Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Certamente você já ouviu falar sobre os benefícios de se fazer yoga em casa. É um dos mais populares exercícios atualmente, visto que combina a movimentação física, a meditação e respiração em uma única atividade. O yoga é perfeito para ser feito a qualquer momento do dia e é excelente tanto para quem tem uma rotina agitada como para quem nunca fez um exercício físico na vida.

O yoga é um exercício indiano que se popularizou nos Estados Unidos há pelo menos um século atrás. Desde então, tem feito diversos adeptos no mundo inteiro. O yoga pode ajudar no controle da ansiedade, depressão, sistema cardiovascular e respiratório e no controle do sono. Também auxilia na resistência física, equilíbrio, memória e coordenação motora. E aí, acha que vale a pena a tentativa?

Este artigo foi preparado especialmente para quem quer ter uma qualidade de vida melhor. Se você quer incluir uma rotina de exercícios simples durante o dia para uma vida mais saudável, não deixe de considerar o yoga como uma excelente opção para começar. 

Apesar de ser aparentemente mais simples do que os exercícios mais conhecidos, como corrida ou bicicleta, o yoga também requer alguns cuidados. Se você começar de qualquer forma, pode sobrecarregar seu corpo e até ter alguma torção ou luxação. 

Considere alguns aspectos como tipo de exercício que irá fazer, bem como tempo, rotina, local, roupa apropriada e acessórios.

Veja agora algumas dicas para começar a fazer yoga em casa e experimente!

8 dicas de como iniciar a prática do yoga em casa

1. Tenha um bom tapete de yoga

Sem dúvida nenhuma você já ouviu falar em tapete de yoga ou Mat, como é conhecido. Assim como o próprio exercício, existe uma infinidade de opções disponíveis no mercado e algumas delas vão se adaptar perfeitamente ao seu caso. 

A primeira regra é não comprar um tapete menor do que você, já que o objetivo dele é amortecer o impacto dos movimentos. Escolha um de espessura equilibrada, algo em torno de 5mm. 

Também não escolha um material de baixa qualidade porque vai esfarelar rápido. E sempre lembre de higienizar seu tapete todas as vezes que o utilizar, já que com certeza você não quer pegar alergias por conta de bactérias e outros agentes causadores de doenças. 

Caso esteja em dúvidas sobre como escolher o melhor tapete para praticar suas posições, não deixe de conferir os 10 melhores tapetes de yoga de 2022.

2. Escolha o melhor tipo de yoga para você

Sabia que existem tipos diferentes de yoga? Dependendo do seu objetivo, é importante que você escolha o tipo que mais se adapta ao seu organismo, à sua rotina e ao seu objetivo. Não queira começar com o exercício pesado de primeira, principalmente se for iniciante no mundo das atividades físicas. Comece aos poucos e veja o quanto seu corpo vai naturalmente se adaptando.

Os 7 tipos de yoga são: 

  • Ashtanga yoga (tipo mais intenso);
  • Babyoga (voltado para mães grávidas ou com bebês pequenos);
  • Hatha yoga (tipo mais leve voltado para iniciantes);
  • Iyengar yoga (tipo voltado para correção postural);
  • Kundalini yoga (voltado para concentração e meditação);
  • Vinyasa yoga (parecido com uma coreografia, é voltado para reduzir o estresse e a ansiedade);
  • Yoga restaurativa (prioriza o relaxamento físico e mental).

3. Leia sobre a yoga

Assim como qualquer outro aspecto que vá influenciar sua saúde, é importante não tomar nenhuma decisão sem estar informado. Procure ler sobre o que é a yoga, os benefícios da prática constante e veja depoimentos de pessoas que começaram a praticar yoga em casa ou em centros especializados. 

Veja também os benefícios emocionais e mentais da prática. Você certamente vai se animar com essas perspectivas e querer começar hoje mesmo.

