Cada empresa é frequentada por um perfil específico de clientes. Será que seu Studio de Pilates é frequentada pelo público que você escolheu?
Em seu Studio de Pilates você pode oferecer a modalidade para diversos grupos especiais: gestantes, idosos, mulheres, homens, crianças, dentre outros. Isso porque o método Pilates pode ser praticado por todas as pessoas, mas é importante lembrar que nem todas as pessoas praticam Pilates.
Nesse post vamos oferecer dicas para você que tem um Studio de Pilates e quer aumentar seu lucro, sempre visando a qualidade e conforto dos seus clientes. Confira!
Como fazer uma análise do seu Studio de Pilates?
Para verificar qual é seu público atual, você pode começar observando quais as características semelhantes entre seus clientes atuais. Exemplo: qual porcentagem de clientes você tem por faixa etária, sexo, idade, grau de escolaridade. Pode também verificar quantos deles moram na região e quantos trabalham e quais pacotes cada um destes preferem.
Depois de analisar os dados atuais, pode refletir na razão pela qual seu cliente escolheu o seu Studio de Pilates e não o de um concorrente. É importante nessa fase de análise que você descubra o que realmente importa no seu Studio para seus clientes, qual o seu diferencial.
Esse diferencial pode ser a localização, a qualidade do instrutor que seu estúdio oferece, o preço praticado, a grade de horários disponíveis, a flexibilidade de pacotes, a coerência entre profissionais, dentre outros.
A primeira resposta quando se pensa em Pilates é: meu cliente está procurando qualidade, mas vamos lembrar nem todos os estúdios se posicionam concorrendo por qualidade.
Analise por meio de formulário
Se quiser ser mais assertivo nas constatações sobre seu público atual, pode realizar uma pesquisa rápida através de formulários, e até por telefone. Um formulário de no máximo 10 perguntas solicitando notas de 1 a 10 às etapas mais importantes do processo de prestação de serviços, ou seja, da primeira visita do cliente até a finalização de um pacote de aulas, pode te trazer informações que até então você não tinha acesso.
Atenção: A pesquisa deve ser um convite para seu cliente participar do processo de melhoria da qualidade do seu serviço.
Uma das melhores dicas para satisfazer seu cliente e o tornar fiel é ser grato. Para isso inclua algumas palavras de agradecimento o tempo dedicado a responder o formulário citado anteriormente, após analisar cuidadosamente as respostas, peça à sua equipe sugestões para melhorias. Seu colaborador é um grande aliado. Lembre-se de que ele também deseja trabalhar em um ambiente coerente.
Ofereça um retorno ao seu cliente. Especialmente aos que lhe atribuíram notas baixas.
Assim, você terá dados para refletir sobre ajustes e melhorias no serviço que sua empresa oferece. Além disso pode dedicar um tempo para “fechar os ralos”, ou seja, solucionar problemas que levavam seus clientes embora.
É essencial respeitar seus clientes: se não houver intensão real em tornar seu atendimento mais coerente e oferecer um serviço melhor, não faça a pesquisa.
As características do seu atendimento e do marketing que você utiliza influenciam diretamente nas escolhas do seu cliente. Ao criar um perfil coerente para seu estúdio de Pilates você conseguirá atrair e reter o público que você deseja para no seu negócio.
Reclamações são valiosas oportunidades
Engana-se quem pensa que não receber muitas reclamações significa satisfação do cliente. Pesquisas apontam que apenas 4% dos clientes insatisfeitos de uma empresa chegam a reclamar, e os outros nem se dão ao trabalho de fazer a reclamação.
Ou seja, o dono de um estúdio de Pilates com 100 alunos, pode passar meses até que algum cliente decida realizar uma reclamação. Especialmente porque a maioria deles não acredita que as empresas se importam. O que infelizmente é verdade em muitas empresas.
Você pode incentivar seu cliente a reclamar, oferecendo um canal de reclamação como um cartão ou até criando um e-mail específico para isso, como um “reclamaçã[email protected]”.
Um cliente que vem voluntariamente reclamar, na maioria das vezes está nervoso, abaixo segue algumas dicas para lidar com este caso:
- Escute atentamente seu cliente e demonstre interesse genuíno.
- Use sua empatia: coloque-se no lugar desse cliente.
- Educadamente, faça perguntas. Colha detalhes dessa insatisfação.
- Sugira ao menos duas alternativas para solucionar a situação. Lembre-se que você não precisa solucionar imediatamente. Você dizer que vai pensar em uma solução e dê um prazo de resposta. Cumpra o prazo.
- Peça desculpas em nome do estúdio não se enrole nomeando um culpado.
- Solucione o problema.
Valorizando seu Studio de Pilates
Ao definir o que realmente importa para seu cliente, você define o que gera valor para o seu Studio. E ao descobrir quais são as insatisfações dos clientes, você tem a oportunidade de gerar melhorias e reter clientes no atendimento.
Valor é aquilo que você oferece, seus clientes percebem e tornam-se dispostos a pagar por isso. Ao comprar um pacote de Pilates, seus clientes estão pagando por algo além dos 60 minutos de aula, algo a mais que seu Studio pode oferecer como: saúde, disposição, condicionamento, um ambiente agradável, qualidade de vida, novos amigos, dentre outros.
Depois de posicionar-se e “fechar os ralos” do seu atendimento, pode pensar na prospecção de novos clientes e também em explorar seu cadastro de clientes inativos. Enumere os pontos melhorados e convide seu cliente para dar uma segunda chance ao seu estúdio. Você também pode fazer a pesquisa com seus clientes antigos: novamente, escute as reclamações e aprenda com seu cliente.
Concluindo
Essa reflexão vai te ajudar no aprimoramento de sua campanha de vendas. Além de se capacitar melhor para atender um determinado tipo de cliente, te ajuda a definir uma “cara” para o seu Studio de Pilates.
Depois dessa cabe a você começar a inovar e valorizar seu Studio da melhor maneira possível, fortalecer a imagem do seu negócio será capaz de atrair clientes mais identificados com a missão da sua empresa!
Show.
Eu ja estava procurando a muito tempo por informações como essa. Parabens pelo site e por seu conteúdo que achei muito relevante. Obrigado
Interessante.
muito bom o seu aritgo