Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Que o Método Pilates vem conquistando cada vez mais adeptos, não é novidade né?! Mas hoje vim falar de um grupo especial que cada dia mais vem se inserindo e obtendo melhoras com a prática do Pilates como aliado ao tratamento do Parkinson e síndrome parkinsoniana.

Mas para isso precisamos primeiro conhecer mais sobre essas 2 patologias neurológicas e assim entender quais os benefícios em associar o Pilates ao tratamento do Parkinson. Vamos lá? Acompanhe a seguir e boa leitura!

O que é a doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores e rigidez muscular.

Esse distúrbio causa danos às células nervosas do cérebro fazendo com que os níveis de dopamina caiam, causando alguns sintomas, como:

O que é a síndrome parkinsoniana?

A síndrome parkinsoniana é uma alteração sem causa específica, podendo englobar várias doenças ou efeitos colaterais de alguns medicamentos, porém que em comum apresentam características e sintomas iguais aos do parkinson.

Tratamento do parkinson e da síndrome parkinsoniana

Tanto o parkinson como a síndrome parkinsoniana não tem cura, depende apenas de controlar os sintomas e sua evolução com medicamentos, alimentação, atividade física e acompanhamento de uma equipe multiprofissional. É aqui que o Pilates entra!

O Pilates no tratamento do parkinson

Que o Pilates é um Método completo nós já sabemos, mas agora vou te contar como ele pode ser um grande aliado para esses pacientes/alunos, durante o processo de tratamento e controle dos sintomas do parkinson.

Devido às alterações e necessidades, o Pilates tem como objetivo trabalhar a expansão torácica, coordenação e motricidade, força muscular, alongamento e mobilidade. 

Trazendo, assim, benefícios como mais qualidade de vida, diminuindo e controlando os sintomas e melhorando a movimentação corporal, sem falar que as aulas em grupo ajudam na socialização, reduzindo os riscos de depressão, ansiedade e problemas cognitivos.

Exercícios de Pilates para ajudar no tratamento do Parkinson

  • FootWork series;
  • Running;
  • Stretch Side;
  • Arms Séries;
  • Bridge;
  • Swan;
  • Leg séries;
  • Tower reversa.

Obs: É importante trabalhar a respiração torácica e abdominal como principal objetivo, e depois associar exercícios de mobilidade articular, movimentos de flexão, extensão e rotação da coluna.

Também é possível trabalhar com esses alunos em todos os equipamentos do Pilates, porém, aqui vai uma dica, em 7 anos de atendimento, o aparelho que eles melhor se adaptam e se sentem bem é o Reformer.

Conclusão

O Pilates é um grande aliado no tratamento do parkinson e síndrome parkinsoniana, trazendo mais qualidade de vida e independência, além de aumentar a perspectiva de vida já que consegue agir para reduzir os sintomas e a evolução da doença. 

Lembre-se de avaliar e conduzir a aula conforme a necessidade e o limite de cada pessoa. Esse é um grupo que vem aderindo cada vez mais o Pilates, dessa forma é um diferencial dentro do seu Studio oferecer esse atendimento.

Ana Zucca – Espaço FisioLife – Pilates e Fisioterapia
instagram @espaco.fisiolife


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.