Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Normalmente quando eu começo a falar sobre o Pilates, surgem as dúvidas mais recorrentes, como: o Pilates é alongamento? Sem dúvida, o Pilates promove alongamento e tenho plena convicção que o Pilates não é apenas isso.

Alongamento é um dos benefícios proporcionados pelos exercícios do Método, mas o desconhecimento sobre a fisiologia e, consequentemente, a forma errônea de executar os exercícios dificulta o ganho de alongamento e delonga melhorias na flexibilidade do executor.

Mas afinal, o alongamento é benéfico para quais partes do corpo e por que utilizar no Método Pilates? Continue a leitura para acabar com suas dúvidas!

Definição simplificada de alongamento

Para dar maior confiabilidade ao assunto, vou expor as definições, baseadas em minha experiência de 22 anos de atuação, de acordo com relatos de diversos alunos e em minha, imensa e gratificante, lembrança das pessoas que tiveram sua vida transformada pela prática de atividade física, como melhoria na qualidade de vida.

O alongamento é um conjunto de exercícios ou movimentos que esticam os músculos e aumentam a flexibilidade do corpo. Geralmente é feito para melhorar a amplitude de movimento das articulações e reduzir a tensão muscular.

Definição simplificada do Método Pilates

Como tantas vezes já dito, Pilates é o Método criado por Joseph Pilates, baseado em todos os seus conhecimentos sobre anatomia, biologia, fisiologia, medicina tradicional chinesa e em vivências de atividades praticadas por ele, como musculação, natação, yoga, artes marciais, boxe e até exercícios circenses.

Um Método que utiliza o corpo como instrumento principal dos exercícios, e ao qual ele acrescentou alguns acessórios. 

Com o passar do tempo, percebendo a possibilidade de melhorar as respostas corporais, criou aparelhos para aperfeiçoar as execuções dos exercícios de “Contrologia”, nome dado por ele ao seu Método, que baseado em 6 princípios, visava trabalhar os grupos musculares no intuito de melhorar a coordenação motora e a flexibilidade.

Afinal, a grande maioria dos problemas físicos é causada por excesso de rigidez ou falta de força muscular. Esse desequilíbrio é o maior responsável pelas dores musculares ou articulares. Com isso, a rigidez muscular (encurtamento de um grupo muscular) normalmente dificulta a movimentação natural da articulação envolvida.

A falta de força muscular favorece lesões ao grupo muscular e provoca problemas de movimentação, inclusive quedas, que as pessoas circunstancialmente atribuem a labirintite, muitas vezes causadas pela fraqueza muscular.

A tempo, são princípios do Método Pilates:

  • Concentração;
  • Centralização;
  • Precisão;
  • Respiração;
  • Controle;
  • Fluidez.

Como o Pilates promove o alongamento?

A busca por “alongamento” tem como resultado esperado, um certo conforto aos movimentos rotineiros e até mesmo o alívio de dores, que muitas vezes permanecem, mesmo quando não há movimentação.

O Método Pilates é muito conhecido por realinhar a postura e promover flexibilidade e, de fato, ao longo do tempo, com a prática dos exercícios, se executados da forma correta, os benefícios buscados serão alcançados, antes mesmo que a pessoa se dê conta. 

Mas é aí, neste ponto, “se executados da forma correta”, que entra a necessidade de saber como funciona a fisiologia do alongamento e como deve ser executado para que possa potencializar os benefícios do Pilates.

Todo movimento tem o grupo muscular executor (agonista) e o grupo muscular oposto, por consequência, o antagonista. Desta forma temos um grupo muscular em contração e outro em alongamento, mas isso por si só não basta para promover o “alongamento”.

Independentemente de ser realizado pela própria pessoa ou ser aplicado de forma passiva, para ser efetivo e a musculatura responder ao exercício que está sendo executado é preciso que se aplique uma força lenta e gradual. Sim, o alongamento também é considerado uma força, pois sem força não haveria movimento algum.

