Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Dia 29 de Outubro é o Dia Mundial do AVC, uma data especial para conscientizar sobre os riscos que essa patologia pode trazer às pessoas. O AVC – também é conhecido popularmente como derrame cerebral -, pode ser de dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico.

As principais sequelas de origem do AVC são os défices neurológicos que podem refletir em todo o corpo, uni ou bilateralmente, dependendo da localização e do tamanho da lesão cerebral. Vamos aprender mais?

Dia Mundial do AVC

O Doa Mundial do AVC é uma campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Federação Mundial de Neurologia. O AVC aparece como a 2ª causa de morte no mundo.

Entre suas sequelas, a maior se apresenta como a incapacidade neurológica, dependente de cuidados de reabilitação.

O Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro. Podendo provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas.

Para alertar sobre os riscos do AVC e mostrar que o Pilates pode ser um ótimo aliado na reabilitação, nós do Blog Pilates separamos os artigos mais lidos sobre o assunto no nosso blog! Vamos ver quais são?

#5 – Tudo sobre Pilates nas Patologias Neurológicas

A primeira matéria que selecionamos para esse Especial Dia Mundial do AVC, foi publicada recentemente, em Agosto de 2018. Escrito pelo fisioterapeuta Cleiton, o texto abrange algumas das principais Patologias Neurológicas existentes e como tratá-las com Pilates.

Cleiton expões os efeitos que o AVC tem sobre o paciente e como auxiliá-lo no trato da Incontinência Urinária e Fecal, Problemas Sensoriais e Perda do Controle Voluntário dos Movimentos Normais.

Informações Gerais

  • Autor: Cleiton
  • Data da Publicação: 9 de Agosto de 2018

#4 – Pilates no Processo de Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

A 4ª matéria mais acessada sobre AVC no nosso Blog foi escrita pelo fisioterapeuta David Pereira Maciel. No artigo, David diz quais são os grupos de risco mais propensos a terem AVC, além dos fatores que contribuem para incidência da doença, como:

A incidência dos AVCs aumenta devido ao mau estilo de vida, poluição ambiental e estresse excessivo em sociedades de ritmo acelerado.

Informações Gerais

#3 – Método Pilates no Tratamento das Sequelas de AVC

Escrito pela fisioterapeuta Renata Kirilo, o texto “Método Pilates no Tratamento das Sequelas de AVC”, mostra ocmo utilizar o Pilates no pós AVC.

O Pilates proporciona controle e fortalecimento muscular, ambos afetados após um AVC. Desta forma o Método se torna um importante complemento para a recuperação das sequelas.

Como os resultados através do Pilates tendem a aparecer mais rápido, o paciente também melhora o seu psicológico.  Aumentando sua autoestima e confiança, dessa forma torna-se mais ativo e participativo no tratamento.

Informações Gerais

#2 – Pilates e AVC: Guia com tudo o que você PRECISA saber!

A 2ª matéria mais acessada que separamos nesse Especial Dia Mundial do AVC, é um Guia Completo com tudo o que você precisa saber! Nesse texto, o fisioterapeuta Ivan França explica quais os dois tipos de AVC, suas características e sequelas que deixam no paciente.

Além disso, ele ainda dá algumas dicas de exercícios de Pilates para reabilitação do AVC e como utilizá-los! Dá uma olhadinha!

Informações Gerais

  • Autor: Ivan França
  • Data da Publicação: 12 de Abril de 2017

#1 – Benefícios do Pilates no tratamento do AVC

Nesta matéria, a fisioterapeuta Karla Selene explica os benefícios do Pilates para pacientes que sofreram AVC. Para isso, ela utiliza o caso do Seu Nelson, um aluno e paciente, que tem sequela motora de uma patologia neurológica.  E teve um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVCh) há 20 anos trás.

Entre as dicas que Karla dá, a mais importante é a avaliação postural do paciente antes do início do tratamento com Pilates.

Portanto, ela ainda explica que, embora pareça difíceis de serem atingidos por esses alunos – em função das alterações no sistema nervoso central -, a concentração, a centralização, a fluidez, a respiração, a precisão e o controle devem ser sempre lembrados, para que os benefícios provenientes dele sejam alcançados.

Informações Gerais

  • Autor: Karla Seleme
  • Data da Publicação: 11 de Maio de 2016

Concluindo…

A reabilitação do AVC pode ser um trabalho complexo e que exige muita paciente e dedicação do profissional de Fisioterapia. O Método Pilates pode auxiliar, e muito, no controle das sequelas do acidente e ainda garantir uma melhora espetacular na condição do seu paciente!

Esperamos que estes textos possam servir de base para seus estudos e qualificação dentro do método. Além disso, esperamos que você tenha entendido o quão importante é o combate ao AVC!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.