Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O assoalho pélvico é um conjunto de musculaturas muito importante do nosso corpo e, muitas vezes, pouco conhecido e trabalhado. Trata-se de um conjunto de músculos que se encontram na base do tronco, abaixo dos ossos do quadril, responsável por sustentar os órgãos pélvicos, como bexiga e útero, no caso das mulheres.

O assoalho pélvico é responsável por diversas funções importantes, como a continência urinária e fecal, o suporte da região abdominal, a função sexual e a estabilização da coluna lombar.

Além disso, ele também pode afetar a postura e o equilíbrio do corpo por inteiro. Por ser uma musculatura que não é muito visível, muitas pessoas podem não se dar conta de sua importância, por isso, acabam não dando a devida atenção ao cuidado e fortalecimento do assoalho pélvico.

Como utilizo o Pilates para fortalecimento do assoalho pélvico?

O Pilates é uma modalidade de exercício que trabalha o corpo como um todo, enfatizando o equilíbrio entre força e flexibilidade, além de promover a consciência corporal e o controle motor. 

E justamente por atuar em diversos grupos musculares, o Método tem se mostrado muito eficaz na prevenção e tratamento de dores e disfunções do assoalho pélvico.

Benefícios do Pilates para o assoalho pélvico

Um dos principais benefícios do Pilates para o assoalho pélvico é o fortalecimento da musculatura. Os exercícios do Método envolvem a contração e alongamento de diversos grupos musculares do corpo, incluindo os músculos da região pélvica. 

Ao trabalhar essa musculatura, é possível melhorar significativamente a continência urinária e fecal, além de contribuir para a melhora da função sexual. Mas o fortalecimento do assoalho pélvico não é o único benefício do Pilates. 

O Método também pode ajudar na melhora da postura e do equilíbrio do corpo como um todo. Isso porque a musculatura do assoalho pélvico está diretamente relacionada com a estabilização da coluna lombar e do tronco.

Ao fortalecer essa região, é possível melhorar a estabilidade da coluna e, consequentemente, prevenir e tratar dores na região lombar

Outro aspecto importante do Pilates para o assoalho pélvico é a consciência corporal. Muitas vezes, não nos damos conta da nossa musculatura pélvica e dos movimentos que podem afetá-la. 

O Pilates, por sua vez, enfatiza o controle motor e a percepção do movimento, fazendo com que o praticante tenha uma maior consciência do seu corpo e possa identificar possíveis disfunções ou desconfortos. 

Além disso, o Pilates pode ser um aliado no tratamento de disfunções do assoalho pélvico, como a incontinência urinária e a disfunção sexual. Em muitos casos, essas condições estão relacionadas com fraqueza ou desequilíbrio da musculatura pélvica. 

Ao fortalecer essa área do corpo e trabalhar a consciência corporal, o Pilates pode contribuir para a melhora dessas disfunções. No entanto, é importante ressaltar que o Método não substitui o tratamento médico. 

É necessário que, em casos de desconforto ou problema, o indivíduo procure um especialista para ser feito um diagnóstico adequado e indicado o tratamento mais especializado. 

Se faz muito importante destacar que o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condições físicas. A modalidade é adaptável e pode ser modificada de acordo com as necessidades e limitações. 

Mas é necessário que a prática seja orientada por um profissional qualificado, que possa avaliar cada caso individualmente e indicar os exercícios mais adequados para cada pessoa. 

Em resumo, o Pilates pode ser uma excelente opção para quem deseja fortalecer e cuidar do assoalho pélvico. Além de contribuir para a melhora da continência urinária e fecal, função sexual, postura e equilíbrio, o Método também pode ser um aliado no tratamento de disfunções da região. 

Como podemos atuar em nossos atendimentos?

Ao conhecermos nosso cliente e qual foi seu encaminhamento, já na aula experimental, precisamos colher o máximo de informações possíveis. Assim que ele iniciar os atendimentos, devemos traçar metas e estudar tanto as aulas ou sessões, quanto a evolução do cliente.

Cada aula será direcionada para essa necessidade, não na aula inteira, mas sim em algum momento específico para dar o máximo de atenção a essa região. Em outros momentos da aula poderão ser solicitados em detrimento da biomecânica do movimento.