Quando a musculatura percebe essa força gradual, executada de forma lenta, entra em ação o Órgão Tendinoso de Golgi (OTG). Este é sensível tanto à tensão causada pelo alongamento quanto pela contração muscular; sua função é inibir a tensão muscular.

Este conceito se adequa, principalmente, aos princípios Controle e Fluidez, pois é preciso controlar o movimento de forma que ele aconteça de forma fluída – sempre faço uma analogia com a catraca e a corrente de uma bicicleta.

Se o exercício for executado corretamente ele fará com que o corpo chegue até seu ponto limite sem solavancos, ou seja, a corrente se encaixa na catraca e movimenta a roda  fluidamente e sem impulsos. 

Imagine uma bicicleta de rodas quadradas, haveria solavancos no movimento das rodas. Portanto, executar o exercício dentro do limite do corpo, buscando avançar esse limite, é o que faz o exercício ser efetivo e progressivo.

Por que existe a importância do Pilates e alongamento?

Porque tenho inúmeras experiências próprias, relatos de outras pessoas e até mesmo alguns vídeos nas redes sociais que descaracterizam o Método.

Sempre que ouço a frase, quase como uma piada “Se tá fácil está errado” acredito que quem está dizendo teve orientação equivocada sobre a prática do Método.

Afinal, é por isso que o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condições físicas. 

Os princípios do Pilates, quando bem orientados, devem dar condições de a pessoa realizar o movimento dentro do seu limite de força, flexibilidade e resistência, e à medida que entende melhor como deve ser feita a execução, melhora e ultrapassa o limite anterior, indo até um novo limite, e assim por diante, até atingir a perfeição.

Explico aos meus alunos sobre a importância da paciência para aprender a executar os exercícios, pois querer realizá-los da mesma forma como o professor mostra, nos primeiros meses de aula, é como querer andar de bicicleta antes de aprender a andar a pé. 

Conclusão

Há todo um processo de aprendizado motor, que levará a um treinamento da musculatura, ao fortalecimento muscular, ao equilíbrio, a um ganho de alongamento e flexibilidade e, consequentemente, ao controle do movimento que permitirá a excelência na execução dos exercícios.

Tive o prazer de ver inúmeros alunos, de diversas idades, inclusive acima dos 70 anos de idade, executando com primazia exercícios de Pilates solo e bola, desejo que todos os profissionais tenham a mesma satisfação com seus alunos.

Seja no MAT Pilates ou em aparelhos, mas para isso é importante entender que exercícios do Método vão muito além de movimentos com “Know how” de seletividade ou de alongamentos.

Referências Bibliográficas

”DENES CESÁRIO PEREIRA, EDUARDO – ESTUDO QUALITATIVO SOBRE O ALONGAMENTO MUSCULAR E FLEXIBILIDADE COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Curso de Educação Física do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Turma T. EDUARDO DENES CESARIO PEREIRA.pdf BAGRICHEVSKY, Ms. 

MARCOS – O  DESENVOLVIMENTO DA FLEXIBILIDADE: UMA ANÁLISE TEÓRICA DE MECANISMOS NEURAIS INTERVENIENTES – O Desenvolvimento da flexibilidade.pdf

Parreiras, Rodrigo; Parreiras, Luisa Pereira – O efeito do alongamento muscular em atividades físicas – https://www.efdeportes.com/efd141/o-efeito-do-alongamento-

muscular.htm#:~:text=Se%20um%20m%C3%BAsculo%20%C3%A9%20imobilizado,(pl%C3%A1stica)%20de%20alongamento%20muscular. Trabalho: Universidade Paulista Campus Tatuapé. 1 – Graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista – UNIP 2. OTG – FUNÇÕES.pdf

Santos, Angela – MÚSCULO ALONGA? https://angelasantos.blog.br/musculo-alonga/Rosana Sanches Gonçalves – Instagram: @vidativasanx


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.