Como faço com reposição de aula?
Sempre surge essa dúvida na internet e nas redes sociais então estou aqui para tentar desmistificar o mistério sobre a reposição de aula. Acompanhando os grupos percebi que todas as vezes que se aproxima um feriado, a dúvida sempre aparece e então decidi colocar em números em que o feriado pode ser reposto para o cliente, sem onerar a empresa.
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que de maneira legal o correto é que todas as decisões entre cliente e colaborador devem ser tratadas a partir de contrato como citei no artigo postado anteriormente aqui mesmo no BlogPilates no dia 28 de fevereiro de 2016.
Porem é possível passar o custo da reposição de aula para o cliente. Hoje assistindo o vídeo do Haroldo Santos ele falou uma grande verdade: ninguém da almoço de graça, e se esse almoço estiver de graça você que está pagando a conta.
Como Entender a Reposição de Aula
Primeiramente precisamos entender que o mês comercial é diferente do mês corrente que usamos normalmente no nosso dia a dia. Precisamos entender que comércio é regido pelo calendário comercial, sendo assim, mês comercial compreende o período de 05 de janeiro a 05 de fevereiro por exemplo.
Como podemos observar a tabela acima na media do mês comercial no ano de 2016 teremos 22 dias uteis.
Se pensarmos que o mês comercial possui 22 (vinte dois) dias úteis e que na média o cliente que irá fazer tratamento duas vezes na semana irá realizar 09 (nove) atendimentos enquanto o que realiza atividade três vezes na semana irá realizar 13 atendimentos no mês.
Podemos tomar como base para calcular o preço da mensalidade valores fixos de 11 (onze) atendimentos para quem realiza atividade duas vezes na semana e 15 (quinze) para quem realiza três vezes na semana.
Mas ai você esta se perguntando: Por que eu faria isso?
E a resposta é simples.
Lembra que eu falei que ninguém da almoço de graça? Você pode continuar usando como metodologia de venda falando que ele irá realizar 08 (oito) e 12 (doze) atendimentos/mês, porém o preço operacional cobrado do cliente tem que estar preparado para cobrir meses que ele vier a realizar 11 (onze) ou 15 (quinze) atendimentos.
Digamos que você não sabe o seu custo operacional, então usarei nesse exemplo como base a tabela de honorário de fisioterapia publicada pelo COFFITO em 08 de julho de 2013 a partir da Resolução 428, com as devidas atualizações da tabela IPC-Fipe para o valor monetário atual que equivale a R$ 36,00 (trinta e seis reais) o atendimento que pode ser consultada a partir do site. Você pode acessar essa tabela aqui.
Como o Pilates hoje é comercializado de maneira individualizada e por mensalidade, não existe a possibilidade de um cálculo mês a mês para definir o valor que será pago pelo cliente. Dessa maneira convém calcular um valor que cubra as oscilações ocasionadas ao longo do ano com variações de dias comerciais no mês e principalmente a questão de feriados.
Quando calculamos o preço da mensalidade do cliente incluímos o atendimento que seria realizado no dia de feriado, e se observarmos nesse exemplo simples acima da tabela 1.3 o cliente teria ao final de 1 ano comercial a perda de 13 atendimentos.
Como tratado no parágrafo anterior, a mensalidade é calculada sem alteração mês a mês e faz-se necessário um estudo da empresa e do calendário comercial para evitar estresses com os clientes que vierem a questionar o fato dele acabar o mês ou o ano com menos atendimentos. É um erro considerar que o atendimento não realizado em um dado mês será compensado no mês seguinte sem ser como reposição de aula.
Concluindo..
Como sempre digo, infelizmente saímos da faculdade sem entender que além de profissionais formados precisamos ser gestores de uma empresa, seja ela uma empresa autônoma ou uma empresa com CNPJ.
Quando tratamos com o cliente precisamos realizar uma gestão de pessoas e entender que comércio precisa ser uma via de mão dupla e o favorecimento precisa atingir as duas partes: colaborador e cliente.
Muito bom este texto Felipe Scher! Quando ampliamos a nossa visão gerencial, também expandimos a possibilidade de realizar um bom atendimento e superar as expectativas dos nossos clientes sem onerar a empresa.
Ola Leticia,
É exatamente essa a intenção do texto, mostrar para todos que precisamos planejar nossas atitudes de maneira racional e principalmente empresarial.
Precisamos entender que não somos mais apenas o operacional, passamos a ser gestores de uma empresa e as vezes temos a falsa impressão que repor feriado é prejuizo para a empresa, mas esquecemos que podemos perder clientes quando somos rigidos demais em nossas regras.