Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Existem duas estruturas do joelho que costumamos ouvir sobre e que normalmente vêm acompanhadas de uma característica em comum: lesão no menisco e lesão do ligamento cruzado anterior (LCA), geralmente afetando indivíduos jovens e ativos.

Os meniscos são constituídos por estruturas fibrocartilaginosas compostas principalmente por colágeno tipo I, cujas funções mais importantes são: transmissão de carga, aumento de conformidade das articulações e distribuição de fluidos sinoviais. Desta forma, lesões nessas estruturas causam déficits funcionais e condições dolorosas.

O tratamento da lesão no menisco divide-se em conservador e cirúrgico. Dentre os tratamentos conservadores, o Pilates é considerado como um método que contempla as necessidades do paciente, pois ajuda a promover a melhora da força muscular, estabilização e incremento de flexibilidade.

Para aprender mais sobre o tratamento de lesão no menisco e no LCA utilizando exercícios de Pilates, continue lendo!

Exercícios de Pilates para tratar lesão no menisco

Alongamento posterior

Objetivo: alongamento de isquiotibiais e flexores de quadril contralateral.

Posição inicial: paciente em pé no Cadillac, em frente à alça, um dos membros inferiores com joelho estendido e o outro com uma leve flexão de quadril.  Pé apoiado na alça e membros superiores flexionados segurando as barras superiores do aparelho.

Movimento: paciente deve realizar a flexão de quadril, inclinando o corpo à frente, retornando à posição inicial.

Alongamento de quadríceps e iliopsoas

Objetivo: alongamento de quadríceps e iliopsoas

Posição inicial: paciente em pé no Cadillac, de costas para a alça, com um dos membros inferiores com joelho estendido e pé apoiado no aparelho e o outro membro inferior com joelho flexionado e pé apoiado na alça. Membros superiores flexionados segurando as barras superiores do aparelho.

Movimento: paciente deve realizar extensão do quadril deslizando a alça posteriormente. Realizar a flexão do joelho do membro inferior contralateral, retornando à posição inicial.

Knee extension 

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, glúteo máximo e abdominais.

Posição inicial: paciente em decúbito dorsal na meia lua, cabeça apoiada no solo, e coluna lombar encaixada na meia lua. Membros superiores ao lado do corpo, membros inferiores elevados e joelhos flexionados.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelho, retornando à posição inicial.

Variação: pés em posição de V

Alongamento lateral no Barrel

Objetivo: alongamento de adutores de quadril

Posição inicial: paciente ao lado do Barrel, joelhos estendidos, um membro inferior apoiado no solo e outro membro inferior abduzido e apoiado no Barrel. Membros superiores abduzidos na altura dos ombros.

Movimento: paciente deve realizar a flexão lateral de quadril, elevando o braço contralateral ao Barrel, retornando à posição inicial.

Tower

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, tríceps sural, e alongamento da musculatura posterior.

Posição inicial: paciente em decúbito dorsal no Cadillac, membros superiores ao lado do corpo e membros inferiores com quadril e joelhos flexionados e pés apoiados na barra móvel. 

Movimento: paciente deve realizar a extensão dos joelhos, retornando à posição inicial.

Variação 1: mesmo movimento e posição anterior, porém com os pés apoiados em V, para ativação da musculatura adutora. 

Variação 2: mesmo movimento e posição anterior, porém com apoio unilateral.

Hip stretch

hip-stretch-lesao-no-menisco

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, glúteos, tensor da fáscia lata e alongamento de adutores.

Posição inicial: paciente em decúbito lateral no Cadillac, membro inferior do aparelho com joelho estendido, e membro inferior contralateral ao aparelho com joelho flexionado e pé apoiado na barra móvel. 

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, retornando à posição inicial. 

Stomach Massage Series

Stomach massage series

stomach-massage-lesao-no-menisco

Objetivo: alongamento de musculatura posterior e mobilização da coluna

Posição inicial: paciente sentado no Reformer, membros inferiores com joelhos flexionados e pés apoiados na barra, e membros superiores com mãos ao lado dos pés. 

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelho, sem soltar as mãos da barra, retornando à posição inicial. 

Stomach massage series: hands back

sm-hands-back-lesao-no-menisco

Objetivo: alongamento de musculatura posterior, mobilização de joelho e fortalecimento de paravertebrais.

Posição inicial: paciente sentado no Reformer, membros inferiores com joelhos estendidos e pés apoiados na barra, e membros superiores em extensão, com mãos apoiadas no aparelho.

Movimento: paciente deve realizar a flexão de um joelho, alternando as pernas sucessivamente, retornando à posição inicial ao final da série.

Front splits – variação

front-splits 

Objetivo: fortalecimento de glúteo máximo, alongamento de quadríceps e alongamento de isquiotibiais. 

Posição inicial: paciente em pé, ao lado do Reformer, o membro inferior contralateral ao aparelho com joelho estendido e pé apoiado no solo, e outro membro inferior com extensão de quadril, joelho flexionado e pé apoiado no aparelho. Membros superiores apoiados na barra à frente.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de quadril e de joelho, retornando à posição inicial. 

Leg extension

Objetivo: fortalecimento de quadríceps.

Posição inicial: paciente em decúbito dorsal no Reformer, membros inferiores com joelhos flexionados e pés apoiados nas alças, e membros superiores ao lado do corpo. 

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelhos, retornando à posição inicial.

Frog

Objetivo: fortalecimento de quadríceps e adutores de quadril

Posição inicial: paciente em decúbito dorsal no Reformer, membros inferiores flexionados e abduzidos com os pés apoiados nas alças, e membros superiores ao lado do corpo.

Movimento: paciente deve realizar a extensão de joelhos, retornando à posição inicial. 

Footwork double leg pump

Objetivo: fortalecimento de quadríceps e tibial anterior

Posição inicial: paciente sentado na Chair, membros inferiores com joelhos flexionados e calcanhares apoiados no pedal, membros superiores com as mãos segurando as barras laterais. 

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, pressionando os pedais para baixo, retornando à posição inicial.

Variação: mesma posição e movimento que anterior, com pés apoiados em V, para fortalecimento dos músculos adutores de quadril.

Pumping one leg

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, e fortalecimento de reto femoral e iliopsoas contralateral.

Posição inicial: paciente sentado na Chair, um membro inferior flexionado com a ponta dos pés apoiada no pedal e outro membro inferior com joelho estendido em contração isométrica, e membros superiores com as mãos segurando as barras laterais. 

Movimento: paciente deve realizar a extensão do joelho, mantendo o outro membro inferior em isometria, retornando à posição inicial. 

Conclusão

As lesões no joelho são muito comuns, por isso, precisamos dar uma atenção especial para esta articulação. A lesão do menisco pode ter duas abordagens, a cirúrgica ou a conservadora, assim como a lesão no LCA. 

Gostou da matéria? Nos conte como você trata a lesão do menisco em seus alunos nos comentários!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.