Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

No mundo de hoje já não existe mais uma vida sem os smartphones, os tablets e todo tipo de dispositivo móvel. Que, com certeza, vieram para auxiliar nossa vida. Você também deve ter um desses a mão. Inevitavelmente estará em uma má postura, principalmente do pescoço contribuindo para o Text Neck.

Segundo o site Olhar Digital, previa-se que seriam vendidos até o final de 2017, 13,1 milhões de smartphones – 6% a mais que em 2016. Quer saber como isso afeta a saúde de seus alunos? Continue lendo o texto!

Danos causados por aparelhos eletrônicos

Segundo a FGV, até o final de 2017, o Brasil terá um smartphone por habitante. Dados como esses são alarmantes e com certeza as clínicas de fisioterapia e os estúdios de Pilates ganharão novos pacientes.

Esses provavelmente, virão com indicação clínica de tratamento de cervicobraquialgias, dores cervicais, entre outras enfermidades da vida moderna. Chamamos isso de Text Neck.

O que mais preocupa é que a cada dia, o uso destes instrumentos vem aumentando também no público infantil e juvenil. A reclamação em relação ao aumento das dores na região do pescoço, principalmente, aparecem.

A cada dia surgem novos jogos, aplicativos, instrumentos de estudo que prendem as pessoas às telas dos smartphones e tablets por horas a fio.

Cada vez mais usa-se o celular para trabalhar, mandar e-mails e mensagens. Em cada lugar que olhamos, uma em cada duas pessoas têm um celular a mão.

Vários estudos são feitos e sabe-se que quanto mais usamos o celular ou tablet, mais queremos usar. Tanto pela facilidade proporcionada por eles, como pelo vício causado pelo uso excessivo.

Mais porque as dores aparecem?

Nossa cabeça pesa um pouco mais de 5 kg. Quando inclinamos o pescoço para a frente e para baixo o peso sobre a coluna cervical aumenta gradativamente.

Quanto mais inclinado, maior o peso sofrido pelas vértebras, consequentemente, pelos discos, tendões, ligamentos, músculos. Em um ângulo de 15 graus este peso é de cerca de 12 kg, e a 60 graus é 27 kg.

Quando olhamos para o celular, frequentemente estamos com o queixo quase encostado no peito. A permanência nesta postura vem gerando cada vez mais dores, inclusive de cabeça.

Além das possíveis lesões na região do pescoço, ao inclinarmos a cabeça para frente, mudamos o centro de gravidade do corpo fazendo com que os ombros rodem internamente em uma posição de cifose.

Com o peso da cabeça para frente, nossos ombros rodados internamente e o aumento da postura cifótica, toda a postura corporal é afetada, pois sabemos que todo o nosso corpo trabalha em harmonia (ou pelo menos deveria).

Em cifose, o abdômen não contrai como deveria, o quadril não permanece estabilizado, podendo ocasionar inclusive uma leve retroversão da pelve o que a longo prazo pode afetar inclusive a região lombar.

Alguns estudos dizem inclusive que os efeitos dessa má postura podem reduzir a capacidade pulmonar em 30%. Parece difícil de acreditar não é mesmo? Mas o Text Neck já vem sendo considerado uma epidemia.

Quais os principais sintomas do Text Neck?

Geralmente as dores iniciam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, como:

  1. Dor de cabeça;
  2. Dor nas costas e espasmos musculares na região cervical e torácica;
  3. Dor nos ombros e rigidez muscular.

Se a compressão atingir um nervo cervical, a dor irradia para o braço e mão, podendo apresentar formigamento ou dormência.

Tratamento

O melhor tratamento, na verdade é a prevenção. Procure não inclinar tanto a cabeça, elevando seu celular ou tablet o mais alto possível, ficando na linha do rosto.

Caso você já perceba dores ao usar estes dispositivos, existem vários alongamentos que podem ser realizados como a inclinação da cabeça para um lado e depois outro.

Fazer círculos com a cabeça, primeiro para um lado depois para outro, elevar os ombros para perto das orelhas e depois abaixar, colocar o queixo para dentro, forçando um “papo”.

Se as dores forem muito fortes, o ideal é procurar um fisioterapeuta para exercícios mais específicos para o seu caso.

Pilates como recurso terapêutico

Muito já se falou sobre os benefícios do Pilates para muitas patologias, principalmente da coluna vertebral, e com o Text Neck não é diferente.

Existem vários exercícios onde você consegue alongar a musculatura posterior do pescoço, fortalecer ombros, trapézio, musculatura das costas, entre outros.

Com a melhora da postura e do alongamento já conseguimos perceber um grande alívio da tensão nessa região, sendo que os clientes relatam que percebem os efeitos dos exercícios já depois da primeira aula.

O treino da respiração e a prática de exercícios frequentes faz com que o cliente aprenda a postura correta e consiga mantê-la durante seu dia de trabalho.

Concluindo…

Cada vez mais as pessoas vem se conscientizando de que a prevenção é o melhor remédio e que a pratica de exercícios regulares, seja ele qual for será muito importante para a manutenção da boa postura.

Manter-se ativo e alongado é o segredo para uma vida sem dores. Largue seu celular, olhe em volta, alongue-se, respire. Cuide-se. Seu corpo agradece.

 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.