Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os acessórios do MAT Pilates são excelentes aliados para compor as aulas do Método e muito úteis para facilitar, dificultar, variar e obter cada vez mais criatividade durante a prática dos exercícios propostos. São centenas de movimentos e variações dependendo dos acessórios disponíveis.

Além de todos esses pontos, os acessórios do MAT Pilates são de fácil manuseio, ótimos para práticas do ar livre ou à domicílio e também possuem um excelente custo benefício para investimento em um studio.

Por isso, trouxe alguns benefícios que seus alunos podem ter ao explorar cada acessório:

Mas antes devo confessar que, como instrutora de MAT Pilates, sou apaixonada em trabalhar com acessórios e adoro explorar cada um deles, pois os materiais proporcionam infinitas possibilidades, variando do nível fácil ao avançado.

E para provar que essas variações podem ser aplicadas com seus alunos de maneira dinâmica, listei 9 acessórios do MAT Pilates que considero importantes para as aulas, e que oferecem mais possibilidade de movimento aos praticantes. Confira a seguir!

9 acessórios do MAT Pilates 

1. FitBall

Um dos acessórios do Pilates mais conhecidos e utilizados, com tamanhos que variam de 45cm a 85cm de diâmetro (podendo ter maiores). 

Tal popularidade pode ser justificada pela variedade de exercícios que pode ser praticado sobre ela, com ela como sobrecarga ou com ela como forma de auxílio.

Veja algumas dicas e cuidados:

  • A bola precisará ser maior se o aluno tiver a amplitude de movimento diminuída;
  • Ao usar a bola, a segurança do paciente deve ser a preocupação primária do instrutor durante todo o tempo;
  • Não tente reparar uma bola estourada, livre-se dela!
  • A melhor precaução para a segurança, é o instrutor conhecer bem o paciente e os exercícios e usar o bom senso;
  • A dor não é um bom motivador, cuidado com ela!
  • Alunos pediátricos: supervisione as crianças o tempo todo, elas podem tentar montar sobre a bola e cair, utilize uma bola de tamanho compatível;
  • Alunos geriátricos: em pacientes da terceira idade é importante evitar quedas, por isso, tenha precaução no tamanho da bola a ser usada e o exercício a ser passado.

O peso e altura do seu paciente deve ser levado em conta na escolha do acessório. Priorize bolas maiores para alunos mais altos. O mesmo critério deve ser aplicado no caso de pessoas obesas.

Confira abaixo as medidas da Fitball de acordo com a altura do seu paciente.

ACESSÓRIOS-DO-PILATES2

Para os instrutores, uma dica muito importante é saber escolher o material de qualidade e resistência, para que o acessório dure por muito tempo.

2. Magic Circle (acessório do MAT criado por Joseph Pilates)

Tamanho único, normalmente feito de metal maleável e borracha por fora. Obtendo apoios nas laterais de espuma ou borracha. 

O Magic é um acessório original, criado por Joseph Pilates e muito usado dentro do Método desde sua criação.

3. Overball 

Com aproximadamente 25cm de diâmetro, a Overball é um excelente acessório para exercícios de pressão e estabilização, e pode ser utilizada murcha ou mais cheia para trabalhar alguns movimentos.

4. Toning Ball 

As toning balls podem ser encontradas em diversos pesos. São feitas de borracha por fora e seu interior é de areia, podendo ser encontradas de outros materiais. Os pesos podem variar entre 0,5kg e 5kg.

5. Foam Roller 

Seu tamanho pode variar de 80 a 90cm, e o material do rolo é feito de espuma ou EVA.

6. Disco de equilíbrio 

Esse acessório pode ser encontrado em material de borracha, com enchimento a ar, como a fitball, ou no modelo de madeira com lixa para não escorregar. Ambos são excelentes.

7. Faixa elástica (excelente acessório do MAT)

As faixas são uns dos acessórios do MAT Pilates com diversos tamanhos e intensidades, diferenciadas pela cor. As faixas que normalmente usamos no Pilates são mais longas. 

8. Magic Wheel 

Esse acessório é muito conhecido no mundo da yoga, mas também muito utilizado dentro do Método Pilates. Normalmente o material é de plástico para melhor mobilidade nos exercícios.

9. Bastão 

O bastão normalmente é visto em aulas dentro do aparelho barrel, mas pode ser um excelente acessório do MAT

Na maioria das vezes é de madeira, bem leve, encapado de plástico. Seu comprimento deve ser de, no máximo, 90cm.

Conclusão

Os acessórios do MAT Pilates podem (e devem) ser bem explorados e utilizados, se transformando em excelentes aliados para potencializar as aulas dentro do seu studio.

A combinação de acessórios com os aparelhos oferece aos instrutores uma ampla possibilidade de exercícios, aulas dinâmicas, além de criatividade nos movimentos.

Por isso, uma dica valiosa é explorar a utilização desses materiais, que não são tão caros, fáceis de serem encontrados em lojas online ou física, e proporcionam movimentos para serem aplicados aos pacientes, mesmo para aqueles que possuem alguma patologia.

Isso significa que a criatividade e o conhecimento acerca do Método e dos acessórios do MAT Pilates serão os grandes pilares para que as aulas possuam dinamismo e tragam os resultados esperados.

Referências Bibliográficas

Tudo o que você sempre quis saber sobre acessórios de Pilates (+6 exercícios incríveis) Por Revista Pilates – 29/04/2017 (https://revistapilates.com.br/acessorios-de-pilates/)

21 Exercícios para aulas de Pilates com acessórios que você precisa conhecer! (https://blogpilates.com.br/aulas-de-pilates-com-acessorios/)

MAT Pilates com acessórios: tudo o que você precisa saber sobre! (https://blogpilates.com.br/exercicios-de-mat-pilates-com-acessorios/)

Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas – 12 agosto 2021

Edição Português por Carolyn Kisner (Autor), Lynn Allen Colby (Autor), John Borstad (Autor).


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.