Se Joseph Pilates estivesse vivo completaria, no dia 9 de dezembro, 135 anos de existência. Quando vivo, Joseph foi responsável pela criação de um dos melhores métodos de reabilitação. Técnicas que carregam seu nome – e legado -, até hoje, para os quatro cantos do planeta.
Para não deixar seu incrível legado esquecido, preparamos uma matéria especial para homenagear esse mestre tão importante para nós! Quer saber o que planejamos para não deixar a data passar batido? Então continue lendo este texto!
Origem do Pilates
Alemão, Joseph Pilates era filho de um ginasta grego com uma naturopata que acreditava na autocura. Infelizmente, o ambiente familiar não foi suficiente para garantir que ele estivesse totalmente imunizado contra doenças.
Quando criança, Joseph era muito doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Por conta disso, dedicou toda sua juventude a melhorar o condicionamento físico e evitar as consequências dos seus problemas respiratórios.
O pequeno Joseph, sozinho, começou a expandir seu conhecimento nas áreas médicas, através da anatomia, física, biologia, fisiologia milenar chinesa. Sem contar, as inúmeras atividades que Pilates praticava – como ioga, boxe, natação e musculação.
Tudo isso colaborou para que, mais tarde, Joseph criasse um método repleto de exercícios capaz de reabilitar praticamente qualquer patologia! Que tal conhecermos ainda mais a história de Joseph Pilates? Vamos acompanhar a linha do tempo deste profissional incrível!
Linha do Tempo – História do Pilates
Concluindo…
Joseph Pilates faleceu em 1967 em New York, mas seu legado permanece vivo até os dias de hoje! Mesmo em idade avançada – ele tinha 83 quando morreu -, Joseph nunca deixou de praticar exercícios físicos.
Na verdade, ele tinha uma disposição e condicionamento físico de dar inveja à qualquer jovem de 2018! É inegável a importância que Joseph Pilates tem para a história dos exercícios físicos.
Seu método é referência em todo o mundo, ajudando milhares de pessoas debilitadas a melhorem seu condicionamento físico e ter uma qualidade de vida muito maior! Obrigado Joseph Pilates, por sua fantástica contribuição ao mundo!
Amei essa fabulosa historia de vida e de condicionamento físico.
GOSTEI DESSA HISTORIA
Mto didático a maneira de expor a história do Pilates.Vida fantástica a dele.
Mtttt legal,cara! Parabéns!
LOUVÁVEL A ATITUDE DE VOCÊS AO PUBLICAREM ESSA HOMENAGEM CHEIA DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DA ORIGEM DO PILATES.
EM MINHA CIDADE HÁ VÁRIOS LOCAIS (CLÍNICA, STUDIO ETC) QUE OFERECE ESSE TRABALHO, MAS NAO PRATICO POR QUE ACHO CARO…
MAS MUITO BOM CONHECER SOBRE PILATES.
amei esse material,vs estão ajudando muitos com essa informação
parabéns ao grande Joseph por esse legado que, acredito jamais irá para,muito pelo contrário, está sempre evoluindo.
gratidão sem oh grande Joseph.
Tina Turner tinha aulas de Pilates com uma profissional na Suiça.
Dizia que sua energia era mantida em razão desse método maravilhoso de exercícios.
Gostei deste documento, e ajudou muito.
Interessante. Por muitos anos estive equivocado visto que me informaram que o PILATES tivera sua origem no exército alemão com supervisão de alguns oficiais e médicos nazistas vinculados ao treinamento físico para aumentar a resistência dos solidarius ou soldado que é uma graduação do fundo da hierarquia militar.
O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
Mais abaixo vi um comentário da Leonice Manzan em 03 de setembro de 2023 que esclarecia que aquela artista e dançarina de nome Anna Mae Bullock ou popularmente conhecida como Tina Turner tinha aulas de Pilates com uma profissional na Suiça.
Dizia que sua energia era mantida em razão desse método maravilhoso de exercícios.
Pelo que vi e assisti era uma mulher que tinha uma incrível e hipnotizante energia… Parabéns por essa matéria didaticamente perfeita.