Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quando você ouve as palavras disposição e qualidade de vida, o que vem à sua mente? Provavelmente saúde e bem-estar, já que eles estão atrelados aos seus hábitos diários.

Pode-se entender que ter disposição e qualidade de vida no dia a dia significa uma série de fatores, como: estar com o sono em dia, assim como vitaminas e hormônios corporais saudáveis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

Envolve também o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

A maioria das pessoas buscam boa disposição e qualidade de vida para ter uma rotina sadia ou em momentos em que o corpo grita por essa necessidade. Essa falta de disposição leva ao sedentarismo e a um ciclo de consequências não benéficas em vários quesitos para a saúde física e mental.

O que pode afetar desde a vida social até o trabalho. Neste caso, o Pilates pode ser o aliado ideal. O Método é muito mais completo e efetivo do que podemos imaginar, e supre com certa facilidade a busca por uma vida melhor!

Pilates é sinônimo de vitalidade, disposição e qualidade de vida, você concorda?

O que é o Método Pilates?

Pilates é um Método que une o alongamento e exercício físico, em que utiliza o peso do próprio corpo e das molas dos aparelhos na sua execução. 

É uma técnica de reeducação do movimento, sendo composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir e alinhar a postura, aumentar a concentração, estimular a mente e prevenir lesões

Um dos objetivos principais é que o praticante chegue com a sua coluna o mais perto das curvas naturais da mesma.

Benefícios do Pilates na melhora da disposição e qualidade de vida

  • Ganho de consciência corporal e conhecer os próprios limites;
  • Conhecer as suas maiores dificuldades de movimento;
  • Conhecer a sua força e flexibilidade;
  • Aprender a como você lida mentalmente com seu corpo em relação a sua capacidade física de realizar ou não um movimento;
  • Melhora e proporciona a socialização;
  • Coordenação motora e estímulos mentais e de reflexo;
  • Movimentos que proporcionam uma drenagem corporal, diminuindo o edema;
  • Melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório;
  • A melhora da autoestima;
  • Aumento da disposição.

Vendo todos esses benefícios, podemos entender o porquê do Pilates ganhar adeptos no mundo todo. 

Joseph Pilates, criador do Método, dizia que o Pilates era um estilo de vida, e com razão. 

Ao iniciar as aulas, é automático que o aluno se conheça, tanto fisicamente como psicologicamente, pois ele passa a ter que sentir o seu corpo, seus músculos, entender a sua postura e o porquê de suas dores ou padrões posturais.

Levando todo aprendizado de dentro do Studio para sua rotina de vida, roda social e família, ensinando e repassando os conhecimentos adquiridos. 

A partir do momento em que a pessoa se abriu para essas vivências, ela passa a entender que tudo isso auxilia em seu autoconhecimento, melhorando nas formas de pensar, levar a vida e nas próprias escolhas.

A melhora da disposição e qualidade de vida ao fazer as aulas de Pilates fica tão visível que, mesmo tendo apenas um objetivo inicial entre instrutor e aluno, o aluno quer ser melhor em vários quesitos, seja desde um pequeno movimento como retornar a antigas atividades que há tempos já não fazia.

Afinal, a pessoa consegue compreender que é capaz de ir mais além do que imaginava, que está cada dia mais forte, flexível e confiante. E sabendo se movimentar de forma adequada, respeitando o próprio ritmo.

Essa porta que se abre para o corpo e mente do aluno também revela pequenas janelas, de querer organizar a alimentação, ter mais atenção à saúde e fazer visitas ao médico regularmente, além de praticar novos esportes antes não visados.

Depois do início da prática, os resultados começam a aparecer, se enxergando melhor fisicamente ao se olhar no espelho e, principalmente, a melhora das dores que antes limitavam.

Isso proporciona novas vivências para o aluno poder pensar em sair do ciclo de dor, levando a uma melhora da qualidade de vida e da disposição.

2 exercícios para melhorar a disposição e qualidade de vida

1. The Hundred

exercicio-5-the-hundred

O exercício The Hundred trabalha o aquecimento do corpo, coordenação motora, ativa o centro de força, também conhecido como Power House, estabilização pélvica e trabalho respiratório e ainda estimula a circulação sanguínea. 

Traz o aluno para o momento da aula, fazendo uma boa troca dos gases respiratórios e acordando a conexão do aluno com o próprio corpo e movimento.

2. The Cat

exercicio-the-cat

Fortalecer os músculos abdominais, mobilizar a coluna vertebral e a cintura pélvica, trabalhar o controle e alinhamento postural, tudo isso para proporcionar um momento de respirar e movimentar-se livre de excessos de tensões, porém com uma ativação corporal consciente e fluída.

Unindo os exercícios citados acima com uma gama de específicos para o aluno a curto, médio e longo prazo, somado a um objetivo inicial que só trará bons resultados.

A importância da união entre Pilates e qualidade de vida

Pois quando um aluno busca o Studio e o profissional do Pilates, ele procura por resultados, independente do que seja, alívio de dor ou reforço muscular. 

Inicialmente a busca do paciente é sempre muito específica, porém conforme for passando o tempo, ele começa a observar como a vida vai mudando e como ele também passou a mudar.

Pois na maioria das vezes, o aluno passa a ter uma nova atitude perante a vida, com uma atenção maior a postura, a forma de se movimentar, vestimentas e até alimentação. Tudo isso tem um peso grande na mudança física e mental.

Por fim, aquela busca inicial, quando fez o primeiro contato focado apenas na cura de uma dor ou no aumento de flexibilidade e força, se transforma em um novo mundo de sentidos, passando a viver no corpo e na vida o ganho de disposição e a melhora da saúde como um todo.

Importante lembrar que para qualquer resultado seja real e benéfico, se parte da premissa que o aluno tenha interesse, desejo e força de vontade com o que ele se propõe.

Querer mudar e estar bem é fundamental. E o instrutor de Pilates tem um papel importante nisso, dando exemplos e incentivos aos alunos.

Para a melhora da disposição e qualidade de vida, também é fundamental:

  • Ter uma alimentação adequada e saudável;
  • Encontrar momentos para o lazer e diversão;
  • Tomar bastante água diariamente;
  • Ter noites de sono restauradoras;
  • Manter as vitaminas e sais minerais em dia;
  • Evitar consumo de alimentos inflamatórios e ultraprocessados;
  • Criar rotina e constância diária;
  • Curtir todos os momentos.

São detalhes que somados às aulas farão uma diferença imensa na vida do aluno e em sua saúde. Por isso a importância no papel do instrutor de incentivá-lo. Hoje temos as formas online de levar acesso às pessoas e relembrar os benefícios do autocuidado.

Nesse sentido, depende muito mais dele e de suas escolhas o excelente resultado na melhora da disposição e qualidade de vida. Porém, o instrutor deve ser ativo, estimulando essa visão e mostrando a importância de ter uma rotina sadia e com boas escolhas.

Conclusão

Independente do motivo pelo qual o aluno busca o Pilates, alinhando bem os objetivos e condutas das aulas, a melhora da disposição e qualidade de vida será sempre um reflexo das aulas na vida do aluno.

Sempre falo que o Método é vida! E que o Pilates é uma construção de movimento. Mas na maioria das vezes, não estamos ali apenas construindo movimento, mas reconstruindo vidas!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.