Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A prática de Pilates para crianças pode ser uma aliada importante para a saúde e o bem-estar dos pequenos, que passam por transformações contínuas em todas as fases de crescimento. 

Atualmente, com os jovens cada vez mais envolvidos com dispositivos eletrônicos, muitos têm se movimentado muito pouco, o que leva ao sedentarismo e ao ficar de problemas posturais, prejudicando seu desenvolvimento e acarretando complicações mais graves no futuro. 

Para minimizar esses efeitos negativos, os responsáveis ​​têm buscado alternativas saudáveis, como o Pilates para crianças. Confira os principais benefícios para o crescimento delas.

Você está em busca de uma atividade que possa contribuir para a saúde e o bem-estar das crianças? 

Gostaria de conhecer uma prática que promove o fortalecimento muscular, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e ainda estimula a interação entre pais e filhos? Então você está no lugar certo!

Neste texto, vamos explorar os benefícios do Pilates para crianças em todas as fases de crescimento. Descubra como essa modalidade pode ser uma aliada para promover o desenvolvimento físico e mental dos pequenos. 

Acompanhe-nos nesta leitura e conheça mais sobre o incrível mundo do Pilates voltado para as crianças!

Pilates para crianças pode afastá-las das tecnologias

As pessoas estão dedicando cada vez mais tempo livre aos dispositivos eletrônicos e as crianças e os adolescentes não são exceções. 

Esse público passa longos períodos em frente às telas, jogando no celular, assistindo a vídeos no computador ou a séries em aplicativos de streaming, em detrimento das brincadeiras ao ar livre com amigos e vizinhos, como jogar bola ou pega-pega. 

A falta de estímulo para se controlar e se movimentar pode levar ao ambiente de problemas de saúde, o que preocupa pais e responsáveis.

Além disso, como as crianças estão em fase de crescimento, esses maus hábitos podem afetar seu desenvolvimento, com impacto na adolescência e na vida adulta. 

Especialmente na puberdade, é comum ocorrer a perda de flexibilidade e de dores nas articulações e nos membros. 

As mudanças no corpo são recorrentes em todas as fases da vida, portanto, prepará-lo com atividades e estímulos presentes no Pilates para crianças garante ganhos para a saúde e o bem-estar.

O Método presente em todas as fases da vida

Durante a gestação, muitas mulheres buscam o Pilates para preparar o corpo para as mudanças que virão e aliviar os sintomas incômodos. A prática fortalece a região do abdômen e do assoalho pélvico, auxilia no controle do peso e dificulta o desencadeamento de problemas posturais, nessa etapa comum. 

Esses benefícios garantem uma gestação tranquila, livre de dores, além de contribuírem para a recuperação pós-parto. Após o nascimento do bebê, é possível participar das aulas de baby Pilates

Nessa modalidade, a mãe realiza as sessões com seu bebê, garantindo benefícios para ambos por meio da realização de exercícios em dupla. 

Em um ambiente descontraído e relaxante, o corpo do bebê é utilizado como “peso” em algumas atividades, fortalecendo os músculos da mãe, além de receber outros estímulos adequados ao seu tamanho, como massagens. 

A prática promove a interação entre mães e filhos, estreitando laços, aliviando o estresse e proporcionando diversão aos pequenos, seja em qualquer idade.A melhora do condicionamento físico do Pilates para crianças talvez seja o benefício mais evidente, entretanto outras vantagens incluem maior concentração, controle da respiração, equilíbrio, consciência corporal e flexibilidade. 

Ainda assim, é uma atividade que pode ser adaptada para casos de traumas e acidentes, com o auxílio de um profissional formado em fisioterapia, terapia ocupacional EAD ou presencial, ajudando na recuperação física e mental. 

Benefícios do Pilates para crianças

O Pilates para crianças é muito mais do que uma simples atividade física. Essa prática oferece uma série de benefícios que conseguiram para o desenvolvimento saudável dos pequenos, tanto em aspectos físicos quanto espirituais.

Um dos principais benefícios do Pilates para crianças é o fortalecimento muscular. Por meio de exercícios que envolvem o corpo inteiro, os músculos são trabalhados de forma equilibrada, promovendo o desenvolvimento de uma boa postura e evitando problemas relacionados à fraqueza muscular. 

Além disso, o Pilates para crianças ajuda a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, habilidades essenciais para o crescimento saudável dos pequenos.

Outro benefício importante é o estímulo à flexibilidade. Durante as aulas de Pilates, as crianças realizam movimentos que alongam os músculos e as articulações, aumentando a amplitude dos movimentos e prevenindo o encurtamento muscular. 

Isso é especialmente relevante, uma vez que o corpo das crianças passa por mudanças constantes e é fundamental proporcionar um ambiente que estimule a flexibilidade.

Além dos aspectos físicos, o Pilates também traz benefícios espirituais para as crianças. Durante as aulas, os pequenos são incentivados a concentrar-se nos movimentos, a capacidade de foco e atenção.

A prática do Pilates também promove uma maior consciência corporal, ou seja, elas aprendem a entender e controlar seu corpo de forma mais eficiente.

Conclusão

O Pilates para crianças mostra uma opção eficaz e comprovada para promover a saúde e o bem-estar dos pequenos em todas as fases de crescimento. 

Desde a gestação até a segunda infância, essa prática proporciona conquistas, como fortalecimento muscular, melhora da postura, aumento da flexibilidade, maior concentração e interação entre pais e filhos. 

Ao adotar o Pilates como uma atividade regular, as crianças podem desenvolver habilidades físicas e entusiasmadas, confiantes para um estilo de vida saudável e equilibrado desde cedo. 

Portanto, considerar o Pilates como parte da rotina das crianças é uma escolha inteligente para promover seu crescimento saudável e pleno.

Mas você ainda não tem experiência em trabalhar com crianças? Então chegou o seu momento! O Grupo VOLL disponibiliza seu novo curso de Pilates Kids que além de formação para os Studios de Pilates, permite que você trabalhe em escolas como matéria extracurricular. 

Clique aqui e garanta sua vaga!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.