Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Durante a gravidez, um período único na vida de uma mulher, ela passa momentos repletos de mudanças físicas e emocionais. Para lidar com essas transformações, muitas mulheres buscam atividades físicas que as deixem bem-dispostas e seguras. O Pilates é uma delas, pois oferece diversos benefícios às gestantes. 

Essa é uma modalidade de exercício físico que trabalha a musculatura do corpo todo, principalmente a parte abdominal e lombar. O Método também promove o alongamento e a flexibilidade dos músculos, auxiliando no alívio da dor nas costas, um problema comum durante a gestação. 

Além disso, essa atividade também contribui para o controle da respiração, sendo importante durante o parto. Por meio da respiração controlada, as mulheres aprendem a relaxar os músculos durante as contrações uterinas e assim diminuir o desconforto causado pelo trabalho de parto.

Neste artigo vamos mostrar 5 motivos para as gestantes praticarem os exercícios de Pilates durante a gravidez. Gostou do tema? Então fique com a gente!

5 motivos para a prática de Pilates durante a gravidez

1. Alívio de dores nas costas

Durante a gravidez muitas mulheres sofrem de dores nas costas e problemas de postura

Nessa situação, praticar exercícios de Pilates é uma grande ajuda para amenizar esses problemas. Alguns dos benefícios que essa atividade pode oferecer para quem está grávida são o fortalecimento da musculatura abdominal e a melhora da postura.

É importante ressaltar que o Pilates durante a gravidez ajuda a melhorar o equilíbrio, o que pode reduzir a possibilidade de quedas e lesões. Este exercício também ajuda no condicionamento cardiovascular e aumenta a flexibilidade, o que é fundamental durante o parto.

Além disso, a prática de Pilates ajuda a aliviar dores nas costas e enfraquecimento dos músculos pélvicos. Dessa forma, não é necessário mexer em seu cofre digital e ter gastos desnecessários. Essa é uma alternativa segura e eficiente para melhorar a saúde durante a gravidez.

2. Diminuição da retenção de líquidos 

O Pilates é uma prática de exercícios que tem demonstrado excelentes resultados para as gestantes. É um Método seguro e eficaz para aqueles que desejam ter uma gravidez saudável. 

Um dos principais motivos para praticá-lo é a diminuição da retenção de líquido, sendo uma das queixas que as gestantes possuem. 

Afinal, seus movimentos suaves e precisos ajudam a eliminar o líquido retido no corpo, como se fosse um bico de bunsen retendo todo o fluido do corpo. 

3. Melhora a postura durante a gravidez

Durante a gravidez os corpos das mulheres precisam passar por muitas transformações, e a postura e respiração são muito importantes neste período. 

O Pilates é considerado um dos melhores exercícios para as mulheres grávidas, pois ajuda a controlar todo o terminal elétrico do corpo, incluindo respiração, postura e mobilidade

Como resultado, as mulheres podem sentir menos desconforto e dor durante a gravidez e também no período pós-parto. Além disso, o Pilates é uma forma segura e eficaz de melhorar a postura, equilíbrio e a resistência.

Alguns benefícios da prática de Pilates incluem relaxamento dos músculos, formação de habilidades motoras, melhoram a circulação sanguínea, a consciência corporal e ajudam a preparar o corpo e a mente para o parto. 

Por esses motivos, essa é a prática ideal, pois ajuda a aliviar ou prevenir dores e desconfortos que podem surgir.

4. Aumenta a força muscular

Ao longo da gravidez, as mudanças no corpo da mulher podem ser muitas e intensas. Nesse período, as mães precisam ficar ainda mais atentas à sua saúde e à de seus bebês. Uma maneira de ajudar o corpo é através do exercício. Nesse sentido, o Método pode contribuir com diversos benefícios.

Um deles é o aumento da força muscular que ajuda a fortalecer os músculos do abdômen, costas e pernas de forma mais eficiente e com pouco esforço. Uma vez que esses músculos são fortalecidos, a mulher estará mais bem preparada para as mudanças físicas da gravidez e do parto.

5. Auxilia no processo de recuperação pós-parto 

O Pilates é muito benéfico durante a gravidez, pois ajuda no processo de recuperação pós-parto. Praticá-lo é uma ótima forma de preparar o corpo da mulher para o parto, proporcionando força, equilíbrio e flexibilidade.

Por meio de exercícios leves, a prática de Pilates auxilia nas transformações físicas e mentais que ocorrem nesse período. Esta atividade ajuda a tonificar certos músculos e alivia a tensão muscular que surge naturalmente durante a gravidez.

Conclusão

O Método Pilates fortalece o abdômen ajudando no parto normal, ainda permitindo que a mulher se mantenha ativa durante a gravidez, melhorando a postura, preparando a coluna e evitando problemas nas articulações.

Por fim, exercícios específicos também podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, a respiração e diminuir a dor no quadril. Esse tipo de treinamento é tão importante quanto a terraplenagem, pois prepara o corpo para o trabalho de parto, facilitando a recuperação pós-parto.

Deseja aprender mais sobre como trabalhar suas aulas com as mulheres durante a gravidez? O Grupo VOLL disponibiliza um minicurso com a Vanessa Ferraz, especialista no tema. Clique aqui para saber mais!

Gostou do conteúdo? Deixe aqui nos comentários o que achou e não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Até breve! 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.