Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Pilates é uma das atividades físicas que talvez mais englobe grupos e pessoas e a que tenha menos contraindicações. As consideradas absolutas são aquelas até caracterizadas como óbvias – como em casos de fraturas. Pensando nesses grupos especiais, nosso texto, hoje, irá citar as indicações do Pilates para adolescentes juntamente com dicas nos atendimentos a eles. 

Vamos lá? Se você já atende este público ou pretende incluí-los em seus atendimentos, não deixe de conferir!

Para iniciar, precisamos entender: quem faz parte do público adolescente? 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069, de 13/7/1990 – Art. 2.º considera-se criança, para efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

De acordo com o MARCO LEGAL – UM DIREITO DE ADOLESCENTES – Normas e Manuais Técnicos Brasília – DF, 2007, do Ministério da Saúde, a adolescência é a etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. 

É um fenômeno singular caracterizado por influências socioculturais que vão se concretizando por meio de reformulações constantes de caráter social, sexual e de gênero, ideológico e vocacional.

Quais as principais mudanças fisiológicas que acontecem no corpo do adolescente?

A principal é a maturidade dos órgãos reprodutores – a velocidade e o início variam de acordo com cada indivíduo. Aqui, precisamos individualizar os sexos para entender melhor essa evolução. 

Nas meninas há a mudança no formato do corpo, pois a gordura corporal é redistribuída. Os quadris ficam mais arredondados e ocorre o afinamento da cintura. 

Além disso, os seios se desenvolvem, os mamilos aumentam de tamanho e os pêlos pubianos surgem. Outra mudança muito visível nesse processo é a primeira menstruação, conhecida como menarca

Com os meninos, o período da puberdade é marcado por alteração do tom de voz, o aparecimento dos pêlos pubianos e crescimento do pênis e dos testículos. 

Uma característica comum e presente em ambos é o aumento de oleosidade na pele, favorecendo o surgimento de acne. 

Há outras mudanças no adolescente além das físicas?

Sim, diversas! Floresce no jovem a necessidade de desenvolver autonomia, construir uma identidade e reivindicar por liberdade de expressão e de sentimentos. Essas mudanças acabam gerando novas percepções e emoções, além de confusão sobre seus pensamentos. 

Aqui é necessário frisar que devido à produção hormonal acentuada, há a alteração de humor neste jovem – que pode ser aumentada pelas pressões que ele sofre em diversas áreas de sua vida: a busca pelo primeiro emprego, o pensamento contínuo sobre escolher uma profissão e na vida amorosa, além de encontrar uma parceira ou parceiro ideal. 

Por isso, em média, o fim da puberdade acontece por volta dos 18 anos, mas não é possível generalizar. É quando ocorre o fim do crescimento esquelético e o total amadurecimento dos sistemas reprodutores feminino e masculino.

Mas afinal: em que momento o Pilates para adolescentes é recomendado?

O Pilates para adolescentes vem, justamente, na fase em que os jovens são mais propensos às situações de risco para a coluna, como: mochilas escolares pesadas, horas sentadas na sala de aula, muito tempo em frente à televisão, computadores e videogames e mantendo a mesma posição – tudo isso associado à falta de atividade física. 

Esse somatório de maus hábitos pode gerar algumas alterações na coluna do adolescente, como:

  • Hipercifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente;
  • Escoliose tóraco-lombar: curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco. Os ombros e quadris ficam com um lado mais alto que o outro;
  • Hiperlordose lombar: acentuação da curvatura lombar, o que deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais anteriorizada.

Este período também é marcado pelo crescimento acelerado do corpo em ambos os sexos, porém o predomínio é masculino neste quesito, o que gera desequilíbrios musculares. Por isso, é comum ouvir os adolescentes reclamando de dores nas costas e nas articulações. 

Depois de ler sobre todas essas possíveis intercorrências no corpo deste público, fica claro que o Pilates para adolescentes se torna um grande aliado neste momento, não é mesmo?! Já que o Método proporciona: 

  • Desenvolvimento da consciência corporal;
  • Melhora da força muscular;
  • Equilíbrio e boa postura;
  • Maior concentração e controle;
  • Aumento da mobilidade articular e alongamento muscular;
  • Redução do estresse físico e mental;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Aumento do bem-estar e energia;
  • Prevenção de futuras lesões;
  • Melhora do rendimento esportivo;
  • Promove melhora da qualidade do sono;
  • Melhor rendimento em atividades escolares.

Dicas para aulas de Pilates com adolescentes

Vou dar aqui o meu relato de seis anos atendendo esses jovens. Eles não gostam de monotonia – por mais sedentários que tenham sido até chegar a você, fisioterapeuta. Por isso, sempre busque por novos exercícios e que sejam desafiadores, dentro de uma zona de segurança e que tenha indicação ao caso clínico. 

Procure se aproximar dele, essa é uma idade em que o adolescente tem certo receio em conversar, contar sobre sua rotina ou interagir com colegas. Tente entender que músicas ele gosta, que filme ou série assiste, qual o “meme” do momento e crie vínculo – isso fará toda a diferença no tratamento porque seu aluno será assíduo nas aulas. 

Ao agendar seu horário, procure colocá-lo com outras pessoas da mesma faixa etária ou o mais próximo disso – isso fará com que a aula de Pilates com o adolescente ocorra de maneira mais leve e fluída.

Mantenha contato com os responsáveis. Mães, pais ou quem for precisam estar sempre informados sobre evolução de tratamento e para que possam auxiliar o fisioterapeuta a observar os hábitos de vida desse jovem em casa.

Seja para dar aquele “puxãozinho de orelha” se a postura estiver ruim nos momentos de lazer ou cuidar sobre o peso da mochila – ela não deve exceder 10% do peso corporal. A professora também pode ser informada sobre isso e auxiliar se possível. 

Conclusão

Costumo dizer que não há quem não se apaixone pelo Método e seguindo essas dicas tenho certeza que você irá fidelizar esse público ao seu Studio através do Pilates para adolescentes. E se esse texto chegou até você, adolescente, que tal conhecer algo novo? Agende sua aula teste e conheça esse Método cheio de benefícios para você!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.