Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Todo mundo sabe que a prática regular de atividade física é benéfica, seja qual for a sua faixa etária, inclusive na puberdade, sendo capaz de atuar como medida preventiva contra doenças crônicas.

Os exercícios geram impactos positivos, principalmente nos sistemas cardiovascular, respiratório e osteomuscular, além de promover benefícios sociais e emocionais. 

Esse conjunto de fatores também são observados no período da puberdade através das aulas de Pilates, já que é uma fase de muitas mudanças em que alguns hábitos prejudiciais podem ser adquiridos, acarretando problemas de saúde na idade adulta.

Ainda com dúvidas em como o Pilates pode ajudar na puberdade? Vamos continuar o texto para entendermos os benefícios do Método para os jovens. Boa leitura!

O que você precisa entender sobre a puberdade

Precisamente, a puberdade é caracterizada como um fenômeno biológico marcado por um período cronológico que representa a transição da infância para a vida adulta, e é marcada, sobretudo, pelas mudanças físicas e comportamentais presentes nos indivíduos.

Apesar de ser frequentemente associada à faixa etária entre 12 e 16 anos por geralmente se manifestar durante a adolescência, a puberdade tem mais a ver com a questão fisiológica que notoriamente abrange os aspectos relacionados à capacidade reprodutiva. 

Isso pode ocorrer em épocas distintas a depender de fatores como:

  • Hereditariedade;
  • Ambiente; 
  • Alimentação; 
  • Contexto sociocultural;
  • Padrão de sono;
  • Medicações usadas;
  • Situações de estresse físico e mental;
  • Abuso de drogas, como a nicotina e o álcool;
  • Hormônios sexuais, sendo capazes de antecipar ou retardar o seu aparecimento, como também a sua duração.

Todas as mudanças atreladas às características sexuais secundárias como crescimento dos seios, órgãos genitais, pêlos faciais e pubianos e modificação da voz, são consequências da ação de alguns hormônios que, neste período, estão em maior produção e circulação, produzindo efeitos no corpo e no cérebro desses adolescentes e levando-os a maturação biológica. 

Nas meninas, observamos a ação do estrogênio e progesterona, responsáveis pelo surgimento da menarca (primeira menstruação); enquanto que nos meninos, essas alterações são provocadas pela testosterona, tornando-os capazes de produzir o esperma.

Além do desenvolvimento da parte reprodutora, outra característica bem marcante da puberdade é o Estirão de Crescimento ou Estirão Puberal, que vem acompanhado do crescimento ósseo, aumento da massa magra (principalmente nos meninos) e de células de gordura (nas meninas). 

Este processo ocorre devido à ação do hormônio do crescimento (GH) e também sofre influência dos hormônios sexuais, podendo gerar dores, desconfortos e alterações posturais tanto pelo próprio crescimento físico, como pelas adaptações necessárias a mudança significativa de estatura.

Outro hormônio também presente e extremamente importante para essas transformações é a gonadotrofina, pois desencadeia o aumento da secreção dos hormônios sexuais (testosterona, progesterona e estrogênio), que promovem uma remodelação cerebral através da ativação de alguns circuitos neurais

Esta remodelação, juntamente com a formação de mielina, permanecem em construção e regulação durante toda a puberdade, levando ao desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central (SNC), e uma comunicação periférica mais eficiente, ou seja, o impulso nervoso chega mais rápido ao seu destino final. 

Para fechar este “pacote” de transformações, percebemos as típicas mudanças de humor também influenciadas, prioritariamente, por questões hormonais, que podem vir acompanhadas de agressividade.

Estas, na grande maioria das vezes, refletem a insegurança, ansiedade e a dificuldade em lidar com tantas modificações corporais e socioafetivas.

10 benefícios do Pilates na puberdade

Dentre as tantas alterações físicas e psicológicas que acometem a puberdade, várias são as formas como os indivíduos lidam com este período e passam por ele. 

Analisando todos os aspectos corporais e socioafetivos que precisam ser observados com mais atenção, podemos apostar na atividade física como uma alternativa para amenizar as consequências.

Pensando nos tipos de exercícios recomendados para essa faixa etária, podemos elencar 10 benefícios para a prática do Pilates durante este período, tais como:

1. Atendimento mais personalizado e adequado para esta fase

O adolescente será acompanhado por um instrutor especializado, que passará os melhores exercícios para esta fase, ajudando a controlar os hormônios.

2. Minimiza as dores causadas pelo processo de crescimento físico

Durante as aulas de Pilates, o instrutor passará exercícios e alongamentos que vão ajudar a amenizar a dor que o aluno vem sofrendo durante a puberdade.

3. Prevenção e tratamento de alterações posturais

Como o crescimento durante a puberdade é mais rápido, o aluno pode apresentar desvios posturais e má postura. Para preservar, o Pilates irá agir evitando as más formações na coluna.

4. Melhora da consciência corporal e do condicionamento físico

Com a prática de esportes, o adolescente terá uma melhora em sua resistência física e aumento da endorfina, que libera uma sensação de satisfação, criando prazer em praticar exercícios físicos.

5. Prepara e fortalece os músculos e articulações

Com o corpo ainda em desenvolvimento, na prática do Pilates o aluno terá fortalecimento dos músculos, ajudando a crescer com saúde.

6. Aumenta a disposição e a autoconfiança

O sedentarismo e baixa disposição é muito comum em jovens, mas com o Método, o aluno terá melhora da autoestima e da disposição.

7. Diminuição da ansiedade

Aumentando cada vez mais entre os jovens, a ansiedade pode ser tratada através do Método.

8. Melhora a concentração nos estudos e o humor

Além da melhora dos aspectos físicos, o Pilates também irá ajudar no humor com a liberação dos hormônios e na concentração, pois durante a prática do Método, o aluno deverá manter atenção nos exercícios.

9. Bem-estar físico e psicológico 

Isso ajudará na socialização do aluno durante a puberdade, que é um momento complicado para o crescimento por conta do aumento dos hormônios. 

10. Combate o sedentarismo juvenil

Sendo um dos grandes vilões mundiais, o sedentarismo pode ser combatido através do Pilates, mantendo o corpo saudável e incentivando a prática quando for adulto.

Conclusão 

Neste sentido, a prática do Pilates na puberdade pode melhorar muito a qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens, desde que sejam respeitadas as particularidades de cada indivíduo, buscando compreender quais são suas maiores necessidades para selecionar a melhor abordagem e plano de tratamento para a elaboração das aulas.

Lembrando que Pilates só é “chato” se a aula não for dinâmica e se a pessoa não conseguir perceber os benefícios do Método na sua vida.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.