10 exercícios de Pilates para o assoalho pélvico

1. Bridge
The Bridge- assoalho pélvico

Instruções: Deitado em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, braços estendidos no solo, ao lado do tronco.

Execução: Elevar os quadris, ativando glúteos, abdome e ativando o períneo.

Retornar o quadril à posição inicial.

Pode-se utilizar a respiração coordenada, inspirando ao elevar os quadris e retornar à posição inicial ativando o abdome, trazendo a coluna vértebra por vértebra. Podemos utilizar acessórios como, a Fitball, Magic Circle e Thera Band, por exemplo.

2. The Cat The Cat - assoalho pélvico

Instruções: Posicionado em 6 apoios.

Execução: Flexionar o tronco, formando um C com a coluna, após isso realize uma extensão de tronco. Retornar à posição inicial. 

3. The HundredThe Hundred - assoalho pélvico

Instruções: Deitado em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas com as coxas em 90 graus. Braços ao lado dos quadris sem encostá-los ao solo e cabeça elevada.

Execução: Estender as pernas a 45 graus e bombear os braços estendidos utilizando 5 bombeamentos na inspiração e 5 bombeamentos na expiração. Inicie com 5 respirações completas e vá chegando até 10 respirações. Retornar à posição inicial.

Por se tratar de um exercício respiratório e de aquecimento, pode-se iniciar com um movimento por vez dos braços e retornar à posição inicial. Essa é uma regressão do exercício muito utilizado.

4. Thigh StretchThigh Stretch - assoalho pélvico

Instruções: Ajoelhado com os braços estendidos na altura dos ombros.

Execução: Inclinar o corpo para trás, mantendo os glúteos ativados e alinhados ao tronco e retornar à posição inicial.

5. Lateralização de quadris na FitballLateralização de quadris na Fitball - assoalho pélvico

Instruções: Lateralizar os quadris, mantendo o períneo em contração constante enquanto estiver fazendo as repetições solicitadas. Pode-se fazer também em movimentos circulares e front/back.

6. Single Leg StretchSingle Leg Stretch

Instruções: Deitado em decúbito dorsal, com uma das pernas flexionadas em direção ao peito e a outra estendida com o pé sem tocar o solo. Elevar o tronco e manter até o final das repetições.

Execução: Puxar a perna flexionada em direção ao peito, mantendo a outra perna estendida. Trocar a posição das pernas a cada inspiração. Retornar à posição inicial.

7. Double Leg StretchDouble Leg Stretch

Instruções: Deitado em decúbito dorsal, com as pernas em direção ao peito e tronco elevado. Manter o tronco elevado até finalizar todas as repetições. Retornar à posição inicial.

8. SwimmingSwimming

Instruções: Deitado em decúbito ventral, com as pernas e braços estendidos e o olhar voltado para baixo.

Execução: Bater as pernas e braços simultaneamente como se estivesse “nadando”. Para facilitar a contagem pode-se contar o número de respirações.

9. Spine Stretch ForwardSpine Stretch Forward

Instruções: Sentado com as pernas estendidas e abduzidas e pés em dorsiflexão. Braços estendidos na altura dos ombros.

Execução: Flexionar o tronco à frente em crescimento axial e retornar à posição inicial.

10. The SawThe Saw

Instruções: Sentado com as pernas estendidas e abduzidas e pés em dorsiflexão. Braços estendidos na altura dos ombros.

Execução: Rotacionar o tronco lateralmente e levar a mão oposta em direção ao pé, fazendo um movimento de inclinação para frente. Repetir para o outro lado.

Conclusão

O fortalecimento do assoalho pélvico é uma parte crucial da prática de Pilates. O assoalho pélvico desempenha um papel fundamental na estabilidade da região lombar e pélvica, além de oferecer suporte aos órgãos internos. 

Durante as sessões de Pilates, são realizados exercícios específicos que visam fortalecer e conscientizar essa musculatura, proporcionando uma série de benefícios para homens e mulheres.

Com o Pilates, é possível melhorar a função do assoalho pélvico, ajudando a prevenir e tratar problemas como incontinência urinária.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.