Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A corrida na terceira idade possui prós e contras. Por isso, é muito importante, além de gostar de se exercitar, consultar o médico da família para saber se essa é a atividade mais indicada para o idoso.

Com o passar dos anos, as pessoas tornam-se menos ativas, já que as capacidades físicas diminuem e, com as alterações psicológicas e sociais que acompanham a idade – sentimento de velhice, estresse e depressão.

Existe também uma redução da prática de atividade física, que facilitará o aparecimento de doenças crônicas que contribuem para acelerar o envelhecimento.

Com o envelhecimento, a capacidade de produzir força diminui e os idosos apresentam alterações em movimentos simples do dia a dia, como sentar, levantar ou andar. Assim, os cuidadores restringem os locais de acesso com medo de quedas, afetando o equilíbrio do idoso.

Com o passar do tempo, a flexibilidade também começa a reduzir, causando dores e aumentando o risco de quedas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde é classificada como terceira idade a pessoa com mais de 60 anos de idade. Essas pessoas devem ser estimuladas a praticar exercícios, entre eles a corrida como forma de prevenir ou controlar as alterações funcionais.

5 benefícios que os idosos ganham ao praticar corrida

1. Auxilia na autoestima e reintegração social

Com o passar dos anos as pessoas tendem a ficar mais em casa, e com a aposentadoria esse quadro se agrava. Ao entrar para um grupo de corrida os idosos retornam às atividades em grupo e com a melhora na prática se sentem melhores e com mais autoestima.

A atividade em grupo é uma maneira de manter o idoso engajado socialmente e a relação com outras pessoas contribui significativamente na sua qualidade de vida. Além disso, o encontro de gerações favorece a integração melhorando a sua capacidade de comunicação e expressão, evitando sentimentos negativos.

2. Maior independência para realizar atividades diárias

A queda durante as atividades diárias é um fator de alta relevância de acidentes em pessoas com mais de 65 anos. Dessa forma, a prática da corrida aumenta a agilidade, percepção, velocidade de ação e reação nos praticantes.

A coordenação motora também melhora com a prática de exercícios físicos, pois a regularidade auxilia no comando dos movimentos pelo sistema nervoso.

3. Controle do peso

Com o passar dos anos o metabolismo fica mais lento, assim, o ganho de peso é frequente com o aumento da idade. A corrida, além de melhorar o condicionamento físico, auxilia no emagrecimento, pois o organismo começa a gastar mais calorias com a prática regular de exercício físico.

4. Melhora na densidade óssea

Homens e mulheres iniciam a perda óssea a partir dos 30 anos, após a menopausa as mulheres têm maior risco de desenvolver osteopenia e, assim, a osteoporose.

O impacto causado por cada passada na corrida auxilia a fixação do cálcio nos ossos, fortalecendo e prevenindo a osteoporose e possíveis fraturas.

5. Redução de problemas com diabetes e hipertensão arterial

A corrida, por ser uma atividade aeróbia, contribui para o tratamento sem medicação da hipertensão e diabetes.

O exercício aeróbio, incluindo a corrida, de forma intervalada, auxilia os idosos a controlar a pressão arterial. Estudos mostram que o exercício diminui significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica diurna em 6+- 12 mmHg e 3+- 7 mmHg, respectivamente.

Além disso, os autores relatam que o exercício regular reduz a pressão arterial no esforço e aumenta o desempenho físico.

Já para os diabéticos, 150 minutos de corrida por semana auxilia no controle da glicemia e da hemoglobina glicada.

Mesmo que o idoso esteja pronto para treinar e com todos os seus exames clínicos indicando que a sua saúde está em dia, o ideal é começar fazendo caminhada de três a quatro vezes na semana, em dias alternados. Aos poucos aumenta a intensidade intercalando entre corrida e caminhada.

Mas atenção, todos os corredores e principalmente os idosos devem estar atentos:

  • Utilizar roupas e calçados adequados;
  • Hidratar antes, durante e após a atividade;
  • Respeitar sua capacidade funcional.

Conclusão

A prática da corrida pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a qualidade de vida e tornando o idoso menos vulnerável a qualquer tipo de distúrbio físico ou emocional. Mas é muito importante, como qualquer atividade, ser orientada por um profissional de educação física capacitado e manter a rotina e avaliação médica.

Ainda não trabalha com idosos em seu Studio e tem vontade de atrair este público? O Grupo VOLL disponibiliza um curso online completo sobre Pilates e Funcional para idosos. Clique aqui e aprenda a trabalhar com a terceira idade de maneira assertiva!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.