Você sabe como realizar um bom agachamento?
Mesmo este movimento sendo um dos mais comuns em nosso dia a dia, muitas vezes nós não realizamos da maneira correta e saudável para o nosso corpo.
É praticamente impossível ter aulas de Treinamento Funcional sem realizar algum tipo de agachamento. Porém, é muito importante saber realizá-lo adequadamente, aproveitando cada um dos muitos benefícios proporcionados, principalmente ao ativar as musculaturas corretas e trabalhar diferentes articulações.
Nesta matéria você irá encontrar as melhores dicas para realizar o agachamento da melhor maneira possível. Continue lendo e confira todos os detalhes!
Um movimento completo
O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos do Treinamento Funcional, principalmente por ser um movimento multiarticular e funcional. Ao realizá-lo, as musculaturas mais trabalhadas são:
- Glúteo máximo;
- Quadríceps femoral;
- Tríceps sural;
- Isquiotibiais.
Já as articulações mais trabalhadas são:
- Tornozelo.
Ao realizar o agachamento corretamente e respeitando os limites de cada aluno, os benefícios e bons resultados irão refletir também em muitas das atividades diárias do aluno. Por isso, é muito importante que uma avaliação precisa seja feita, assim como o planejamento das aulas.
Os principais tipos de agachamento
Além de ser completo, o agachamento é um exercício muito diverso. Entre as suas principais variações, nós temos:
- Agachamento parcial;
- Agachamento Air Squat;
- Agachamento com Kettlebell (Goblet Squat);
- Agachamento sumô;
- Agachamento com barra baixa;
- Agachamento frontal;
- Agachamento de arranque;
- Agachamento com salto;
- Agachamento Hack com barra;
- Agachamento Zercher.
Como realizar um bom agachamento?
No vídeo abaixo você poderá conferir as melhores dicas.
Conclusão
Um dos principais e mais populares exercícios, seja do Método Pilates ou do Treinamento Funcional, o agachamento é repleto de benefícios para o corpo humano, principalmente por ser frequentemente realizado em atividades comuns do dia a dia, como sentar, pegar um objeto no chão e muitas outras.
Lembre-se que para realizar qualquer um dos tipos de agachamento é necessário ativar todas as musculaturas corretamente e com segurança.