É possível que o tratamento da hipercifose torácica seja feito com o Método Pilates?
Nesta matéria, contamos um pouco sobre quais exercícios podem ser aplicados no tratamento da hipercifose torácica.
Primeiro, vamos entender mais sobre o que é essa doença que deixa a coluna com um formato “corcunda”.
O que é Hipercifose Torácica?
A hipercifose torácica é o aumento da curvatura da coluna torácica no plano sagital.
Normalmente, a curva torácica possui entre 20° e 50° Cobb, considerado o limite entre o fisiológico e o patológico.
Pode ser secundária a doenças como osteoporose e espondilite anquilosante que, por meio de processos degenerativos, alteram a morfologia das vértebras e modifica, de inúmeras formas, a constituição da coluna vertebral devido o enfraquecimento muscular e mudanças osteoarticulares. A maioria dos casos diagnosticados é em idosos e mulheres.
O tratamento da hipercifose torácica pode ser feito a partir do fortalecimento dos músculos extensores da coluna, abdominais e outros exercícios estabilizadores, orientações posturais e uso de palmilhas.
O Método Pilates é dinâmico e pode ser adaptado e personalizado de acordo com a necessidade do aluno. Por isso, torna o processo de reabilitação menos cansativo.
Para o tratamento da hipercifose torácica, é importante que os exercícios componham principalmente:
- Fortalecimento de musculatura posterior da coluna
- Fortalecimento da musculatura do dorso
- Alongamento musculatura peitoral
- Mobilidade da coluna dorsal
Exercícios para tratamento da Hipercifose Torácica
A realização dos exercícios no tratamento da hipercifose torácica deve explorar todos os espaços e equipamentos disponíveis no Studio.
1. Swan
Os objetivos aqui são alongar a cadeia anterior do tronco, mobilizar a coluna em extensão e fortalecer o músculo deltóide, tríceps braquial e peitoral maior.
Para realizá-lo é necessário estar em decúbito ventral, apoiar as mãos sobre o mat paralelamente aos ombros, estender os cotovelos e o tronco. A cabeça deve permanecer alinhada com a coluna. Para finalizar, basta retornar à posição inicial.
2. Swan Dive
Neste exercício, os objetivos para tratamento da hipercifose torácica são fortalecer os extensores da coluna, isquiotibiais e glúteos, alongar a cadeia anterior e flexores do quadril e mobilizar a coluna em extensão.
A realização começa pelo decúbito ventral mat, com os membros inferiores estendidos e os dedos dos pés em leve extensão. Deve-se colocar as palmas das mãos no mat abaixo dos ombros, alongar os pés elevando-os um pouco do solo e, ao mesmo, estender os membros superiores e elevar o tronco do chão, flexionar os membros superiores e deixar o corpo balançar para a frente. Após finalizar, volte para a posição inicial.
3. Double Leg Kick
Os objetivos deste exercício se dividem em fortalecer os extensores da coluna, melhorar o controle dos isquiotibiais, alongar o peitoral e melhorar a mobilidade da coluna torácica.
Em decúbito ventral no mat, com a cabeça virada para um dos lados, os membros inferiores devem ser unidos e os pés apontados, é necessário segurar as mãos entrelaçadas atrás das costas e manter o cotovelo tocando o chão. Na sequência, flexione os joelhos e realize três chutes em direção aos glúteos. Após o movimento, sem separar as mãos, alongue os membros superiores para cima, longe das costas. Tanto os membros inferiores quanto as costas serão elevados simultaneamente. Para retornar à posição inicial, vire a cabeça para o lado oposto.
4. Spine Stretch com bola
No tratamento da hipercifose torácica, este exercício é realizado para fortalecer a musculatura paravertebral e abdominal e mobilizar a coluna.
De joelhos no mat, com a coluna ereta, olhe para o horizonte e apoie as mãos sobre a bola. Em seguida, inicie o movimento aproximando o queixo do peito, formando um “C” com a coluna e empurre a bola para frente, desse modo, as vértebras vão se desenrolando até estender a coluna.
Volte formando novamente um “C” com a coluna para atingir a posição inicial.
5. Swimming
No Swimming, os objetivos são fortalecer a musculatura paravertebral e alongar a concavidade da coluna vertebral.
