Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A prática de atividades físicas e esportes regulares traz inúmeros benefícios. Muitas pessoas praticam modalidades esportivas com objetivo de lazer ou competição. Mas em alguns casos, não ocorre como esperado. Uma das lesões mais comuns em “atletas de fim de semana” é o estiramento dos ligamentos. 

Embora a prática do esporte possa ser uma das principais causas das contusões musculoesqueléticas, outros fatores como traumas, acidentes, uso inadequado de sapatos, esforços repetitivos e postura podem causar incômodos.

Neste texto você saberá quais são os principais tipos de tratamentos e como evitar os estiramentos dos ligamentos. Boa leitura!

O que é o estiramento dos ligamentos?

As articulações do corpo são sustentadas por ligamentos que são bandas de tecido conectivo e conectam um osso ao outro. O estiramento ou ruptura é comum em esportes, principalmente os de contato, como o futebol, porém é comum ocorrer em pessoas com falta de consciência corporal e postural, e ainda em acidentes automobilísticos.

Normalmente os estiramentos acontecem nas articulações dos membros inferiores, como tornozelos, joelhos e dedos dos pés, além dos punhos e dedos das mãos.

As distensões podem ser classificadas de acordo com a gravidade:

  • Grau 1: o ligamento é levemente danificado pois nestas distensões foi levemente estirado e ainda consegue manter a articulação estável;
  • Grau 2: o ligamento é esticado até o ponto de soltar e nestes casos é considerado ruptura parcial do ligamento;
  • Grau 3: nestes casos os ligamentos são separados em duas partes e a articulação fica super instável. É considerado ruptura total do ligamento.

O estiramento dos ligamentos pode ser causado por queda que leve a uma torção súbita e forte da articulação. No desporto os estiramentos são comuns devido a traumatismos diretos sobre o membro, o que pode causar torções em articulações adjacentes.

No joelho, por exemplo, o ligamento pode se lesionar de várias formas: Mudança rápida de direção, parada brusca, redução repentina da velocidade durante uma corrida, apoio incorreto dos pés após um salto e contato direto ou colisão (trauma).

Sintomas clínicos:

  • Dor à palpação que pode variar de leve a severo;
  • Edema;
  • Dificuldade nos movimentos que exijam o movimento da articulação atingida;
  • Dificuldade na marcha e no apoio;
  • Equimose.

Como tratar o estiramento dos ligamentos?

Na fase aguda, o tratamento consiste em colocar gelo nas primeiras 72h por 15 a 20 minutos várias vezes por dia, proteger a articulação evitando arco de movimentos dolorosos e elevar o membro atingido (protocolo PRICE).

Após a fase de proteção, em estiramentos graus 1 e 2, o tratamento com fisioterapia torna-se fundamental para a total reabilitação e evita a recidiva de lesões.

O fisioterapeuta, após uma minuciosa avaliação, iniciará o tratamento conservador que consiste no uso da eletrotermofototerapia com objetivos de:

  • Relaxamento muscular;
  • Liberação de contraturas;
  • Alívio de dor;
  • Permeação de substâncias ionizadas;
  • Auxilia no processo de cicatrização;
  • Aumento do metabolismo celular.

A eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica. Os aparelhos utilizam uma intensidade de corrente muito baixa com eletrodos aplicados diretamente sobre a pele e o organismo será o condutor.

Na fototerapia, o laser de baixa potência (LBP) é uma luz amplificada produzida por radiação eletromagnética que se manifesta como luz monocromática. Os efeitos do laser são:

  • Aumento do metabolismo celular;
  • Síntese de colágeno e fibroblastos;
  • Aumento no potencial de ação das células nervosas;
  • Efeitos no sistema imunológico;
  • Aumento na formação de capilares pela liberação de fatores de crescimento;
  • Aumento na atividade dos leucócitos.

A cinesioterapia é fundamental e consiste em uma terapia pelos movimentos que geram força muscular. Tem como objetivo mobilizar o indivíduo através do ponto de vista articular, prevenindo a rigidez. 

Sob o ponto de vista muscular, tem como objetivo a diminuição de contraturas, manutenção e recuperação da força muscular e ainda melhora a imagem motora, evitando a perda do esquema corporal. 

Caso o estiramento dos ligamentos seja mais grave (lesão grau 3) o tratamento pode ser conservador com fisioterapia, uso de medicamentos e cirúrgico.

Contudo, o trabalho da fisioterapia é fundamental em todos os aspectos.

5 dicas de como evitar o estiramento dos ligamentos

Dica 1: cuide da postura

Adotar uma boa postura fará com que o corpo tenha uma melhor coordenação neuromuscular e consequentemente auxiliará na prevenção de lesões.

Equilibrar a musculatura, adquirir consciência corporal e transferir todas estas informações para as atividades do dia a dia ajudarão na prevenção dos estiramentos.

Dica 2: use calçados adequados

No caso de estiramentos dos ligamentos do tornozelos ou joelhos, utilizar um calçado confortável e que não modifique a mecânica dos movimentos torna-se um importante aliado no controle dos estiramentos. 

Dica 3: evite movimentos que sobrecarregam as estruturas

Esforços laborais repetitivos sem a devida compensação podem ser fatores para o estiramento dos ligamentos.

Por isso, o ideal é evitar movimentos que ultrapassem a amplitude de movimento fisiológico e sobrecargas além do que o seu corpo possa suportar.

Dica 4: cuidado com esportes de contato físico e impacto

É fato que os esportes de impacto e de contato físico são mais susceptíveis a causar lesões. No entanto, é importante que a pessoa que realize estas modalidades tenha uma boa base estrutural, ou seja, força, mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e propriocepção.

A base no desenvolvimento das habilidades motoras é crucial para que no momento da prática de movimentos específicos, o praticante ou o atleta tenha um ótimo desempenho, evitando assim, as lesões.

Dica 5: faça exercícios preventivos

Treinar o corpo de maneira global, executando padrões de movimento de maneira que potencialize a organização e consciência corporal, fará com que o indivíduo tenha maior controle em seus movimentos e consequentemente a prevenção de lesões.

Conclusão

Os estiramentos dos ligamentos são lesões que podem ser evitadas com alguns cuidados fáceis. Caso ocorra o estiramento, é de fundamental importância realizar o tratamento correto para cada caso. Para isso, o médico e o fisioterapeuta são essenciais durante todo o processo.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.