Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Elizabeth Larkam é um dos grandes nomes do universo do Pilates, sendo a maior autoridade em Pilates para Reabilitação do mundo. Se você trabalha ou pretende trabalhar com Pilates, sem dúvida alguma, ela é uma das grandes lendas do método que você tem literalmente a obrigação de conhecer.

Ela é internacionalmente reconhecida como uma inovadora da educação do movimento e uma estudiosa compulsiva. São 33 anos dedicados ao estudo do movimento e Pilates e aqui trazemos detalhes do seu trabalho.

Assim, o Blog Pilates não poderia deixar de traçar o perfil dessa profissional incrível, então, nesta matéria reunimos tudo o que você precisa saber sobre ela, além de sua jornada no Método Pilates.

E aí, preparado para conhecer Elizabeth Larkam?

1º Contato com o Pilates

Em 1985, Elizabeth dava aulas de Dança na Universidade de Standford, local onde ela obteve seu diploma.

Um Centro de Medicina da Dança foi aberto dentro de um Centro Esportivo no Hospital San Francis e ela foi até lá tratar uma lesão que sofreu com apenas 15 anos, quando jogava futebol.

Depois, por um de seus colegas de sala descobriu que existia um local específico para tratar lesões de profissionais da dança e no mesmo dia marcou uma sessão.

E foi aí que sua vida mudou. Ela então descobriu que este lugar que tratava dançarinos, oferecia na verdade um trabalho chamado “Contrologia” e lá trabalhava nada mais nada menos que Ron Fletcher – Elder de Joseph Pilates, ou seja, um professor treinador pelo próprio Joseph Pilates – depois de curada da lesão, ela foi treinada por Ron Fletcher e, até contratada naquela companhia.

O responsável pelo Centro de Medicina da Dança queria profissionais da dança, que pudessem falar a língua de outros desses profissionais lesionados, para obter uma melhor resposta no tratamento. Então, queria que todos eles se tornassem Instrutores de Pilates, para poderem contribuir como membros daquela equipe.

Nós éramos os clínicos não licenciados, mas éramos educadores do movimento. E nós fomos acolhidos como parte da equipe que primeiramente estava trabalhando com profissionais da dança, depois com reabilitação, depois com atletas, e então com pessoas com problemas ortopédicos e lesões cerebrais.

Elizabeth Larkam

Crédito: https://www.pilatesanytime.com/

Assim, além de Instrutora de Pilates, Elizabeth Larkam aprendeu com os melhores fisioterapeutas, treinadores esportivos, cirurgiões e ortopedistas, e com isso se apaixonando cada vez mais sobre reabilitação e movimento.

Fora tudo isso, ela já conhecia as dificuldades em sua própria casa. Elizabeth tem uma irmã 5 anos mais nova que sofreu sérios problemas no parto e por isso não consegue nem mesmo se comunicar ou se alimentar sozinha.

Dessa forma, ela conseguiu desde cedo compreender melhor as dificuldades das pessoas e seus pacientes e sentiu que esta conexão que teve com sua irmã a ajudaram tremendamente com as habilidades que desenvolveu durante todos esses anos. Ela diz que poder ajudar a sua irmã e seus pacientes foram a sua maior recompensa de vida.

Heroes in Motion

Crédito: https://www.heroesinmotion.org/

Em 2008, Elizabeth Larkam foi convidada para conhecer o Hospital da Marinha dos Estados Unidos, em San Diego. Mike Podlenski, um fisioterapeuta que havia feito um curso com Elizabeth, era um dos responsáveis por uma equipe de reabilitação para soldados vindos da guerra do Iraque e Afeganistão.

Mike se lembrou de todas as vantagens e o poder de recuperação do Método Pilates, e quis manter contato com Elizabeth.

Então, Mike me convidou para ser mentora de alguns fisioterapeutas, e quando eu tive a oportunidade de visitar o hospital, eu estava repleta de entusiasmo e gratidão. Todos esses anos de treinamento, todo esse trabalho no hospital com pacientes que possuem próteses, todo esse trabalho tinha uma razão para existir, onde poderia ser usado efetivamente hora após hora, dia após dia, para pessoas que realmente precisavam que isso fizesse uma diferença na forma que eles passam pela vida.

Elizabeth Larkam

Crédito: https://www.pilatesanytime.com/

Assim, esses foram os primeiros passos para o Heroes in Motion, projeto criado para tratar pacientes acometidos por diferentes problemas, que causam desafios de movimentos e locomoção. O projeto atende soldados feridos em guerras, assim como pacientes com amputações, problemas neurológicos e lesões na medula espinhal.

Após o encontro em San Diego, Elizabeth e Mike mantiveram contato e estavam sempre compartilhando ideias para exercícios e sequências de movimentos no ambiente do Pilates, que seriam úteis para os pacientes e clientes.

Nesse meio tempo, ela foi convidada para a Dinamarca, onde algumas pessoas trabalhavam com soldados dinamarqueses que haviam voltado da Guerra no Afeganistão. Na mesma viagem, ela fez uma visita educativa à Tel Aviv, onde existe um Centro de Pilates para Veteranos de Guerra.

Elizabeth Larkam teve a oportunidade de ministrar palestras sobre Pilates e reabilitação nesse centro, e eles mantiveram contato, levando adiante esse trabalho. Quando a revista Pilates Style fez uma matéria, chamou a atenção da PMA – Pilates Method Alliance e de Elizabeth Anderson, a presidente da PMA.

Então, esta a ofereceu que a Pilates Method Alliance fosse a ”casa” deste projeto tão lindo, e foi assim que o Heroes in Motion foi criado em 2012, e segue até hoje ajudando e reabilitando pacientes com condições especiais de movimento.

Elizabeth foi tremendamente homenageada por seguir este projeto adiante e contribuir tanto com a reabilitação de centenas de pessoas no mundo todo através deste projeto.

Fatos Importantes sobre Elizabeth Larkam

1) Elizabeth Larkam é PMA Gold Certified da Pilates Method Alliance há 13 anos – a maior e mais importante organização de Pilates.

2) Foi condecorada em 2010 com a Medalha da Sociedade Dinamarquesa de Medicina Militar em reconhecimento à seus esforços para aprimorar a reabilitação de soldados feridos através do Método Pilates.

3) É co-fundadora da Polestar Education, que hoje atua em dezenas de países, considerada uma das mais renomadas Escolas de Pilates do Mundo.

4) Ela criou o renomado Curso de Educação Continuada da Balanced Body ”Estratégias de Movimento” – que prepara Instrutores de Pilates com excelência para o mundo, e desenvolveu protocolos de Pilates para diagnósticos ortopédicos da coluna e de dores crônicas.

5) Ministra Cursos em todo o mundo como Mentora e Master Teacher da Balanced Body.

6) Como Diretora da Pilates&Beyond no Western Athletic Clubs (2000-2010), desenvolveu o internacionalmente aclamado ”Mind and Body Center” junto com o San Francisco Bay Club, onde trabalhou como Diretora do Pilates&Yoga.

7) Master Education na Universidade de Standford na Califórnia – USA

8) Editora da Revista Pilates Style

9) Como especialista em Pilates, trabalhou para o San Francisco Ballet e o Cirque Du Soleil.

10) Elizabeth Larkam é autora do livro ”Fascia in Motion” lançado em Janeiro de 2016.

Concluindo…

Elizabeth Larkam tem uma jornada incrível no Pilates, e sua autoridade em reabilitação vem de diversos anos estudando sobre o assunto, e tratando pacientes com dificuldade motora e de locomoção.

E você, já conhecia essa profissional incrível? Conta pra gente nos comentários!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.