Posted in:

Como trabalhar com o Feedback da melhor idade

Como trabalhar com o Feedback da melhor idade
Gostou? Avalie!

Hoje o assunto que vou expor é o feedback da melhor idade.

Ouvir o que seu aluno fala se torna uma super ferramenta de trabalho em nossas mãos.

Antes, é importante que tenhamos consciência que o cenário brasileiro, no que diz respeito à expectativa de vida, vem mudando significativamente nas ultimas décadas.

De acordo com o IBGE em sua pesquisa houve um aumento de 11,2 anos na expectativa de vida do brasileiro em relação aos anos 80.

E não foi só essa a mudança: a maneira e a qualidade de envelhecimento também mudaram.

É comum hoje encontramos grupos da melhor idade que praticam atividade física, viagem, jogos, aulas de informática e etc, destinadas exclusivamente para esse público.

Consequentemente, eles têm se movimentado mais e estão muito mais ativos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas.

Benefícios do Pilates na terceira idademelhor-idade

O Método Pilates é uma atividade que casa muito bem com essa realidade por suprir as necessidades particulares do público da melhor idade em específico, proporcionando qualidade de vida, além de agradar por sua individualidade e gentileza.

É natural que ao passar dos anos o corpo vá perdendo força muscular e óssea, tornando assim, a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e também no coração. E as mudanças não são só físicas. É muito difícil manter o mesmo ritmo de vida quando você já não tem tanta disposição.

Um grande número de idosos procura os Studios por saúde, como problemas ósseos e musculares (osteoartrose por exemplo) e até dores crônicas. O método ajuda, pois, os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes.

Outro problema muito comum na população idosa é um aumento de problemas cardíacos e respiratórios, o que com os princípios do método podem ser controlados.

As quedas começam a ser mais frequentes causada por uma fraqueza óssea e muscular e assim ficam mais debilitados precisando fortalecer essa musculatura.

Outro dos benefícios do Pilates para idosos é uma melhora no bem-estar na vida dessas pessoas, aumentando sua autoestima e a sensação de serem capazes de realizar as atividades regulares do dia a dia assim como os exercícios físicos.

O método atua na saúde articular pois os exercícios proporcionam uma maior flexibilidade e isso previne e reduz a rigidez das articulações. Assim, podem ser aliviados alguns desconfortos causados por problemas como a artrite.

Amenizam as dores pois promovem um realinhamento da coluna e um fortalecimento da musculatura abdominal deixando de forçar as costas ao realizarmos algum esforço físico.

Confira mais especificamente outros benefícios do Pilates para os praticantes idosos:

  • Melhora do equilíbrio
  • Mantém o peso corporal
  • Fortalece os músculos das pernas e costas
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  • Melhora as reações posturais.
  • Prevenção de lesões
  • Melhora a mobilidade e a flexibilidade
  • Melhora dos reflexos
  • Maior percepção dos movimentos
  • Melhora da auto-estima
  • Diminuição da depressão

O feedbackmelhor-idade-04

O retorno através de feedback é imediato!

Relatos do público da melhor idade são muito incríveis.

Um instrutor ouvir de um aluno que conseguiu tomar banho e lavar as pernas sem ter que segurar na parede, subir e descer escadas com um pé em cada degrau, sentar e levantar da cama ou sofá, alcançar um copo no armário, é um sentimento de dever cumprido.

Outro feedback que ouvi esses dias me impressionou: abrir a fechadura no formato de bola com mais facilidade.

Tudo isso é muito valioso para quem um dia realizou essas tarefas sem problemas, mas que, com o passar do tempo, essas atividades consideradas simples num primeiro momento, tornaram-se barreira para um dia a dia de qualidade.

Através do feedback conseguimos direcionar os estímulos para a real “emergência”, escolhendo exercícios que aceleram o processo de resgate desses movimentos num curto espaço de tempo.

Esses dados fornecidos são de imensa riqueza, uma ferramenta de trabalho grátis!

Avaliação da melhor idademelhor-idade-03

Lembrando que, no preparo de uma aula para esse público, é importante que a anamnese seja completa e também que seja anexada à ficha do aluno uma autorização médica, habilitando para tal atividade.

É essencial avaliar seu aluno antes de aplicar os exercícios. Essa avaliação funciona como um guia para que a aula seja direcionada especialmente para as necessidades do idosos e também uma comparação quando houver a reavaliação.

Perguntas do tipo: Como são realizadas as atividades de cuidados pessoais (tomar banho, se alimentar, deitar na cama, sair da cama, ir ao banheiro, vestir-se, sentar-se, levantar-se e etc.) são perguntas chaves importantes para a elaboração do treino.

Entre outras atividades nos quais eles podem sofrer alguma limitação pela falta de força muscular e pela falta de treino neuromotor.

Outro fator importante é perguntar para seu aluno quais medicações ele toma.

Isso porque mesmo o Pilates não sendo um método aeróbico, alguns medicamentos causam efeitos colaterais que podem prejudicar a execução de exercícios do método.

Leve em consideração as contraindicações absolutas e relativas. Temos uma variedade de patologias sistêmicas que podem vir a interferir ou até impedir a prática de atividade física.

Concluindo…melhor-idade-02

Trabalhar com resgate de movimentos fundamentais e fortalecimento de estabilizadores através de exercícios proprioceptivos traz resultados impressionantes, desafia, e o melhor: fideliza o aluno pelo beneficio proporcionado através do seu trabalho.

Espero que esse artigo tenha mostrado um pouco de como é bom ouvir o feedback dos seus alunos da melhor idade, além de nos deixar motivado, ouvir que a partir dos exercícios de Pilates o idoso conseguiu se reabilita, realmente é algo gratificante, apaixonante e muito, muito bom!

E você? Já ouviu o feedback dos seus alunos? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *