As primeiras aulas de Pilates para iniciantes é sempre cheia de dúvidas e inseguranças. As principais dúvidas sobre Pilates são:
- “Pilates 2 vezes por semana dá resultado?”
- “Quando custa uma aula de Pilates, em média?”
- “Quais são os resultados do Pilates na barriga? Pilates emagrece?”
Você, muito provavelmente, já ouviu essas ou algumas perguntas parecidas com essas, não?
Estes são só alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas durante as aulas de Pilates para iniciantes. Esses questionamentos também podem vir de algum cliente em potencial interessado
Quando falamos de um método cada vez mais conhecido e praticado como o Pilates, é normal que diariamente surjam pessoas interessadas – pessoas que buscam o Pilates como profissão, que buscam por uma atividade física diferenciada ou até mesmo curiosos pelo Método.
Sabemos que uma das ferramentas básicas para destacar um Studio de Pilates em um mercado acirrado é ter uma boa relação com o aluno e ser referência no assunto – ou seja, conhecer o Método Pilates não apenas nos estudos ou na prática, mas também saber responder as principais perguntas feitas durante uma aula de Pilates para iniciantes.
Pensando nisso, separamos 14 das principais dúvidas sobre Pilates que você pode responder em turmas de para iniciantes ou para um cliente em potencial.
Pilates é só alongamento?
Essa é um das dúvidas sobre Pilates mais comuns. Com certeza, não! Pilates trabalha, além de alongamento, exercícios naturais que exigem muito controle de movimento e força.
Pilates emagrece?
Apesar do foco principal do Pilates não ser o emagrecimento, com certeza é uma ferramenta a ser utilizada para tal finalidade. Sem sombra de dúvidas, é necessário conciliar uma atividade aeróbia e um bom acompanhamento nutricional.
Para uma pessoa muito agitada, o método é muito parado e calmo?
Pilates tem em uma das suas principais características a adequação a cada objetivo e necessidade.
Pessoas que buscam uma aula mais tranquila, o planejamento individualizado será conduzido dessa forma, já para pessoas que objetivam exercícios mais dinâmicos encontrarão aulas mais desafiadoras.
Posso fazer Pilates todos os dias?
Sim! Pilates trabalha estímulos diferenciados sobre uma mesma musculatura, então mesmo que você faça todos os dias, os músculos não estarão sobrecarregados.
É preciso levar em consideração que pessoas sedentárias começarão com uma frequência menor, e podem ir aumentando conforme a evolução do seu condicionamento físico.
As aulas de Pilates para iniciantes podem ser feitas uma vez por semana?
A frequência de uma vez por semana é mais direcionada para indivíduos que já possuem um programa de exercícios muito intensos, que buscam como objetivo principal a complementação com relaxamento e alongamento da musculatura.
Para pessoas que buscam o Método como meio de condicionamento físico é necessário no mínimo duas vezes por semana, até mesmo o Pilates para iniciantes.
Pilates também é para homens?
Com certeza! Como muitos exercícios trabalham simultaneamente força e alongamento os homens ganham muito por geneticamente possuírem menor flexibilidade que as mulheres.
Prevenção do câncer de próstata, melhora na atividade sexual, alinhamento postural e definição abdominal são fatores que fazem os homens se beneficiarem com o Pilates.
Como funciona para a terceira idade?
Nesse período existem limitações em atividades simples, como sentar e levantar, rolar na cama, amarrar o tênis ou calçar uma meia.
O Pilates torna essas tarefas mais fáceis.
Em aula, os alunos são estimulados a realizar movimentos naturais, e possíveis a capacidade individual de cada pessoa dessa faixa etária, para que possam obter mais facilidades e benefícios no seu dia-a-dia.
Crianças podem fazer Pilates?
Sim. O ideal é oferecer um horário específico para eles, com um trabalho lúdico o qual é necessário estimular a cooperação através de atividades recreativas e principalmente amenizar os fatores de risco que a postura reflete para essa fase.
Pilates me deixa mais alto?
Na verdade o Pilates te deixa mais alto não porque te faz crescer, ele realinha sua postura dando principalmente boa sustentação para a coluna, com a descompressão das vértebras, fortalecimento da coluna e a musculatura que a envolve, o corpo fica mais esguio e alinhado, dando ao corpo a aparência de mais alto.
Pessoas com restrições podem fazer Pilates?
Com certeza. Pilates é uma atividade de condicionamento físico, que tem como objetivo prevenir e reabilitar.
