Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os pés são estruturas que cumprem uma grande função em nosso corpo. Uma vez instalada a lesão na planta do pé, alterações no sistema musculoesquelético podem ocorrer de maneira ascendente e, consequentemente, nos padrões de movimento. 

Eles são responsáveis por realizar a nossa sustentação, suportando grandes cargas e ainda nos proporcionam várias possibilidades de movimentos motores, deambulação, corridas, saltos e uma infinidade de trabalhos biomecânicos. Por esse motivo, merecem atenção especial.

Contudo, devido à atenção inadequada que proporcionamos aos pés, como sobrecarga exagerada por conta de esforços intensos e repetitivos ou uso de calçados não apropriados, eles acabam sendo alvo de lesões, principalmente na região da planta do pé.

Uma simples bolha na planta do pé pode gerar dor e alterar o padrão de marcha e, se o problema perdurar, alterações em toda biomecânica do membro inferior poderão surgir, sobrecarregando outras estruturas e acarretando desconfortos na coluna lombar.

Entenda, neste texto, as principais lesões na planta do pé, suas causas e como prevenir estes problemas. Boa leitura!

Principais lesões na planta do pé e suas causas

Os pés são estruturas de amortecimento de choques e impactos, com uma grande habilidade de adaptar-se ao solo, porém, para que isso ocorra, eles precisam ser uma alavanca rígida para permitir a deambulação. 

Por essas principais razões é que os pés são responsáveis por funções variadas com o apoio, equilíbrio, impulsão e postura. 

Eles têm basicamente duas funções distintas: uma em posição estática, ou seja, quando o indivíduo se encontra parado e em pé, e outra em dinâmica, quando está em movimento.

São compostos por 52 ossos (que representam 25% do total de ossos do corpo humano), 33 articulações, 19 músculos e tendões, 107 ligamentos, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos, sendo a parte do corpo que possui mais terminações nervosas por centímetro quadrado (cerca de 72.000). 

Pela capacidade de sustentar e suportar grandes cargas, podem sofrer deformidades, patologias e lesões que necessitam ser identificadas e tratadas corretamente para evitar maiores alterações.

Ao contrário do dorso dos pés, a pele da região plantar é mais espessa e firme, possui glândulas sudoríparas em abundância, por isso são uma das partes do corpo que mais transpiram.

Devido a estas particularidades e características, a planta do pé pode apresentar lesões por conta da prática desportiva, por alterações posturais e esforços repetitivos.

Tipos de pés

Os pés podem mudar a sua conformação conforme o uso e a idade. Por exemplo, na meia-idade, devido à vida sedentária ou a ocupações que requerem ficar em pé por tempo prolongado, os pés podem adquirir uma conformação plana.

Pé plano 

Também conhecido como pé chato, caracteriza-se pela diminuição ou queda do arco longitudinal medial aumentando o seu contato com o solo.

Pé cavo

Ocorre devido a um aumento da altura do arco interno devido à rigidez das cabeças metatársicas e geralmente possui uma tensão dos músculos flexores plantares.

Pé normal

Possui o arco plantar normal e sua pisada é igualmente distribuída entre o antepé (metatarsos) e o retropé (calcanhares).

Pisada pronada

Ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé.

Pisada neutra

Ocorre quando o pé atinge o solo de forma uniforme, com o peso do corpo distribuído praticamente igualmente por toda a planta do pé.

Pisada supinada

De forma oposta à pisada pronada, a pisada supinada ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiro com a parte externa da planta do pé.

Principais lesões na planta do pé

Fasciíte plantar

Uma das lesões mais comuns é a inflamação na fáscia plantar devido a microtraumatismos de repetição. Acomete mais o público feminino e homens esportistas. 

Os sinais e sintomas são o início de dor insidiosa, principalmente no primeiro apoio matinal, localizada na face plantar do calcanhar e face medial do pé. Em atletas os sintomas iniciam com a modificação do ritmo de treinamento.

Esporão de calcâneo

É uma protuberância óssea que se origina no tabernáculo medial do calcâneo chegando até a planta do pé. Os sinais e sintomas podem ser confundidos com fasciíte plantar.

Neuroma de Morton

É um nódulo de um nervo que pode atingir 10 mm de diâmetro formando uma fibrose e desorganização das fibras nervosas. 

Caracterizada por dor nos pés, plantar, nos espaços intermediários distais juntamente à base dos dedos, principalmente acomete entre o 3º e 4º dedos. Mais prevalente nas mulheres, numa proporção quatro vezes superior à dos homens e que ocorre com maior frequência a partir dos 50 anos.

Lesões dermatológicas

Bolhas de atrito é a produção de queratina em caso de pressão aguda formando bolha líquida descolando a epiderme de sua base.

É um problema muito comum em esportistas e que podem evoluir para calosidades. O calo se desenvolve devido a pressões exercidas por agentes externos e tem maior incidência nas saliências ósseas e na planta do pé

Podem ser duros ou moles e sensíveis ao toque.

3 dicas de como evitar as lesões na planta do pé

1. Use calçados confortáveis

É fato que uma das principais causas de lesões na planta do pé é o uso de sapatos inadequados. 

Mulheres que passam a maior parte do tempo de salto alto, muitas vezes calçados apertados que não acompanham a anatomia e a particularidade de cada pé, pode ser uma escolha com uma consequência desagradável. 

Dê preferência ao uso de calçados confortáveis, macios, com amortecedores e que se adequam a anatomia do pé. A escolha vai depender da finalidade, ou seja, prática desportiva, atividade laboral e postura predominante de permanência.

2. Evite o sobrepeso

Manter o peso ideal irá sobrecarregar menos as articulações e consequentemente diminuirá a sobrecarga nos pés. Alimentação saudável, evitando excessos e prática de exercícios físicos auxiliarão neste processo de manutenção do peso e a saúde dos pés.

3. Relaxe

Procure dar mais atenção a essa parte do corpo que recebe toda a pressão e sobrecarga diariamente: faça escalda pés, massagens, auto-liberações miofasciais e exercícios terapêuticos, com o objetivo de descansar e relaxar os pés.

Tratamentos para as lesões na planta do pé

Quando uma lesão se instala, o mais importante é realizar uma avaliação médica e fisioterapêutica para descobrir a origem do problema para então realizar o melhor tratamento.

Os tratamentos conservadores possuem um ótimo prognóstico e podem ser desde o uso de farmacológicos para o controle da dor.

A fisioterapia, com o uso da eletrotermofototerapia para a diminuição do quadro álgico, cinesioterapia para fortalecimento da planta do pé, orientações ergonômicas e posturais conforme cada caso e cirurgia em último caso.

Conclusão

Assim como outras partes do corpo, a planta do pé é uma estrutura que merece cuidado e atenção especial, pois alguns fatores podem desencadear problemas e que se não tratados, geram consequências musculoesqueléticas e alterações no padrão de movimento.

Uma vez a lesão instalada, saber diagnosticar precocemente a origem e o problema é primordial para um tratamento pontual e com prognóstico de sucesso.

Referências Bibliográficas

GUYNTON, Arthur C e HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Ed Guanabara-Koogan, 2002.

HALL, Susan J. Biomecânica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005.

KAPANDJI, A.I. Fisiologia Muscular, volume 2: membros inferiores. São Paulo, Ed. Panamericana, 5ª ed, 2000.

KISNER, C. COLBY, LYNN. Exercícios Terapêuticos- Fundamentos e Técnicas, Ed Manole, SP, 3ª ED, 2000.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.