Em decúbito ventral no mat, estenda os membros inferiores e superiores para realizar a extensão do tronco. Simultaneamente, eleve um membro superior com o membro inferior contralateral, em seguida retorne à posição inicial e alterne os membros.
6. Rocking
Deve ser realizado em decúbito ventral. Mantenha os joelhos flexionados e segure os pés com as mãos, realize a extensão do tronco e retorne à posição inicial. Este exercício fortalece os músculos paravertebrais, alonga a cadeia anterior e mobiliza a coluna em extensão.
7. Rolling Back
Seus objetivos são fortalecer a musculatura abdominal e mobilizar a coluna vertebral. Sente-se no colchonete com os joelhos estendidos e os pés apoiados na parede, segure a barra de madeira fixa nas molas e faça uma flexão de tronco.
Em seguida, desça desenrolando as vértebras até tocar o chão totalmente. Para retornar à posição inicial, faça uma extensão de tronco e suba até o completo alinhamento da coluna.
8. Open Arms
Neste exercício, o objetivo é fortalecer rombóides, deltóide posterior, redondo menor, infra e supra-espinhoso.
Para realizá-lo é necessário estar em pé, de frente para as molas que serão utilizadas. Flexione os ombros a 90° e estenda os cotovelos para segurar as alças de mão, realize a abdução horizontal do ombro. Retorne para a posição inicial para finalizar o movimento.
9. Swan Front
Realizado para fortalecer os músculos paravertebrais, reto abdominal, mobilizar a coluna vertebral em extensão, alongar a cadeia anterior do tronco e estabilização escapular. Em decúbito ventral na Chair, apoie as mãos nos pedais e mantenha a coluna vertebral alinhada. Para retornar para a posição inicial, realize a extensão da coluna.
10. Hamstring Stretch
Fortalece os músculos abdominais, iliopsoas, tríceps braquial, alonga os paravertebrais, a cadeia posterior, principalmente isquiotibiais, aumenta a amplitude e a mobilidade articular, mobiliza a coluna e desenvolve a consciência corporal. Deve ser realizado em pré, em frente a Chair. Deixe os pés em paralelo e as mãos apoiadas no step e flexione o tronco para empurrar o step para baixo.
Existe uma variação do exercício em que o step é empurrado para baixo enquanto um membro superior mantém a posição e o outro membro é levado para cima da cabeça. Com o membro superior estendido, são realizadas rotações do tronco e da cabeça.
11. Sit up
Com os objetivos de desenvolver o controle, a força, a estabilidade e o alinhamento do tronco, além de fortalecer músculos abdominais e paravertebrais e mobilizar a coluna vertebral, este exercício deve ser realizado em decúbito ventral sobre o Barrel. Deixe os cotovelos estendidos com as mãos atrás da cabeça, apoie os pés no espaldar e deixe os joelhos flexionados, enrole a coluna para frente até se sentar. Ao fim, retorne para a posição inicial.
12. Leg Extension
Neste exercício, os objetivos são fortalecer os músculos paravertebrais, rombóide maior, reto abdominal, glúteo máximo e isquiotibiais e estabilização escapular. Deve ser iniciado em decúbito ventral sobre o Barrel. Flexione os cotovelos e o quadril e mantenha as mãos apoiadas no espaldar para realizar a extensão dos membros inferiores.
13. Arms Pulling
Desenvolve o controle, a força, a estabilidade e alinhamento do tronco e da cintura escapular, fortalece o deltóide, grande dorsal, trapézio inferior, infraespinhoso e rombóides e controla a postura com a ativação do Power House. Sente-se com os membros inferiores cruzados, segure as alças de mãos, realize a flexão dos cotovelos e a extensão dos ombros. Em seguida, retorne para a posição inicial.
Conclusão
Como você pôde ver, existe uma variedade imensa de exercícios do Pilates que podem ser aplicados para o tratamento da hipercifose torácica.
Todos os princípios do Pilates devem ser passados para aluno, tanto em feedbacks constantes quanto na realização dos exercícios. Vale sempre lembrar que o posicionamento correto do paciente durante o exercício, trabalhando o corpo todo, é fundamental para a reabilitação ser mais eficiente.