Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Se você tem passado por muitas situações conflitantes e sua menstruação não desce, a causa pode ser o estresse. Não há organismo que funcione bem quando o corpo e as emoções entram em desacordo. Com isso, o cérebro fica alarmado e começa a produzir quantidades excessivas do hormônio cortisol que gera esgotamento físico e mental.

Como consequência, ocorre uma reação biológica que afeta o sistema reprodutivo e leva ao retardo da ovulação. Contudo, com adoção de simples hábitos e a prática frequente do Pilates, é possível fazer seu ciclo menstrual voltar a ficar regulado e o corpo mais saudável. 

Sendo assim, este artigo ajudará você a descobrir quais são as principais causas para esse problema ocorrer. Também há dicas sobre métodos eficazes para diminuir o estresse e fazer a menstruação atrasada descer, além das vantagens que o Pilates oferece para o período menstrual. Confira!

6 causas mais comuns de atraso da menstruação

Nem sempre o estresse é a única razão pela qual a menstruação atrasa. Então, veja abaixo quais são as outras explicações para o seu período menstrual ficar desregulado, sem ser uma gravidez.

1. Alteração no sistema reprodutor

Mudanças no sistema reprodutor como síndrome dos ovários policísticos, endometriose e miomas uterinos desregulam a menstruação. Contudo, não é somente o atraso no ciclo menstrual que essas condições médicas apresentam. 

Por exemplo, no caso dos ovários policísticos, existe a presença de acne frequentemente, obesidade, pelos no rosto e seios.

Já quem sofre de endometriose costuma sentir dores na barriga durante a relação sexual e quando vai ao banheiro. Também apresenta constipação, infertilidade e sangue nas fezes. 

Por outro lado, miomas geram pressão na bexiga, problemas na lombar e abdômen. Então, reflita se você não notou nada de diferente no seu corpo, além de estresse.

2. Uso de anticoncepcional

Durante o período que uma mulher toma pílulas anticoncepcionais comuns a menstruação fica suspensa. No entanto, existe um sangramento que desce entre 3 e 7 dias no intervalo de pausa ou pode até não acontecer. 

Então, se você tomou os comprimidos de forma certa e não houver risco de gravidez, não se estresse e continue os consumindo normalmente.

Já as pílulas do dia seguinte, que são indicadas para tomar depois de uma relação sexual sem nenhuma proteção, desregulam o ciclo menstrual. Na média, o atraso fica em torno de 5 e 7 dias, mas em algumas situações esse prazo se estende até 2 meses. 

De qualquer maneira, se esse for seu caso, é importante que realize um teste de gravidez.

3. Alterações hormonais

O estresse aumenta a quantidade de cortisol, um hormônio que afeta o nível de progesterona e estrogênio que o corpo produz. Contudo, esse não é o único fator que causa modificações hormonais e atrasa a menstruação. A mudança de peso repentina também deixa o período menstrual desregulado porque afeta a estrona.

Caso não saiba o motivo dessa variação no peso, procure um médico, pois pode ser que a sua tireoide esteja produzindo secreções que afetam o ciclo menstrual. Outro ponto que deixa o estrogênio irregular é a fase que antecede a menopausa. Nessa situação, você também notará mudanças no seu humor e sentirá ondas de calor.

Aliás, algo que ajuda bastante a lidar com as mudanças do corpo feminino em diferentes etapas da vida são as atividades físicas. De forma geral, se exercitar ameniza os desconfortos que as alterações hormonais causam. 

Para saber mais, confira também os exercícios ideais para cada fase da mulher.

4. Uso de dietas muito restritas

Muitas vezes, uma alimentação muito restritiva com perda repentina de peso leva a um atraso na menstruação devido ao bloqueio do eixo hormonal central que controla o ciclo menstrual. 

Esse problema acontece com mulheres que tentam adotar regimes milagrosos que privam o organismo de nutrientes importantes.

Esportistas que exageram na quantidade de exercícios físicos e não repõem a perda calórica da forma apropriada também são um outro caso. Além disso, dependendo do que as adeptas do veganismo e vegetarianismo comam, podem sofrer o estresse de ver a menstruação não descer por causa desse desequilíbrio hormonal.

5. Álcool e tabagismo

Cada corpo feminino reage de maneira diferente à ingestão de álcool, mas em nenhum aspecto ele faz bem para a menstruação. Seja de forma controlada ou excessiva, essa substância causa uma grande sobrecarga ao fígado. Como o órgão tem que desintoxicar o organismo não consegue desempenhar direito seu papel na produção de estrogênios.

