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Como valorizar seu Studio de Pilates

Como valorizar seu Studio de Pilates
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Cada empresa é frequentada por um perfil específico de clientes. Será que seu Studio de Pilates é frequentada pelo público que você escolheu?

Em seu Studio de Pilates você pode oferecer a modalidade para diversos grupos especiais:  gestantes, idosos, mulheres, homens, crianças, dentre outros. Isso porque o método Pilates pode ser praticado por todas as pessoas, mas é importante lembrar que nem todas as pessoas praticam Pilates.

Nesse post vamos oferecer dicas para você que tem um Studio de Pilates e quer aumentar seu lucro, sempre visando a qualidade e conforto dos seus clientes. Confira!

Como fazer uma análise do seu Studio de Pilates?

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Para verificar qual é seu público atual, você pode começar observando quais as características semelhantes entre seus clientes atuais. Exemplo: qual porcentagem de clientes você tem por faixa etária, sexo, idade, grau de escolaridade. Pode também verificar quantos deles moram na região e quantos trabalham e quais pacotes cada um destes preferem.

Depois de analisar os dados atuais, pode refletir na razão pela qual seu cliente escolheu o seu Studio de Pilates e não o de um concorrente. É importante nessa fase de análise que você descubra o que realmente importa no seu Studio para seus clientes, qual o seu diferencial.

Esse diferencial pode ser a localização, a qualidade do instrutor que seu estúdio oferece, o preço praticado, a grade de horários disponíveis, a flexibilidade de pacotes, a coerência entre profissionais, dentre outros.

A primeira resposta quando se pensa em Pilates é: meu cliente está procurando qualidade, mas vamos lembrar nem todos os estúdios se posicionam concorrendo por qualidade.

Analise por meio de formulário

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Se quiser ser mais assertivo nas constatações sobre seu público atual, pode realizar uma pesquisa rápida através de formulários, e até por telefone. Um formulário de no máximo 10 perguntas solicitando notas de 1 a 10 às etapas mais importantes do processo de prestação de serviços, ou seja, da primeira visita do cliente até a finalização de um pacote de aulas, pode te trazer informações que até então você não tinha acesso.

Atenção: A pesquisa deve ser um convite para seu cliente participar do processo de melhoria da qualidade do seu serviço.

Uma das melhores dicas para satisfazer seu cliente e o tornar fiel é ser grato. Para isso inclua algumas palavras de agradecimento o tempo dedicado a responder o formulário citado anteriormente, após analisar cuidadosamente as respostas, peça à sua equipe sugestões para melhorias. Seu colaborador é um grande aliado. Lembre-se de que ele também deseja trabalhar em um ambiente coerente.

Ofereça um retorno ao seu cliente. Especialmente aos que lhe atribuíram notas baixas.

Assim, você terá dados para refletir sobre ajustes e melhorias no serviço que sua empresa oferece. Além disso pode dedicar um tempo para “fechar os ralos”, ou seja, solucionar problemas que levavam seus clientes embora.

É essencial respeitar seus clientes: se não houver intensão real em tornar seu atendimento mais coerente e oferecer um serviço melhor, não faça a pesquisa.

As características do seu atendimento e do marketing que você utiliza influenciam diretamente nas escolhas do seu cliente. Ao criar um perfil coerente para seu estúdio de Pilates você conseguirá atrair e reter o público que você deseja para no seu negócio.

Reclamações são valiosas oportunidades

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Engana-se quem pensa que não receber muitas reclamações significa satisfação do cliente. Pesquisas apontam que apenas 4% dos clientes insatisfeitos de uma empresa chegam a reclamar, e os outros nem se dão ao trabalho de fazer a reclamação.

Ou seja, o dono de um estúdio de Pilates com 100 alunos, pode passar meses até que algum cliente decida realizar uma reclamação. Especialmente porque a maioria deles não acredita que as empresas se importam. O que infelizmente é verdade em muitas empresas.

Você pode incentivar seu cliente a reclamar, oferecendo um canal de reclamação como um cartão ou até criando um e-mail específico para isso, como um “reclamaçã[email protected]”.

Um cliente que vem voluntariamente reclamar, na maioria das vezes está nervoso, abaixo segue algumas dicas para lidar com este caso:

  • Escute atentamente seu cliente e demonstre interesse genuíno.
  • Use sua empatia: coloque-se no lugar desse cliente.
  • Educadamente, faça perguntas. Colha detalhes dessa insatisfação.
  • Sugira ao menos duas alternativas para solucionar a situação. Lembre-se que você não precisa solucionar imediatamente. Você dizer que vai pensar em uma solução e dê um prazo de resposta. Cumpra o prazo.
  • Peça desculpas em nome do estúdio não se enrole nomeando um culpado.
  • Solucione o problema.

Valorizando seu Studio de Pilates

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Ao definir o que realmente importa para seu cliente, você define o que gera valor para o seu Studio. E ao descobrir quais são as insatisfações dos clientes, você tem a oportunidade de gerar melhorias e reter clientes no atendimento.

Valor é aquilo que você oferece, seus clientes percebem e tornam-se dispostos a pagar por isso. Ao comprar um pacote de Pilates, seus clientes estão pagando por algo além dos 60 minutos de aula, algo a mais que seu Studio pode oferecer como: saúde, disposição, condicionamento, um ambiente agradável, qualidade de vida, novos amigos, dentre outros.

Depois de posicionar-se e “fechar os ralos” do seu atendimento, pode pensar na prospecção de novos clientes e também em explorar seu cadastro de clientes inativos. Enumere os pontos melhorados e convide seu cliente para dar uma segunda chance ao seu estúdio. Você também pode fazer a pesquisa com seus clientes antigos: novamente, escute as reclamações e aprenda com seu cliente.

Concluindo

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Essa reflexão vai te ajudar no aprimoramento de sua campanha de vendas. Além de se capacitar melhor para atender um determinado tipo de cliente, te ajuda a definir uma “cara” para o seu Studio de Pilates.

Depois dessa cabe a você começar a inovar e valorizar seu Studio da melhor maneira possível, fortalecer a imagem do seu negócio será capaz de atrair clientes mais identificados com a missão da sua empresa!

Written by Leticia Marchetto

Leticia Marchetto

Letícia Marchetto Zarate é Bacharel e Licenciada em Dança e Movimento pela UAM, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo SENAC-SP e graduanda em Educação Física. Formada no método Stott Pilates em 2011 e certificada pela Pilates Method Aliance desde 2012, licenciou-se na primeira turma brasileira o método Buff Bones – Pilates para ossos fortes, de Rebekak Rotstein. Criadora do método Ballet Fly, método performático que combina elementos da dança com circo, também é sócia-fundadora do Studio Let’s Pilates. Atualmente atua na administração e gestão de pessoas do Studio, ministra aulas focadas em dança, consciência pelo movimento e é intérprete-tradutora em congressos de Pilates, para Master Trainers como Madeline Black e Shery Long, bem como para Eva Rincke, a historiadora e biografa de Joseph H. Pilates.

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