Mas para que os alunos possam ter melhor acompanhamento é necessário que seja feita uma avaliação bem detalhada, acompanhada de exames e encaminhamento médico.
Avaliação é necessário mesmo?
Sim! A avaliação do Pilates é de extrema importância, tanto para direcionamento do professor, como para acompanhamento e feedback para o aluno.
Nós aqui na Casa Do Pilates além da Anamnese detalhada, fazemos uma avaliação postural, teste de preensão manual, força, abdômen e MMII, flexímetro e muito mais…
Por que eu devo ficar de cabeça para baixo?
Muitos dos nossos alunos nos fazem essa pergunta, ou também: qual o objetivo desse exercício?
Esse tipo de exercício atua principalmente descomprimindo a coluna vertebral o que traz inúmeros benefícios em geral para os casos de hérnia de disco, protusão discal e compressão da medula espinhal, entre outros benefícios.
Por que só dois alunos por horário?
Nós optamos por no máximo dois alunos por entender que mais do que isso fica inviável para o bom atendimento, quando você quer individualizar um atendimento é preciso reduzir o máximo possível, tanto que, quando o aluno tem necessidade de mais atenção optamos ainda pelo plano personal.
Por que Pilates é um dos sistemas de exercícios mais eficientes para pessoas com hérnia de disco?
Os exercícios são realizados de forma gradual e de acordo com a extensão da lesão, englobando primeiramente movimentos que ocasionam tração na coluna vertebral, aumentando os espaços intervertebrais procurando ocasionar a descompressão das terminações nervosas e consequentemente a melhora das dores agudas.
Seguido de movimentos direcionados para alongamento e alinhamento postural com posterior trabalho de fortalecimento de paravertebrais, dorsais, abdômen e glúteos, principais musculaturas que realizam a estabilização da coluna vertebral.
Podemos afirmar sim que o Pilates é uma excelente alternativa para a melhora significativa da hérnia disco, descartando a possibilidade cirúrgica em muitos casos.
Conclusão
Essas principais perguntas feitas durantes as aulas de Pilates para iniciantes podem ser repetidas várias vezes durante as primeiras semanas de prática do Método.
É normal que seu novo cliente se sinta inseguro e queria ter certeza do investimento que fez, por isso é importante que você seja paciente e sempre esclareça quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo do treino.
Gostou desse artigo? Não esqueça de comentar e nos contar quais são suas experiências com aulas de Pilates para iniciantes.
Eu fiz Pilates duas vez semana a iniciante.
Eu amo muito Pilates.
Ótima matéria, excelente!
Olá! Os Studios de Pilates costumam seguir as séries de exercícios diferentes uns dos outros. Como por exemplo, fiz em Studio e a fisioterapeuta solicitava 2 séries de 10. Depois optei por mais perto da minha casa, e eram 3 séries de 10 e a fisioterapeuta afirma que esse era o ideal. Agora faço em outro Studio , inclusive outro estado , é apenas 1 série de 10.
Qual de fato é o ideal e para obter resultados eficazes?
Obrigada
Oi Jaqueline, como vai?
Não tem uma regra para isso! Normalmente costumamos trabalhar com 2 séries entre 8 e 15 repetições.. Porém, o mais importante é que mantenha a qualidade do movimento da primeira até a última repetição. Então, as vezes o menos vai ser mais! 😉
era tudo que eu queria saber adorei
obrigada
Olá. O pilates pode auxiliar no tratamento de diástase abdominal? Se sim, quanto tempo leva o tratamento?
Obrigada
Olá, Lindinalva!
Você deve procurar um profissional especializado, ele fará uma avaliação individual do seu caso e montará o melhor plano de aulas de Pilates para você, com os exercícios e objetivos adequados 😊
Boa tarde! Vou completar 74 anos em 01 de novembro,próximo e, ultimamente estou me sentindo um pouco sem força, por exemplo para trocar uma roda de carro ou levantar um botijão de gás de 13 kg cheio! Gostaria de saber se, com o Pilates, minimizaria essa situação? Grato
Oi Sérgio, como vai?
Sim, o Método Pilates quando praticado com frequência e acompanhado de um profissional da área proporciona melhora significativa em todos nossos movimentos funcionais.
Abraços!
Gostei bastante esclaredor
Ótimas explicações parabéns! Entretanto, preciso saber se é viável fazer meia hora de aula, 3 X por semana. Desde já agradeço a resposta!