Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Plank é um novo equipamento de Pilates produzido pela Metalife, realizado pela Voll Pilates Group. A metodologia do aparelho foi criado por 4 profissionais renomados no Universo do Pilates. São eles: Radhija Mussi, Sandro Alves, Silvia Gomes e Keyner Luiz.

Assim como nosso produto, temos uma visão jovem e moderna do mercado que nos rodeia, baseados na melhor metodologia existente no mercado: o Pilates.

Mercado esse que está constantemente exigindo produtos e serviços novos e de qualidade. Tudo isso encaixa diretamente com nosso pensamento, já que nossa meta principal é o ensino da qualidade de execução de cada exercício, com total segurança para que você possa conquistar e reter novos clientes.

O que é o Plank?

plank

O Plank é um equipamento de Pilates leve, e de fácil transporte onde podemos trabalhar exercícios com resistência segura de tubos elásticos fixados nas extremidades da prancha. Os tubos elásticos possuem cores que caracterizam sua resistência. Você poderá executar exercícios incríveis e levar seu corpo ao potencial máximo.

O objetivo e eficácia dos tubos elásticos é claro: trabalhar a resistência dos músculos implicados, e a reabilitação de articulações já que podemos criar resistência desde qualquer ângulo, o que é perfeito para a execução de exercícios de músculos difíceis de treinar (ou ângulos desses músculos, como dito anteriormente), funcionando perfeitamente através de movimentos lentos e controlados, assim como também, de movimentos explosivos.

Plank é o grande diferencial que você tem para trabalhar com seus alunos/pacientes, em atendimento home Care, com uma aproximação contemporânea ao Pilates. O novo equipamento de Pilates também permite ser utilizado em aulas personalizadas e individualizadas, como também, de forma terapêutica no atendimento Fisioterápico.

Temos exercícios com a base clássica do Pilates, aliados também à modernidade do Pilates contemporâneo e do treinamento funcional, juntamente com exercícios aplicados a Patologias de Coluna e a populações especiais como a Gestante. Assim, podemos ver que os benefícios desse novo equipamento de Pilates são vários, mas dentre eles podemos citar alguns:

  • Melhor ativação da musculatura do Core e recrutamento muscular em geral;
  • Melhora da postura, equilíbrio e alongamento;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Formação de um corpo esguio e elegante;
  • Auxílio e tratamento de patologias;
  • Liberação de endorfinas;
  • Melhora da dor;
  • Sensação de alívio e bem estar

Aprendendo a utilizar o novo equipamento de Pilates

Plank-3

É importante primeiramente lembrar que na prancha iremos utilizar todos os princípios de Pilates juntamente com o uso de acessórios. Mas antes de iniciar os exercícios no Plank é importante prestar atenção em alguns fatores de treinamento para que seu aluno seja exposto ao exercício ideal para seu nível no equipamento de Pilates.

  • Intensidade: A intensidade do exercício deverá ir de acordo ao nível do participante (iniciante, intermédio ou avançado). Como o Plank não tem contra indicações, o profissional responsável deverá avaliar o estado físico do cliente/aluno a fim de entregar a intensidade adequada para cada pessoa.
  • Carga: A carga do exercício é relacionada diretamente a cada cor do tubo elástico. O Instrutor do Plank deve orientar sobre a cor utilizada em cada exercício.
  • Posição da coluna: A posição da coluna vai influenciar diretamente no ângulo da musculatura trabalhada. Sempre lembrando que em exercícios sentados a ação da gravidade na coluna é de 140% em relação a uma pessoa em pé (100% de ação da gravidade), ou seja, 40% a mais.
  • Respiração: A respiração é um princípio do Pilates que também é uma regra universal de treinamento. Levar em conta tudo o que foi explicado a partir dos princípios do Pilates é muito importante.

Após prestar atenção e seguir cuidadosamente as recomendações acima, você está preparado para iniciar o seu aluno nessa nova metodologia. Assim, como o Plank é um equipamento de Pilates ajustável para qualquer tipo de aluno, com qualquer patologia ou necessidade específica, vou listar e demonstrar aqui exercícios de diferentes públicos, que podem ser realizados no Plank:

Exercício de Pilates Clássico no Plank

Sempre lembrando que em todos os exercícios teremos o Power House (transverso abdominal, oblíquos internos, diafragma, assoalho pélvico, músculos estabilizadores da coluna) acionado e que respiração deve ser usada como uma ferramenta a mais de trabalho, não como uma regra geral.

