Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A postura das gestantes com dor lombar está influenciada pela modificação do centro de gravidade que apresenta uma tendência em deslocar-se para a frente, devido ao crescimento uterino abdominal e o aumento ponderal das mamas.

Para compensar, o corpo projeta-se para trás, favorecendo o aumento da lordose lombar, amplia-se o polígono de sustentação, os pés se distanciam e as escápulas se dirigem para trás. Dessa forma, a porção cervical da coluna condensa-se e alinha-se para frente. 

No cotidiano da gestante essas modificações aumentam a fragilidade da musculatura compensatória das regiões lombossacral e cervical, com lombalgias e cervicalgias frequentes.

A falta de atividade física e até mesmo o sedentarismo nas mulheres durante a gestação causa um declínio no condicionamento físico, aumentando o risco de doenças durante e após a gestação. 

Com o grande avanço tecnológico, as informações tornaram-se mais acessíveis e as próprias mulheres têm buscado alívio para seus incômodos. O exercício físico, principalmente na forma de grupos específicos para grávidas, tem sido uma opção para elas.

Quando o Método Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. Porém, sabemos que ela possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços.

Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

A soma das alterações hormonais, biomecânicas e o ganho de peso corporal, juntamente com a capacidade de distribuição desse peso, é um importante fator para a determinação da estabilidade postural da grávida.

A gravidez pode ser medida por 3 trimestres

Primeiro trimestre

Semana gestacional 0 a 12. O número de células do óvulo é duplicado a cada 12 horas. A mórula chega ao útero de 4 a 10 dias após a fertilização.

Ocorre um pequeno ganho de peso, o tamanho dos seios pode aumentar, a gestante pode sentir náuseas e cansaço, além de aumentar o número de gestantes com dor lombar, e também urinar com mais frequência devido à pressão do útero em crescimento.

Segundo trimestre

Semana gestacional de 13 a 26. O feto tem cerca de 35 cm e pesa aproximadamente 600g, a gestante já não sente tantas náuseas e cansaço, período em que o obstetra libera para atividade física.

Terceiro trimestre

Semana gestacional de 27 a 40. O feto tem cerca de 40 cm e o útero começa a ter contrações regulares, a gestante apresenta micção frequente, dor lombar, edemas nas pernas e fadiga, fôlego curto e constipação.

A modificação corporal básica que ocorre na gravidez é o aumento uterino que se evidencia sobre a parede abdominal. Durante a gravidez ocorre à expansão torácica, pelo relaxamento dos ligamentos intercostais e ascensão do diafragma pelo crescimento uterino.

A modificação da postura é um mecanismo compensatório, que tende a minimizar os efeitos ligados ao aumento de massa e distribuição corporal na gestante. Esta alteração vai ocorrer gradativamente, fruto do crescimento do feto.

A prática de exercícios na gestação deve ser estimulada tanto para gestantes com dor lombar, quanto para as sedentárias, tendo como foco principal a melhor qualidade de vida da mulher.

Essas atividades têm como enfoque o controle do peso, alterações posturais, diminuição do estresse, risco de depressão puerperal e maior autonomia no trabalho de parto. Tudo isso acarreta a curto e a longo prazo uma melhor qualidade de vida. 

Muitos estudos ao longo dos anos já comprovaram a eficácia do Pilates para melhorar os sintomas em gestantes com dor lombar e na coluna. Esses estudos são importantes, pois reforçam os resultados positivos do Método também durante a gestação.

O Pilates aumenta a estabilidade lombar e pélvica, melhorando a postura, treinando a respiração e aumentando a força e a flexibilidade

A abordagem do Pilates concentra-se em usar ativamente os músculos do Power House (abdômen, parte inferior das costas e glúteos) para estabilizar a musculatura que sustenta a coluna.

A prática de Pilates durante a gestação estimula o controle muscular postural, propondo evitar os problemas mais comuns, como lesões nas articulações, alteração da frequência cardíaca e quedas por tonturas. 

O Método auxilia a prevenir o acúmulo hídrico, o que reduz os edemas, além de ajudar essa gestante a relaxar e respirar com mais eficiência. Pode também atuar no fortalecimento muscular, equilíbrio e manutenção da postura da gestante.

Benefícios do Pilates para gestantes com dor lombar

  • Reforça os músculos que compõem a parede abdominal;
  • Previne a diástase do reto abdominal;
  • Diminuição da curva lombar (acentuada pelo aumento da dimensão e o peso);
  • Melhora o retorno venoso;
  • Proporciona os nascimentos mais curtos (partos normais), menos cesarianas;
  • Melhor consciência corporal, ajudando a ativação dos músculos na hora do parto;
  • Proporciona maior relaxamento.

O Método Pilates tem se mostrado eficaz no combate de limitações observadas no período gestacional. 

Outra vantagem para se levar em conta depois do nascimento é se a musculatura abdominal da mãe estiver bem treinada, ela tende a se recuperar mais rapidamente. Além disso, o trabalho de respiração também beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

Conclusão

A prática do Pilates é extremamente necessária para gestantes com dor lombar, principalmente para aliviar suas dores e conseguirem planejar uma gestação mais saudável. 

Além disso, o Método é benéfico em todas as áreas da gravidez, ajudando até mesmo no parto do bebê e melhorando a qualidade de vida de ambos. 

Entenda como aplicar o Pilates Avançado de forma segura, minimizando os impactos fisiológicos da gestante, através de um curso completo e ao vivo, disponibilizado pelo Grupo VOLL e ministrado pela especialista Vanessa Ferraz.

Tudo isso com direito a certificado. Clique aqui e garanta sua vaga!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.