Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabia que os cuidados com a madeira dos equipamentos de Pilates precisam de uma atenção especial? Isso porque as estruturas de todos esses aparelhos vêm de uma matéria prima-natural.

Por isso, eles podem apresentar diferenças de tonalidade, veios e desenhos próprios (que cá pra nós, são lindos demais).

Você que é dono de Studio ou instrutor de Pilates, sabe como manter os cuidados com a madeira e prolongar a durabilidade dos principais aparelhos do Método, como o Reformer, Cadillac, Chair e Barrel?

Neste texto separamos 4 dicas do que não se deve fazer para que essas estruturas fiquem protegidas por mais tempo. Confira a seguir!

4 dicas para manter os cuidados com a madeira em dia

Para manter os cuidados com a madeira dos seus aparelhos de Pilates e, consequentemente, protegê-las do processo de envelhecimento natural, algumas dicas são essenciais.

1. Mantenha longe de lugares úmidos

Água em excesso pode prejudicar a durabilidade do seu equipamento. Além de sempre manter os aparelhos em locais secos e arejados, os cuidados com a madeira devem incluir um pano úmido, desde que seja seco logo em seguida.

2. Evite radiação solar direta

Nunca, em hipótese alguma, deixe seus equipamentos expostos ao tempo ou em local com coberturas transparentes, pois os danos podem ser graves. 

O envelhecimento natural das peças é acelerado pela ação da temperatura e umidade natural do ar, principalmente pelo sol direto. Dessa forma, podem surgir pequenas rachaduras e fissuras. 

Portanto, água, calor e raios uv naturais ou artificiais podem provocar descolamento e alteração na coloração da madeira e do verniz, e devem ser evitados ao máximo.

3. Não utilize produtos abrasivos

Como já vimos em outra matéria, o álcool, além de não ser tão eficiente como você pensa, é altamente abrasivo e certamente vai danificar os equipamentos, encurtando a vida útil deles.

Por isso, ao manter os cuidados com a madeira, dê preferência por uma limpeza com água e sabão neutro. E nada de passar óleo de peroba ou lustra-móveis.

4. Os cuidados com a madeira incluem manutenção em dia

O “vai e vem” da madeira, principalmente após uma dia, resulta em parafusos frouxos e desníveis estruturais. Realizar as manutenções preventivas nos equipamentos regularmente é essencial, pois, dessa forma, é possível se antecipar aos problemas, além de evitar acidentes e danos, muitas vezes irreversíveis, às vidas e às máquinas.

A revisão deve ser considerada um investimento em prevenção, saúde e segurança. É uma questão de responsabilidade com você e seus clientes.

Conclusão

As madeiras dos equipamentos de Pilates, normalmente, são de reflorestamento. Ou seja: são provenientes de florestas plantadas para serem utilizadas e repostas por outras. 

Depois de beneficiadas, elas passam por um processo de tratamento, para evitar que qualquer tipo de praga, como os cupins, cheguem perto.

Mas, para que essa matéria-prima tenha uma vida útil prolongada, de nada adianta se os cuidados com a madeira não forem mantidos, como frisamos nesta matéria.

Os aparelhos do Grupo VOLL contam com a FIX-UP, a maior empresa voltada à manutenção dos equipamentos de Pilates de todas as marcas e modelos. 

Se você também precisa manter seus equipamentos em pleno funcionamento, bem ajustados e com qualidade de serviço, entre em contato com a FIX-UP e ofereça mais conforto aos seus alunos. Basta clicar aqui e agendar o procedimento!