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Realizar exercícios físicos é uma das atividades mais recomendadas por médicos e psicólogos. Agiliza a mente, fortalece os músculos e gera endorfinas, hormônios da felicidade. 

Podemos encontrar inúmeras modalidades para todos os gostos. Mas nada se compara a intensidade dos benefícios psicológicos proporcionado pelo Pilates para a mente

Apesar de aparente suavidade dos movimentos, os exercícios de Pilates fazem com que o corpo não só alongue e se fortifique de forma integrada e individualizada. 

Por privilegiar exercícios de baixo impacto e poucas repetições, a técnica proporciona resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e das articulações. Além disso, o Método também serve de escudo contra estresse e a fadiga.

Está esperando o quê? Continue lendo esta matéria e conheça todos os benefícios do Pilates para a mente!

Origem e princípios do Método 

O Método Pilates surgiu no começo do século XIX pelas mãos de Joseph Hubertus Pilates. No início foi chamado de Contrologia, devido à necessidade de usar a mente para controlar o corpo, já que buscava ao mesmo tempo, a harmonia e o equilíbrio entre ambos.

O Pilates é uma atividade muito atrativa justamente pelo fato de envolver a concentração, respiração e fluidez em sua prática, gerando assim o autoconhecimento e o autocontrole. 

Os principais fundamentos nos quais o Pilates se baseia são:

  • Concentração: a fim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente, é ela que comanda a ação.
  • Controle: o domínio muscular preconizado pelo Método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais.
  • Centro de Força: abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de “ casa de força”. Toda energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades.
  • Fluidez:: no Pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. Pelo contrário, eles são fluidos como um longo passo ou uma valsa.
  • Precisão: a concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade, é condição essencial do Pilates.
  • Respiração: respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.

A razão do sucesso não se deve apenas à incrível melhora física nos praticantes, mas também aos seus enormes benefícios psicológicos proporcionado pelo Pilates para mente. Aqueles que praticam o Método afirmam se sentir muito melhores a nível psicológico e emocional.

“A saúde é um estado normal. É um dever não só consegui-lo, mas também mantê-la” – Joseph Pilates

Benefícios do Pilates para a mente

Após o início de qualquer atividade física  é normal notar a melhora da disposição e da qualidade do sono. No entanto, o Pilates alivia a tensão e o estresse, expandindo consciência e integrando corpo e mente.

“O Pilates incita a força de vontade, o desejo, o impulso de realizar coisas e a convicção de que você pode alcançar seus objetivos” – Inélia Garcia

Abaixo listamos os 9 benefícios do Pilates para a mente. Confira:

  1. Exercita a capacidade de focar: Durante as aulas de Pilates, é preciso estar muito atento às instruções. Os alunos são ensinados a perceber as sensações produzidas em cada movimento e precisam coordenar os movimentos e a respiração, ficando totalmente focado na atividade. Por conta disso, a concentração é um dos seis princípios básicos dessa técnica. Ou seja, a mente precisa controlar o corpo.
  2. Ajuda dormir melhor: Vários estudos já mostraram que o exercício físico ajuda a regular o sono. O método traz inúmeros benefícios, tanto para corpo, quanto para a mente. Além do mais, pode ser praticado por pessoa de qualquer idade, incluindo gestantes e idosos.
  3. Aumenta a autoestima e a consciência corporal: Melhorando a autoestima, nossa confiança será fortalecida.Ter domínio sobre o corpo só é possível através do domínio da mente. O Pilates nos exige concentração e execução perfeita dos movimentos, tanto para obter resultados quanto para evitar lesões. O Método traz a percepção da evolução e aumenta autoestima através da superação. Movimentos e posturas que, muitas vezes, julgamos impossíveis de realizar, são alcançados com a constância dessa atividade.
  4. Acalma e proporciona equilíbrio emocional: Ao praticar exercícios de respiração e concentração plena, afastamos a tensão e a ansiedade e damos lugar à calma e ao equilíbrio emocional por meio de uma troca quase instantânea. Sai a ansiedade e entra a serenidade.
  5. Estimula a criatividade: Todos sabemos que uma mente aberta e criativa nos permite viver novas e experiências e saber lidar com os problemas e desafios de uma forma mais madura e tranquila.
  6. Treina o cérebro e melhora a cognição: A cada nova atividade que aprendemos,  a parte importante do nosso cérebro é estimulada, desenvolvendo maior aptidão e melhorando o sistema cognitivo.
  7. Melhora a vida sexual: O Método fortalece a região pélvica, a parte inferior das costas e os músculos abdominais, nos permitindo de forma mais fácil e prazerosa chegar ao orgasmo.
  8. Promove a socialização: O Pilates é uma maneira incrível de socializar sem ter que recorrer para aulas em grupo, não aptos para todos. Podendo ser realizado individual, em grupos ou vídeo-aulas em casa.
  9. Estimula a força física e mental:  Como o Método é um tipo de treinamento de força e os exercícios estão associados a algumas mudanças no cérebro, a prática faz com que se fique mais forte físico e mentalmente. Um estudo publicado em 2015, no The Journal of the International Neuropsychological Society, mostrou que  praticantes de que treinam exercícios para fortalecimento, 2 vezes por semana, durante 1 ano, obtiveram melhoras na função executiva e na memória. Além disso, houve menor atrofia do cérebro.

Conclusão

Podemos concluir que o Método Pilates além de estimular o foco e atenção, ajudando no controle emocional, ele colabora também para o fortalecimento e alinhamento corporal – “corpo são, mente sã”. 

Lembre-se que um corpo em movimento é o primeiro passo para um novo estilo de vida, mais saudável e mais equilibrada. 

Hoje em dia, com as novas formas de viver e experienciar o cotidiano, apareceu a necessidade de agregar  e conhecer novas modalidades, e o Pilates é uma das mais completas . 

O estresse, a rotina corrida, o sedentarismo e a automatização, marcas do século XXI, começam a solicitar o corpo de formas diferentes, daí ganhando destaque  para o Método.


























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