The HundredThe-Hundred

Alça nos pés utilizando Tubo elástico amarelos nos MMSS e elásticos pretos MMII

Descrição: Deitado em DD, pernas flexionadas com as alças fixadas nos tornozelos, braços ao longo do corpo segurando a alça de mão. Coluna neutra – Inspira prepara, expira realiza a flexão de tronco e extensão das pernas. Inspira 5 vezes e expira 5 vezes por 10 repetições e retorna a posição inicial.

Objetivo: Fortalecimento dos abdominais, MMSS e MMII, crescimento axial, alongamento de cadeia posterior e equilíbrio.

Shave the HeadShave-The-Head

Alça nos braços

Descrição: Sentado no Plank, coluna com alongamento axial, só que inclinada pra frente, braços com flexão de cotovelos, mãos fechadas e encaixadas atrás da cabeça. Inspira na posição. Expira estendendo cotovelos, até deixar os braços paralelos. Inspira retornando a posição inicial.

Objetivo: fortalecimento de todos músculos involucrados principalmente na extensão do tríceps. Alongamento axial.

Exercício para Gestante no Plank

Open ChestPLANK-Silvia-Gomes

Objetivo: Mobilidade da coluna em rotação, alongamento de peitoral e cadeia anterior de MMSS.Tubo amarelo dobrado no furo 1, alça de mão.

Posição Inicial: Deitada em decúbito lateral, braço do lado do solo abaixo da cabeça dando suporte para a mesma. Braço de cima estendido com mão dentro da alça de mãos, tube longo vindo do furo 6, que vem de trás do corpo.

Manter o tube longo dando suporte para o braço estendido todo o tempo através de pequena pressão da mão na alça de mão. Fazer arcos com o braço da frente do corpo indo para trás acompanhando com a rotação da coluna.

Manter braço alinhado com o ombro todo o tempo. O movimento principal é a torção!

Repetições: de 6 a 8 repetições de cada lado

Side LyingPLANK-Silvia-Gomes-2

Objetivo: Estabilização da coluna vertebral e cintura pélvica através da organização do centro de força. Fortalecimento de glúteo médio e abdutores do quadril.

Tubo amarelo dobrado no segundo furo (à frente dos olhos), alças de coxa (ou pernas conectadas).

Posição Inicial: Deitada em decúbito lateral, braço do lado do solo alongado abaixo da cabeça dando suporte. Pernas e quadris flexionados a 90 graus e empilhados. Tube fixo na alça de coxa que estará fixa na da perna de cima.

Elevar a perna de cima mantendo a flexão do joelho em 90 graus no equipamento de Pilates. Estender o quadril mantendo a coluna neutra até o limite ditado pela organização do centro de força. Em seguida fazer a flexão mantendo o alongamento axial e preservando as curvas da coluna. Importante pensar na ativação e relaxamento do AP durante a extensão e flexão dos quadris, respectivamente.

Repetições: 10 a 12 repetições de cada lado

Exercício para Reabilitação no Plank

Single LegSingle-Leg

Estabilidade de Lombar

Objetivo: Fortalecimento do Core, Oblíquos e Flexores de quadril.

Descrição do Exercício: Em DD no Plank, elástico nos tornozelos e nas mãos, inicia uma perna flexionada e outra em extensão na altura de 45º, a mão ipsilateral da perna flexionada na altura do joelho e a mão contra-lateral na altura do tornozelo da perna flexionada, tronco com uma leve flexão o suficiente para elevar as escápulas e a cabeça do Plank, fazendo uma leve rotação de tronco.

Plank 2Plank-2

Objetivo: Fortalecimento do Core e MMSS e MII

Descrição do Exercício: Posição de prancha: os pés e os cotovelos apoiados no plank elástico com a alça de pé e faz a extensão de um MI. Elástico com alça de mão faz uma extensão de MS contralateral.

Concluindo..

Plank-4

O nosso objetivo com o Plank é, além de ser uma ferramenta fundamental para o atendimento domiciliar, irá diversificar e facilitar a prática de exercícios e reabilitação através de um equipamento de Pilates de fácil transporte e manuseio, possibilitando utilizar acessórios afim de trabalhar força, resistência, controle corporal e flexibilidade.

Ultimamente tenho realizado meus atendimentos personalizados utilizando a Plank. Todos os meus alunos, sem exceção demonstraram grande satisfação, resultado e facilidade em entender os movimentos. Esse feed back positivo, faz com que eu tenha certeza de que o Plank é a tendência que mais agregará à você professor e principalmente o seu aluno.

Estaremos disponibilizando o curso online, assim como o equipamento de Pilates. Entrem no site www.plankbrasil.com.br .

Qualquer dúvida, deixe seu comentário que entraremos em contato.