Por essa razão, há uma antecipação ou atraso no período menstrual. Da mesma forma problemas semelhantes ocorrem com quem fuma cigarro. Os componentes tóxicos do tabaco diminuem os hormônios responsáveis pelas menstruações. 

Esses elementos reduzem o estresse por alguns instantes, mas ocorre um aumento no longo prazo devido aos apuros que geram.

6. Doenças

Além do estresse, infecções, diabetes, hepatites, hipertireoidismo, hipotireoidismo, amigdalite, cistites e outras enfermidades atrasam a menstruação por alguns dias. Não apenas as doenças, certos remédios também deixam o ciclo menstrual desregulado, entre eles estão antidepressivos, anti-hipertensivos, corticóides, quimioterápicos e mais.

Quando seu organismo não está 100%, é normal que diferentes partes sejam afetadas e interfiram no período menstrual. Nessas circunstâncias, mais sintomas aparecem e você deve buscar ajuda médica para realizar o tratamento adequado e fazer com que seu corpo como um todo volte ao seu pleno funcionamento.

O que fazer caso o estresse atrase a menstruação?

Se você não apresenta sintomas de nenhuma das causas anteriores, o estresse é a principal explicação para seu caso. Sendo assim, experimente as técnicas a seguir para a menstruação voltar a descer.

Procure um tempo para relaxar

Fazer exercícios por 30 minutos diariamente é uma ótima maneira de relaxar. A atividade física reduz o hormônio do estresse, o cortisol e ainda libera substâncias que melhoram o humor. Contudo, evite treinos pesados, já que eles podem atrasar o período menstrual. 

A prática de caminhadas, corridas, yoga e Pilates é mais ideal para a menstruação descer.

Quando não for possível se movimentar, comece a pensar em motivos pelas quais você é grata na sua vida, ouça música ou veja uma comédia. Outro truque bom é mascar chiclete sem açúcar, já que essa ação ocasiona ondas cerebrais iguais quando estamos tranquilos. Além disso, não abra mão de realizar hobbies e cuidar de si mesma.

Não consuma cafeína ou álcool

O excesso de cafeína em algumas pessoas piora o estresse e faz com que se sintam irritadas, nervosas e ainda tenham dores estomacais. Portanto, é melhor que você não consuma ou exagere na ingestão de café, chá-mate, alguns refrigerantes e chocolates que contêm altas concentrações de cafeína.

O álcool, mesmo em pequenas doses, deixa a atividade cerebral lenta e em vez de reduzir o estresse, quando o efeito passa, você se sente mais ansioso. Sem falar que as bebidas alcoólicas atrasam o ciclo menstrual porque esgotam o fígado, que também está envolvido no processo da menstruação.

Busque alternativas como chás e simpatias

Quando o período menstrual fica atrasado por causa do estresse, um truque usado por muitas mulheres consiste em adotar tratamentos caseiros. 

Entre as opções mais populares estão poderosos chás que aumentam o calor ao redor do útero e estimulam a contração. Para conhecer os principais tipos, confira os chás que ajudam a menstruação descer.

As simpatias, por outro lado, correspondem a uma maneira de trabalhar no aspecto energético e atrair vibrações positivas para que a mente e o corpo se tranquilizem. Para quem tem fé nessas preces, elas costumam funcionar tanto do ponto de vista divino quanto psicológico, pois também servem para relaxar.

Tente ter uma boa noite de sono

O corpo de quem não dorme bem ou dorme pouco produz uma reação fisiológica que contribui para aumentar os níveis de estresse e ansiedade. Com dificuldades para relaxar, cresce a irritabilidade e mau humor durante o dia. 

Para fugir dessas complicações, procure adotar bons hábitos como ir para a cama e se levantar todos os dias no mesmo horário.

Assim, você aumenta as chances de ter uma noite de sono agradável e evita que a menstruação atrase. Também pare de mexer em aparelhos eletrônicos como celulares ou computadores pelo menos uma hora antes de adormecer. Caso isso seja inevitável, ative o modo escuro, pois a luz azul deixa sua mente alerta.

Procure ajuda médica caso necessário

Se além do atraso da sua menstruação, você começar a ter dificuldade para respirar em situações tensas ou tiver problemas digestivos constantes, busque ajuda médica. O estresse é a causa de muitas doenças físicas e emocionais. Por esse motivo, é importante ficar atento a alguns sinais que indicam que seu organismo não está bem.

