Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Provavelmente você já deve ter se deparado com alguém que se queixou de fortes dores nos joelhos ou deixou de praticar alguma atividade por não conseguir realizar o movimento completo, não é mesmo?! Isso acontece devido à artrose de joelho, que ocorre por conta do desgaste e inflamação dessa articulação.

Primeiro vamos entender e conhecer sobre o funcionamento e anatomia do joelho. A articulação do joelho se encontra no final do fêmur, chamados de côndilos e com a porção inicial da tíbia, chamado de platô tibial

Nas extremidades desses ossos encontra-se uma cartilagem lisa e escorregadia, que permite o movimento dos ossos um contra o outro quase sem atrito e fazendo a distribuição do peso.

Entre os ossos do joelho encontramos dois anéis adicionais de fibrocartilagem chamados de menisco, que ajudam a evitar a sobrecarga na articulação, ou seja, aumentam a congruência articular para que não haja pressão excessiva e, assim, danifique a cartilagem.

A patela é um osso que se encontra na frente do joelho, chamada popularmente de rótula, ela é fixada firmemente no meio de um grande tendão que une os músculos da coxa aos ossos da perna. 

A parte inferior da patela é coberta com uma cartilagem que quando se degenera surge a famosa condromalácia, outra afecção comum no joelho, principalmente em adultos jovens. Essa articulação é circundada por uma membrana que produz o líquido sinovial, que nutre a cartilagem e lubrifica a articulação.

Não podemos deixar de falar da importância dos ligamentos, que ajudam a manter os ossos no lugar, evitando que se movam ou desloquem em direções erradas. 

O quadríceps (músculos da coxa) ajuda a manter a articulação do joelho no lugar, já que esses músculos estão fixos nos ossos através dos tendões, que se encontram no lado interno e externo da articulação. 

Quando os músculos contraem, ocorre o encurtamento da fibra que, por sua vez, traciona o tendão preso ao osso e faz a articulação de movimento.

A articulação permite que os ossos se movam livremente, mas dentro dos seus limites. A articulação do joelho precisa ser forte o suficiente para aguentar o nosso peso e ela deve fazer uma espécie de trava para nos mantermos na posição ortostática.

Mas também deve se movimentar como uma dobradiça para ser possível andar e suportar tensões extremas quando corremos, saltamos ou praticamos esportes.

Neste artigo vamos explorar como o Pilates, uma forma de exercício físico que se concentra no fortalecimento muscular e na flexibilidade, pode desempenhar um papel crucial no gerenciamento da artrose de joelho. Acompanhe a seguir e boa leitura!

O que é a artrose de joelho?

A artrose é a doença de maior prevalência na população mundial, acometendo 70 a 80% das pessoas acima de 60 anos.

No Brasil ela é conhecida como artrose ou osteoartrose, mas é mundialmente chamada de osteoartrite. Os casos de artrose de joelho é uma das articulações mais afetadas.

Quando parte da cartilagem que recobre as extremidades ósseas fica gradualmente mais fina, temos o desenvolvimento da artrose. Isso ocorre na articulação principal do joelho ou na cartilagem abaixo da patela.

Esses ossos reagem ficando mais espessos e amplos. Todos os tecidos ficam mais ativos que o normal, na tentativa de reparar o dano. O osso na borda da articulação cresce para fora, surgindo os osteófitos ou esporões ósseos e pode afetar os ossos da coxa, perna ou patela.

O que mais a artrose de joelho afeta?

A artrose de joelho não causa danos apenas na articulação e ossos, mas também prejudica os músculos, devido ao mau funcionamento por conta do desgaste. Todos os tecidos também sofrem degeneração.

Cuidar da saúde e manutenção dos músculos e da estrutura óssea é fundamental para evitar o desenvolvimento da artrose de joelho, já que a fraqueza muscular, além de ser uma consequência, também pode ser um fator que favorece seu aparecimento.

A artrose causa a perda ou a redução da cartilagem, essa condição faz com que a articulação esteja mais propensa a sobrecarga e instabilidade. 

