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Você sabe como realizar um bom agachamento?

Mesmo este movimento sendo um dos mais comuns em nosso dia a dia, muitas vezes nós não realizamos da maneira correta e saudável para o nosso corpo.

É praticamente impossível ter aulas de Treinamento Funcional sem realizar algum tipo de agachamento. Porém, é muito importante saber realizá-lo adequadamente, aproveitando cada um dos muitos benefícios proporcionados, principalmente ao ativar as musculaturas corretas e trabalhar diferentes articulações.

Nesta matéria você irá encontrar as melhores dicas para realizar o agachamento da melhor maneira possível. Continue lendo e confira todos os detalhes!

Um movimento completo

O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos do Treinamento Funcional, principalmente por ser um movimento multiarticular e funcional. Ao realizá-lo, as musculaturas mais trabalhadas são:

  • Glúteo máximo;
  • Quadríceps femoral;
  • Tríceps sural;
  • Isquiotibiais.

Já as articulações mais trabalhadas são:

  • Tornozelo.

Ao realizar o agachamento corretamente e respeitando os limites de cada aluno, os benefícios e bons resultados irão refletir também em muitas das atividades diárias do aluno. Por isso, é muito importante que uma avaliação precisa seja feita, assim como o planejamento das aulas.

Os principais tipos de agachamento

Além de ser completo, o agachamento é um exercício muito diverso. Entre as suas principais variações, nós temos:

  • Agachamento parcial;
  • Agachamento Air Squat;
  • Agachamento sumô;
  • Agachamento com barra baixa;
  • Agachamento frontal;
  • Agachamento de arranque;
  • Agachamento com salto;
  • Agachamento Hack com barra;
  • Agachamento Zercher.

Como realizar um bom agachamento?

No vídeo abaixo você poderá conferir as melhores dicas.

Conclusão

Um dos principais e mais populares exercícios, seja do Método Pilates ou do Treinamento Funcional, o agachamento é repleto de benefícios para o corpo humano, principalmente por ser frequentemente realizado em atividades comuns do dia a dia, como sentar, pegar um objeto no chão e muitas outras.

Lembre-se que para realizar qualquer um dos tipos de agachamento é necessário ativar todas as musculaturas corretamente e com segurança.