Além das complicações com a respiração e sistema gastrointestinal, outros sintomas que surgem são insônia, dor de cabeça e dor no pescoço. Também há o aparecimento de pressão alta, cansaço crônico, depressão e variações de peso. Nessas circunstâncias, vá atrás de um tratamento o quanto antes para que a enfermidade não se agrave.

Tenha uma dieta equilibrada

Seguir uma alimentação balanceada é necessário tanto para fazer a menstruação descer quanto para aliviar o estresse. Incluir bons nutrientes diariamente na sua dieta serve para produzir tranquilidade e melhorar seu ciclo de forma saudável e natural. Não tem muito segredo, basta comer entre cinco e seis pequenas porções de comida.

Nelas, devem estar presentes grãos integrais, legumes, verduras, frutas, carnes magras, peixes, ovos, sementes, leite, etc. Evite ao máximo consumir alimentos processados com muitos açúcares, sal, gorduras saturadas e trans. Não atrase o horário das refeições e ainda beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Os benefícios do Pilates para a menstruação

Mas afinal, qual a relação do Pilates com o estresse atrasando a menstruação? Saiba que é um dos exercícios mais recomendados para praticar antes e durante esse período. Sendo assim, continue lendo e descubra quais as vantagens que a atividade proporciona durante o ciclo menstrual.

Diminui o estresse durante o período

Existem diversas mulheres que são afetadas por mudanças de humor e sintomas de ansiedade que começam antes da menstruação descer. Contudo, através da prática de Pilates, as tensões são liberadas e esse estresse reduz ou até mesmo desaparece. Durante um treino leve ou intenso, o corpo gera endorfina e serotonina.

Esses hormônios têm a capacidade de melhorar o bem-estar e relaxar, além de diminuir dor, cansaço e até ânsias que algumas de nós sofremos no período menstrual. A sugestão é que se faça a execução de 40 minutos de exercícios, 3 vezes por semana. 

Com isso, é possível ficar bem mesmo estando menstruada e evitar possíveis atrasos.

Combate as dores menstruais

Diferentes estudos mostram que as cólicas são menores em mulheres que se exercitam regularmente com atividades físicas como o Pilates. Isso acontece graças ao aumento da produção de hormônios como as endorfinas que atuam como analgésicos naturais do organismo. 

Além disso, aquelas que treinam frequentemente ganham maior tolerância a esses desconfortos.

Em algumas circunstâncias, a dor no período da menstruação diminui a qualidade de vida, gera atrasos ou absenteísmo no trabalho, na escola, desanima as pessoas de participar de eventos sociais e ainda causa muito estresse. 

Para descobrir qual a melhor maneira de fazer isso, veja também como praticar atividade física durante o período menstrual.

Liberação de hormônios que promovem o bem-estar

Quando você se mexe, os níveis de hormônios como endorfinas, dopamina, serotonina e noradrenalina crescem. Graças a isso, os sentimentos de felicidade e calma invadem o corpo fazendo com que a mulher fique bem e mais animada. É por isso que a tristeza, o cansaço e a desanimação acabam depois de uma aula de Pilates.

Além do mais, esses neurotransmissores contribuem para que a menstruação desça normal, sem atrasos, sem dores e sem estresse. Portanto, se você praticar com frequência os exercícios de Pilates, conseguirá ter maior ânimo no cotidiano e será mais produtiva nos seus afazeres.

Melhora o fluxo sanguíneo

Assim como ter menstruação atrasada, apresentar baixo fluxo sanguíneo também pode ser sinal de problemas de saúde. Atividades físicas de alongamento como o Pilates tem a vantagem de promover um fluido adequado para cada pessoa. Desse modo, todos os meses a quantidade se mantém normal.

Durante o período menstrual, as veias precisam transportar um volume maior de sangue, além de fornecer a quantia apropriada para os músculos. Fazer Pilates também é uma excelente opção para estabelecer uma boa circulação sanguínea. Com isso, você não tem que lidar com o estresse das dores, do inchaço e nem das varizes nas pernas.

Conclusão

Há várias razões para a menstruação não descer, mas o estresse é um fator determinante, muitas vezes. No entanto, existem métodos para resolver essa situação e fazer com que seu período menstrual não atrase. Não se esqueça de buscar um tempo e maneira para relaxar diariamente.

Lembre-se que seguir uma alimentação balanceada, com baixa ingestão de álcool e cafeína ajuda a trazer mais tranquilidade e ânimo. Não fumar cigarro e ter uma boa noite de sono promovem maior qualidade de vida. Por todas essas razões, procure realizar reforços para que seu corpo inteiro se mantenha bem e saudável.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.