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Você sabe qual a relação entre o Pilates e a imunidade? Conhece quais são os principais exercícios de Pilates para a imunidade?

Segundo a OMS, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Unir cada um desses aspectos, com equilíbrio, é um dos principais objetivos do Método Pilates. O resultado é um sistema imunológico mais forte e resistente a vírus, bactérias, fungos e protozoários.

No cenário atual, com todas as incertezas e mudanças proporcionadas pela pandemia de COVID-19, precisamos estar cada vez mais fortes mental e fisicamente, já que grande parte da população teve que readaptar suas rotinas de trabalho, estudos e até mesmo de exercícios físicos.

Algumas ferramentas, como o Pilates, podem ser utilizadas para atrair as pessoas para um estilo de vida mais saudável. Então, continue lendo esta matéria e confira os benefícios proporcionados pelos exercícios de Pilates para a imunidade

O sistema imunológico

O sistema imunológico é uma rede complexa, responsável pela primeira linha de defesa do organismo e envolve órgãos, células e moléculas para manter o equilíbrio (a homeostase) do corpo.

Essa rede começa a ser formada ainda no feto, onde as células e os linfócitos B e T são maturados no timo e na medula óssea e, posteriormente, caem na corrente sanguínea e migram para os órgãos linfóides secundários (baço e linfonodos).

As moléculas responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpo estranho) são as imunoglobulinas de membranas (IgM ou IgG e outras), são monoespecíficas para cada tipo de antígeno.

Os linfócitos B são responsáveis pela defesa extracelular, ela se caracteriza pela produção e liberação de anticorpos capazes de neutralizar, ou até mesmo destruir, os antígenos específicos para os quais foram gerados. Para que esses linfócitos B sejam ativados, acontece a produção da molécula citocina, que envia a mensagem para que haja uma proliferação e diferenciação dessas células em plasmócitos, com produção de imunoglobulinas com alta afinidade para o antígeno que gerou essa resposta dos linfócitos.

Quando uma infecção termina, a maioria desses plasmócitos acabam morrendo. No entanto, algumas poucas células se tornam células de memória, migrando para a medula óssea (em alguns casos ficam durante a vida toda) e, assim, constituindo a nossa memória imunológica.

Em casos graves de infecção por COVID-19, ocorre a chamada “tempestade de citocina”, ou seja, uma liberação exacerbada de citocina no organismo, que faz com que as células saudáveis sejam atacadas, agravando ainda mais a infecção. Essa disfunção pode acontecer em pessoas que já possuem alguma comorbidade, como o diabetes, por exemplo.

Por enquanto, não se sabe quanto tempo os anticorpos gerados pelas vacinas contra o Novo Coronavírus duram em nosso organismo, ou até mesmo quanto tempo dura os anticorpos produzidos após uma infecção. Outra questão importante são as variantes do vírus.

Ainda são muitas as dúvidas em torno da complexa dinâmica entre vacinas, imunidade e COVID-19.

Como o exercício atua no sistema imunológico?

Os exercícios físicos auxiliam o sistema imunológico e, por consequência, em uma vida saudável. Principalmente por prevenir o excesso de peso e as doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes e outras).

Entretanto, a resposta imunológica proveniente do exercício está relacionada a fatores como: regularidade, intensidade, duração e tipo de esforço aplicado durante a prática da atividade física, podendo até ser prejudicial ao praticamente, dependendo do treino.

A contração muscular tem o efeito de aumentar a liberação de citocinas anti inflamatórias e pró-inflamatórias em níveis que variam de acordo com o volume de contração e massa envolvida, duração e intensidade do exercício.

Exercícios físicos praticados de forma moderada estimulam as células imunes, com características anti inflamatórias e, também, proporcionam um aumento da concentração de leucócitos circulantes nos vasos sanguíneos (permanecendo alto, com um pico de 30-120 minutos após a atividade física), que pode persistir por até 24 horas após a realização.

Já as atividades prolongadas, com mais de 90 minutos, ou de alta intensidade, sem o descanso adequado de 48 horas para atividades aeróbicas intensas, podem ocasionar a diminuição das células imunes, abrindo aí uma janela para doenças infecciosas. Quando o treino é feito sem acompanhamento, ele pode provocar estresse no organismo e gerar a diminuição das células imunes.

A prática regular de atividade física diminui a mortalidade por pneumonia e gripe, proporciona melhorias na função cardiorrespiratória, melhora a resposta às vacinas e aumenta o metabolismo de glicose, lipídeos e insulina.

Especificamente sobre o Coronavírus, não se sabe, ainda, como a atividade física melhora a imunidade para combatê-lo. Por enquanto, o que temos são as evidências dos seus benefícios dos exercícios físicos no combate e redução de sintomas de outras doenças respiratórias infecciosas.

Enquanto não temos todas as respostas a respeito da relação de exercícios físicos com a COVID-19, o que podemos fazer é conduzir, com eficiência, o aluno da melhor maneira possível e realizar exercícios de Pilates para a imunidade.

10 exercícios de Pilates para o sistema imunológico

1. The Hundred

The Hundred

2. One Leg Circle

One Leg Circle

3. One Leg Stretch

One Leg Stretch

4. Spine Stretch

Spine Stretch

5. Roll Like a Ball

Roll Like a Ball-Exercícios de Pilates para a imunidade

6. Side Kick

Side Kick-Exercícios de Pilates para a imunidade

7. Leg Pull Back

Leg Pull Back

8. Swimming

Swimming

9. Perdigueiro

Perdigueiro-Exercícios de Pilates para a imunidade

10. Variação do Front Splits no Reformer

Front Splits no Reformer

Conclusão

Em tempos como esses, trabalhar o condicionamento de corpo e mente, é fundamental para prevenir uma série de doenças e cuidar da saúde. Uma das muitas formas de equilibrar esses dois aspectos, é realizar exercícios de Pilates para a imunidade.

O Método Pilates possui um repertório de exercícios bem variado, com ou sem equipamentos, os exercícios de Pilates para a imunidade podem ser trabalhados de diferentes maneiras e, principalmente, trazendo muitos benefícios e novas descobertas ao aluno.

Agora você já pode preparar uma aula especial com cada um dos exercícios de Pilates para a imunidade citados nesta matéria.