Nos casos mais avançados, o paciente pode evitar usar a região afetada, tornando-se mais sedentário, e assim, facilitando o avanço da doença, pois a articulação sem movimento tem deficiência em sua nutrição. 

Ele também pode sobrecarregar o membro contralateral, prejudicando a articulação não afetada, se for o caso.

Como funciona o tratamento da artrose de joelho

Para obter um tratamento eficaz, diminuir as dores e melhorar a amplitude de movimento, é importante realizar o fortalecimento muscular. O fortalecimento e equilíbrio da musculatura ajudará no controle da doença.

O fortalecimento poderá ser feito através das atividades físicas como natação, hidroginástica, fisioterapia e o Método Pilates, que vão ajudar a aumentar a força e a resistência dos músculos e ossos, melhorar a flexibilidade e o relaxamento do corpo.

Não podemos esquecer que o tratamento medicamentoso também é muito importante e, ao ser associado à prática da atividade física, o paciente só tem a ganhar resultados cada vez mais positivos.

O papel do Pilates no tratamento de artrose

O Método Pilates trabalha o alongamento, mobilidade, fortalecimento, coordenação e equilíbrio, através de bons posicionamentos e recrutamento muscular, favorecendo a melhora da função articular devido à biomecânica e consequentemente o alívio da dor. 

Já que ele precisa manter a amplitude de movimento da articulação e melhorar a força dos grupos musculares.

Como o Pilates possui um vasto repertório de exercícios que se adaptam com as necessidades de cada paciente, logo vemos os resultados quanto a melhora/manutenção da mobilidade articular, alongamento e da força, restabelecendo a função.

Os exercícios podem ser realizados com aparelhos que possuem molas como resistência, diminuindo o impacto nas articulações ou o MAT Pilates que é feito no solo. Ambos podem usar acessórios com bolas, Magic Circle, faixa elástica, entre outros.

Seja em casos leves ou graves, o Método Pilates é uma excelente escolha, através das orientações do profissional e disciplina do aluno, a proposta do tratamento levará a diminuição das dores, devido à nutrição da articulação e reforço muscular. 

Para alcançar esses resultados o caminho é atividade física e o Pilates é uma ótima escolha por ser seguro, sem impacto e muito eficaz, principalmente no início da doença. 

Nos casos mais graves em que a perda da cartilagem e as dores são mais severas, também é importante a realização do Método, pois manter a articulação em movimento adequado supera a inatividade.

Benefícios do Método Pilates na artrose de joelho

  • Alonga e fortalece a musculatura, facilitando a marcha, levantar e sentar;
  • Alívio das dores, pela melhora da função articular e muscular;
  • Consciência corporal;
  • Melhora do retorno venoso e linfático, diminuindo os inchaços.

Exercícios para o tratamento de artrose

HorseHorse - Artrose de joelho

Instruções: sentado sobre o Barrel com os quadris abduzidos, realize a adução dos MMII, fazendo força contra o barril. Fortalecimento: grácil, adutor longo, adutor curto, adutor magno e fibras inferiores e médias do glúteo máximo. Repita 10x.

Isometria de quadrícepsIsometria de quadríceps

Instruções: em decúbito dorsal com os braços ao longo do corpo, uma perna em flexão de joelho e a outra estendida com o pé voltado para o teto. Pressionar a bola murcha na expiração, relaxar na inspiração. Repita 10x.

AgachamentoAgachamento - Artrose de joelho

Instruções: base aberta, mãos apoiadas no espaldar do Barrel, peitoral abertos, olhar para o horizonte, fazendo o movimento no momento da expiração.

Fortalecimento de glúteo médio, glúteo máximo, quadríceps e posterior de coxa. Repita 10x.

Fortalecimento posterior de coxaFortalecimento posterior de coxa

Instruções: em decúbito dorsal, braços ao longo do corpo, joelhos em 90° graus, pés voltados para o alto, pressionar a bola com os pressionar a bola com os calcanhares na expiração e relaxar na inspiração. Repita 10x.

Conclusão

O Método Pilates tem sido eficaz no tratamento de pacientes com artrose de joelho, já que há diminuição do quadro álgico, melhora da força muscular, consciência corporal, coordenação, equilíbrio e flexibilidade.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.