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Manual de como ensinar Pilates para terceira idade

Manual de como ensinar Pilates para terceira idade
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Um dos grupos mais queridos nas aulas do método,  é o dos idosos.

Esses senhores ou senhoras que nos dão tanta confiança e carinho.  Nessa fase da vida, a aula de Pilates para terceira idade precisa ter um ambiente especial, voltado exclusivamente para eles.

As aulas de Pilates para terceira idade são diferentes, mas você sabe por que? E como ensinar o método para eles?

Nesse artigo eu trago para você algumas dicas que me ajudaram muito com meus clientes desse grupo.

O espaçoPILATES-PARA-TERCEIRA-IDADE-04

O local em que seu aluno vai treinar precisa estar em condições perfeitas.

Não estou falando apenas da limpeza, mas no Pilates para terceira idade os detalhes são muito importantes

Cuidado, atenção redobrada e respeito são requisitos fundamentais para os profissionais que pretendem trabalhar com o público idoso.

Algumas dicas podem ser úteis na hora de preparar o nosso Studio para receber este grupo específico:

  • Evitar tapetes escorregadios dentro do espaço.
  • Proibir que usem meia sem antiderrapantes ou com este adereço gasto.
  • Tirar do chão objetos e acessórios e podem gerar algum risco na movimentação dentro da aula.
  • Se o espaço for atender idosos debilitados, rampas de acesso e corrimãos são indispensáveis.
  • Quinas e maçanetas devem ser sempre arredondadas.
  • Degraus, se existirem, devem estar bem sinalizados.
  • Corredores largos também são uma boa alternativa para espaços adaptados.
  • Sensibilidade e gosto por atender essa turma também é de imensa importância.

Todo esse cuidado com o ambiente evita possíveis acidentes e desconfortos por parte dos seus alunos, e ainda pode ser um diferencial que os idosos ou seus familiares vão perceber quando forem visitar o Studio.

O Método Pilates para terceira idadePILATES-PARA-TERCEIRA-IDADE-03

Já se tratando da metodologia de ensino do Pilates, não abrimos mão das adaptações pois, caso o profissional se prenda somente no repertório original, termine com um repertório enxuto.

Por isso abraçamos e desenvolvemos com todo o carinho o repertório de pré-Pilates, que é baseado em mobilidade articular. Isto possibilita, inclusive, que este cliente entenda melhor seu corpo. Além disso, ao participar deste processo, o profissional poderá refletir sobre como estão as habilidades de executar os movimentos funcionais de cada cliente.

Série de exercícios

Gostamos de, através do nosso repertório, ajudar o cliente a desempenhar suas atividades rotineiras e transformar o ato de vestir uma camiseta de manga longa, por exemplo, em algo fácil.

Por isso, encontramos um repertório e simulamos através de exercícios todas as possibilidades que irão ajudá-lo no dia-a-dia, como vestir as meias, calçar os sapatos, amarrar os próprios cadarços, sem falar na possibilidade de carregar suas próprias compras no supermercado ou conseguir atravessar uma rua com segurança – nesse caso, podemos inclusive incluir o campo de visão.

É a rotina do idoso sendo fortalecida dentro do olhar cuidadoso do profissional de Pilates que o acompanha.

Existe também os estímulos mentais: considerar que os clientes decorem as sequencias que fizeram para um lado do corpo e reproduzam quando passarem para o lado contrário, pedir para eles contarem suas repetições e contar hora progressivamente, hora regressivamente, mudar a posição das máquinas e própria perna que sempre começa os movimentos unilaterais também são estímulos sempre muito bem-vindos.

Como estimular o idosoPILATES-PARA--TERCEIRA-IDADE-02

Pessoalmente, acho que temos que olhar com muito carinho do ato de ficar em pé e movimentar-se: trabalhar a sensibilidade, a mobilidade, o estímulo de equilíbrio, a flexão e extensão do tornozelo, joelho e quadril, pois idoso que perde esta habilidade está propenso a tombos e, com eles, encontramos as fraturas, imobilizações e outras graves consequências.

De exercícios com os dedinhos a caminhadas em superfícies instáveis como o Balance Brasil, um acessório queridinho dos nossos clientes, estimulados a saudável caminhada deste público e os tornamos pessoas mais independentes e saudáveis.

Um dos principais objetivo do método para esse grupo, é reabilitar os idosos para que eles consigam realizar tarefas que não conseguiam antes ou que até pareciam impossíveis.

Pelo feedback do seu aluno você consegue descobrir quais benefícios o método trouxe para o cotidiano do aluno, portanto, não esqueça de perguntar depois das primeiras aulas como o cliente está se sentindo.

Benefícios do Pilates para terceira idadePILATES-PARA-TERCEIRA-IDADE-01

Um grande número de idosos procura os Studios por saúde, como problemas ósseos e musculares (osteoartrose por exemplo) e até dores crônicas. O método ajuda, pois, os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes.

Outro problema muito comum na população idosa é um aumento de problemas cardíacos e respiratórios, o que com os princípios do método podem ser melhor controlados e ensinados.

O Pilates para terceira idade, proporciona uma melhora no bem-estar na vida dessas pessoas, aumentando a autoestima e a sensação de serem capazes de realizar as atividades regulares do dia a dia, assim como os exercícios físicos.

O método melhora a saúde articular pois os exercícios proporcionam uma maior flexibilidade e isso previne e reduz a rigidez das articulações. Assim, podem ser aliviados alguns desconfortos causados por problemas como a artrite.

Amenizam as dores pois promovem um realinhamento da coluna e um fortalecimento da musculatura abdominal deixando de forçar as costas ao realizarmos algum esforço físico.

Confira mais especificamente outros benefícios do Pilates para os praticantes idosos:

  • Alívio da dor
  • Alívio do estresse;
  • Prevenção de lesões
  • Diminuição da depressão
  • Mantém o peso corporal
  • Fortalece os músculos das pernas e costas
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  • Melhora as reações posturais.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Concluindo…pilates-para-terceira-idade-3

O Pilates para terceira idade pode surpreender tanto você quanto seu aluno, por isso, não se preocupe em arriscar e descobrir seus próprios métodos para as aulas de Pilates para terceira idade.

E você, como cuida dos seus clientes idosos?

Será um prazer conhecer sua metodologia de trabalho.  Por isso, fique à vontade e exponha sua opinião, podemos aprender muito juntos.

Até a próxima com muito Pilates!

Written by Gerusa Gurak

Gerusa Gurak

Educadora física, instrutora de Pilates, Garuda® e Yoga. Pós graduada em Atividades físicas e programas de saúde (2002), Yoga (2009) com uma extensão de Yogaterapia na Índia (2011). Conheceu o Pilates em 2001 e desde lá vem aprendendo com os mais diversos profissionais da área e linkando seu trabalho com estas metodologias ligadas a qualidade de vida. Faz parte do Pilates Method Alliance desde 2012, assina como diretora educacional da TcPilates que também faz parte desta Aliança. Colunista na área de Pilates de 3 diferentes canais também é revisora técnica desde 2007 da Revista Oficial de Pilates. Faz parte das instrutora que representam o Método Garuda na América Latina, tem grande paixão pelas conexões que corpo-mente-espírito pois possui também formação pela Escola do Movimento do Ivaldo Bertazzo, Balance® (Les Mills) e Zenga™ (Merrithew).

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