Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os acessórios do MAT Pilates são excelentes aliados para compor as aulas do Método e muito úteis para facilitar, dificultar, variar e obter cada vez mais criatividade durante a prática dos exercícios propostos. São centenas de movimentos e variações dependendo dos acessórios disponíveis.

Além de todos esses pontos, os acessórios do MAT Pilates são de fácil manuseio, ótimos para práticas do ar livre ou à domicílio e também possuem um excelente custo benefício para investimento em um studio.

Por isso, trouxe alguns benefícios que seus alunos podem ter ao explorar cada acessório:

Mas antes devo confessar que, como instrutora de MAT Pilates, sou apaixonada em trabalhar com acessórios e adoro explorar cada um deles, pois os materiais proporcionam infinitas possibilidades, variando do nível fácil ao avançado.

E para provar que essas variações podem ser aplicadas com seus alunos de maneira dinâmica, listei 9 acessórios do MAT Pilates que considero importantes para as aulas, e que oferecem mais possibilidade de movimento aos praticantes. Confira a seguir!

9 acessórios do MAT Pilates 

1. FitBall

Um dos acessórios do Pilates mais conhecidos e utilizados, com tamanhos que variam de 45cm a 85cm de diâmetro (podendo ter maiores). 

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
 INSCREVA-SE AGORA

Tal popularidade pode ser justificada pela variedade de exercícios que pode ser praticado sobre ela, com ela como sobrecarga ou com ela como forma de auxílio.

Veja algumas dicas e cuidados:

  • A bola precisará ser maior se o aluno tiver a amplitude de movimento diminuída;
  • Ao usar a bola, a segurança do paciente deve ser a preocupação primária do instrutor durante todo o tempo;
  • Não tente reparar uma bola estourada, livre-se dela!
  • A melhor precaução para a segurança, é o instrutor conhecer bem o paciente e os exercícios e usar o bom senso;
  • A dor não é um bom motivador, cuidado com ela!
  • Alunos pediátricos: supervisione as crianças o tempo todo, elas podem tentar montar sobre a bola e cair, utilize uma bola de tamanho compatível;
  • Alunos geriátricos: em pacientes da terceira idade é importante evitar quedas, por isso, tenha precaução no tamanho da bola a ser usada e o exercício a ser passado.

O peso e altura do seu paciente deve ser levado em conta na escolha do acessório. Priorize bolas maiores para alunos mais altos. O mesmo critério deve ser aplicado no caso de pessoas obesas.

Confira abaixo as medidas da Fitball de acordo com a altura do seu paciente.

ACESSÓRIOS-DO-PILATES2

Para os instrutores, uma dica muito importante é saber escolher o material de qualidade e resistência, para que o acessório dure por muito tempo.

2. Magic Circle (acessório do MAT criado por Joseph Pilates)

Tamanho único, normalmente feito de metal maleável e borracha por fora. Obtendo apoios nas laterais de espuma ou borracha. 

O Magic é um acessório original, criado por Joseph Pilates e muito usado dentro do Método desde sua criação.

3. Overball 

Com aproximadamente 25cm de diâmetro, a Overball é um excelente acessório para exercícios de pressão e estabilização, e pode ser utilizada murcha ou mais cheia para trabalhar alguns movimentos.

4. Toning Ball 

As toning balls podem ser encontradas em diversos pesos. São feitas de borracha por fora e seu interior é de areia, podendo ser encontradas de outros materiais. Os pesos podem variar entre 0,5kg e 5kg.

5. Foam Roller 

Seu tamanho pode variar de 80 a 90cm, e o material do rolo é feito de espuma ou EVA.

6. Disco de equilíbrio 

Esse acessório pode ser encontrado em material de borracha, com enchimento a ar, como a fitball, ou no modelo de madeira com lixa para não escorregar. Ambos são excelentes.

7. Faixa elástica (excelente acessório do MAT)

As faixas são uns dos acessórios do MAT Pilates com diversos tamanhos e intensidades, diferenciadas pela cor. As faixas que normalmente usamos no Pilates são mais longas. 

8. Magic Wheel 

Esse acessório é muito conhecido no mundo da yoga, mas também muito utilizado dentro do Método Pilates. Normalmente o material é de plástico para melhor mobilidade nos exercícios.

9. Bastão 

O bastão normalmente é visto em aulas dentro do aparelho barrel, mas pode ser um excelente acessório do MAT

Na maioria das vezes é de madeira, bem leve, encapado de plástico. Seu comprimento deve ser de, no máximo, 90cm.

Conclusão

Os acessórios do MAT Pilates podem (e devem) ser bem explorados e utilizados, se transformando em excelentes aliados para potencializar as aulas dentro do seu studio.

A combinação de acessórios com os aparelhos oferece aos instrutores uma ampla possibilidade de exercícios, aulas dinâmicas, além de criatividade nos movimentos.

Por isso, uma dica valiosa é explorar a utilização desses materiais, que não são tão caros, fáceis de serem encontrados em lojas online ou física, e proporcionam movimentos para serem aplicados aos pacientes, mesmo para aqueles que possuem alguma patologia.

Isso significa que a criatividade e o conhecimento acerca do Método e dos acessórios do MAT Pilates serão os grandes pilares para que as aulas possuam dinamismo e tragam os resultados esperados.

Referências Bibliográficas

Tudo o que você sempre quis saber sobre acessórios de Pilates (+6 exercícios incríveis) Por Revista Pilates – 29/04/2017 (https://revistapilates.com.br/acessorios-de-pilates/)

21 Exercícios para aulas de Pilates com acessórios que você precisa conhecer! (https://blogpilates.com.br/aulas-de-pilates-com-acessorios/)

MAT Pilates com acessórios: tudo o que você precisa saber sobre! (https://blogpilates.com.br/exercicios-de-mat-pilates-com-acessorios/)

Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas – 12 agosto 2021

Edição Português por Carolyn Kisner (Autor), Lynn Allen Colby (Autor), John Borstad (Autor).