saw

Este exercício objetiva alongar os músculos rotadores de tronco.

Instruções: Sentado com o tronco ereto e braços abertos na altura do ombro, as pernas ficam estendidas. Vire o tronco, flexionando-o e levando um dos braços em direção ao pé contralateral. Retorne à posição inicial e faça o mesmo com o outro braço.

Conclusão

Estes exercícios são benéficos para o fortalecimento dos membros inferiores e músculos abdominais, essenciais para um bom controle de tronco e marcha, podendo favorecer melhor coordenação motora e minimizar riscos de quedas de idosos.

Ficou interessado em aprender a trabalhar com idosos em seu Studio? O Grupo VOLL disponibiliza 5 aulas GRATUITAS para você agregar mais essa abordagem ao seu currículo. 

Clique aqui e confira agora mesmo!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.