4. Preste atenção no seu corpo

Não adianta você começar uma rotina de exercícios sem respeitar seu próprio organismo. Logo vai ficar cansativo e estressante, e você facilmente irá perder a motivação. Além disso, inserir uma rotina de exercícios pesados para você em uma rotina corrida também não vai trazer ganho – vai ser um estresse e uma fonte de ansiedade para você. 

Comece com uma rotina de exercícios simples e moderados, e vá incrementando aos poucos. Também insira a yoga em um horário que você esteja mais relaxado, já que o objetivo também é acabar o estresse mental e emocional. 

5. Comece aos poucos

Já mencionamos neste artigo, mas vale a pena ressaltar: comece a fazer yoga em casa aos poucos. Não tento de início fazer os exercícios que um praticante de muito tempo faz, porque isso pode lhe causar lesões sérias além de comprometer toda sua motivação a longo prazo. 

Uma dica é atacar um problema de cada vez. Por exemplo, se você sente muitas dores na coluna, pode começar praticando hatha yoga, para se acostumar e depois de um mês ou dois incrementar o iyengar yoga. 

Pense em yoga como uma escada com degraus – subir de dois em dois cansa mais rapidamente do que subir de um em um degrau em um ritmo mais confortável. Comece aos poucos e não ultrapasse os limites do seu corpo.

6. Tenha um bom espaço para praticar yoga em casa

Antes de mais nada, é importante que você saiba que qualquer pessoa pode começar a fazer yoga em casa. Não requer um espaço muito grande, mas precisa ter espaço o suficiente para você se movimentar com certo conforto. 

Procure um lugar silencioso ou com menos distrações possível, já que o primeiro objetivo é a concentração. Você pode também afastar os móveis para ganhar um pouco mais de espaço de movimentação. Além disso, coloque um perfume ou óleo essencial para ter ainda mais a sensação de relaxamento e bem-estar. 

7. Use roupas confortáveis

Ninguém merece fazer exercício, ainda mais de relaxamento, com uma roupa desconfortável, não acha?! É exatamente por isso que existem várias marcas especializadas em tecidos e cortes apropriados para roupas de praticantes de yoga, e o melhor de tudo é que são confortáveis e de valores acessíveis. 

Via de regra, a roupa de yoga precisa ser confortável, flexível e de tecido leve. Bodys, macacões de elastano ou malha, calças leggings e tops desses mesmos tecidos são considerados ideais. Escolha um tamanho que se adapte a você. Lembre que o objetivo é alcançar a paz mental e não estar em um desfile de moda. 

8. Coloque uma música de fundo para fazer yoga em casa

É claro que uma parte fundamental de qualquer atividade física é sua seleção musical. E felizmente, os vários aplicativos de música streaming disponíveis já possuem playlists específicas de yoga. 

São músicas mais calmas, que irão lhe ajudar na concentração, meditação e até nos ritmos dos exercícios que realizar. Procure se concentrar na música, em seus tons e na sua respiração. Você verá em primeira mão os benefícios da concentração. 

Conclusão

Gostou desse artigo? Esperamos que ele tenha lhe ajudado a saber um pouco mais sobre como funciona o yoga e os benefícios da prática em casa. 

Conforme você viu, é um exercício que aplicado no dia a dia pode sem dúvida alguma lhe trazer certa medida de paz e relaxamento no meio dessa rotina caótica que vivemos. 

Aplique todas as nossas dicas e se beneficie desse exercício tão prático e calmo! Você ganhará em qualidade de vida, saúde, autoestima e bem-estar. 

Para mais dicas de exercícios e que facilitem o seu cotidiano, acesse o Portal Vida Livre.

Aprenda 30 exercícios novos de MAT Pilates sem precisar de nenhum equipamento ou acessório. Crie movimentos novos sem o uso de aparelhos e saiba como aprimorar suas aulas! Baixe o e-book gratuitamente, disponibilizado pelo Grupo VOLL.

Clique aqui e tenha acesso exclusivo!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.